5 séries sobre caminhões para você conhecer mais sobre a profissão

6 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

A profissão de caminhoneiro é bem comum no Brasil. Esse trabalho tem uma grande importância para o desenvolvimento econômico, pois o transporte rodoviário corresponde ao principal meio de deslocamento de carga no país, o que garante a transferência de mercadorias entre várias regiões brasileiras. Em canais televisivos e sites, é possível encontrar séries sobre caminhões que retratam a rotina de pessoas que trabalham nesse ramo.

De olho nos desafios e experiências características dessa profissão, as produções de ficção demonstram a realidade vivida por esses indivíduos nos seus mínimos detalhes, como aventuras e desafios vivenciados na estrada.

Para você que tem curiosidade para saber como é a vida de quem atua nessa área ou mesmo observar a sua profissão retratada por outros olhos, preparamos este artigo com 5 séries sobre caminhões. Continue a leitura e fique por dentro agora mesmo!

1. Na Estrada

O cotidiano da profissão de caminhoneiro é repleto de desafios e experiências. Essa realidade, no entanto, é o que motiva muitas pessoas a ingressarem na área. Para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o tema, algumas programações em rede televisiva ou em sites na internet retratam a vida de quem se aventura nas estradas, como é o caso da série “Na Estrada”.

Esse programa retrata o dia a dia dos caminhoneiros em um formato semelhante a um reality show. Nele, é possível ter uma noção sobre as dificuldades enfrentadas nas estradas quanto ao transporte de carga, além de destacar o lado pessoal dos trabalhadores, como longas viagens distante de suas famílias. Além disso, a série registra imagens marcantes abordando várias partes do Brasil. Por meio de seis câmeras externas e um drone o programa consegue produzir um excelente acompanhamento.

Para aumentar a qualidade dos conteúdos, os episódios são relatados em primeira pessoa pelos próprios caminhoneiros. A série foi produzida pela emissora de TV Canal Rural e está no ar desde 2015, sendo possível acompanhar todos os episódios no site do programa.

2. Towies

O trabalho dos caminhoneiros não se limita a apenas o transporte de cargas, afinal, esses veículos pesados cumprem várias funções, e uma delas é a de manutenção das principais vias para uma melhor mobilidade.

Na série Towies, que está disponível na Netflix, é relatado em modelo de reality show a experiência de motoristas de caminhão reboque que atuam nas rodovias de Queensland, na Austrália, mantendo a as ruas livres de veículos capotados e outros acidentes automobilísticos. O seriado foi lançado em 2016 e cada episódio dura em média 22 minutos.

3. Carga Pesada

Carga Pesada faz parte das principais séries brasileiras que relatam o dia a dia de um caminhoneiro. Ela foi criada pela emissora de televisão Rede Globo e narra a história de dois caminhoneiros, Pedro e Bino, interpretados por Antônio Fagundes e Stênio Garcia.

A primeira versão da série foi ao ar em 22 de maio de 1979 contendo 54 episódios. No entanto, em 29 de abril de 2003, o seriado ganhou uma nova versão com os mesmos protagonistas e alcançou maior sucesso contendo 64 episódios.

A história se baseia nas experiências de dois caminhoneiros que trabalham transportando mercadorias pelas regiões brasileiras. Com personalidades marcantes, essa dupla se aventura em diversas situações na estrada. Na primeira versão, Pedro e Bino compram o melhor e mais potente veículo de carga da época. Para conseguir pagar o investimento começam a transportar cargas a longas distâncias e em terrenos acidentados de difícil acesso, passando por situações inusitadas durante as viagens.

Na segunda versão, depois de descobrir que está com câncer, Bino, que no momento era empresário e administrava um empreendimento com três caminhões, decide reencontrar o velho amigo, que ainda é caminhoneiro, e realizar uma última viagem.

Nessa aventura, eles enfrentam problemas como atoleiros, dificuldades financeiras, assaltos e muitos outros entraves. O seriado aborda temas a respeito dos principais problemas sociais, políticos e econômicos do país, como é o caso do trabalho escravo, violência contra a mulher, degradação ambiental, má conservação viária etc.

4. Heavy Rescue

Também em estilo reality show, a série de televisão canadense Heavy Rescue descreve o dia a dia da profissão de resgate de veículos na região metropolitana de Toronto. Os profissionais são especializados em resgate de veículos pesados, como caminhões. A tarefa desses trabalhadores é árdua e complexa devido às condições climáticas da região como nevascas, tempestades e chuva congelada.

A série tem duas temporadas. A primeira foi lançada em 10 de outubro de 2016 e contém 9 episódios. Já a segunda temporada dispõe de 10 episódios e estreou em 2 de janeiro de 2018. Para quem deseja conferir essa programação, a série também está disponível na Netflix.

5. Caminhoneiros do Gelo

Caminhoneiros do gelo é uma série televisiva do The History Channel criada em 17 de junho de 2007 e é retratada em um formato de reality show. Sua programação é feita para quem curte aventuras e desafios relacionados ao trabalho de transporte de carga. Tendo como um dos produtores Aron Plucinskin, a série acompanha o trabalho de um grupo de homens que levam suprimentos vitais para profissionais mineradores a centenas de quilômetros de distância por meio de caminhões.

Essa tarefa é realizada durante dois meses a cada ano. Os percursos apresentam grande risco e desafiam a experiência dos motoristas. O trajeto está inserido nas tundras canadenses. Nessa localidade, o perigoso gelo e os lagos congelados intensificam os problemas de mobilidade dos veículos. Para conseguir completar a viagem, as máquinas são conduzidas por motoristas altamente treinados em sobrevivência pessoal, além de serem preparados para lidar com qualquer tipo de adversidade durante o caminho.

Esses homens são capazes de consertar o caminhão sob condições extremas de temperatura e, até mesmo, escapar de problemas de escoamento de gelo e de tempestades mortais. Por conta disso, esses valentes caminhoneiros fazem um trabalho que poucos teriam coragem de realizar. Entre os principais integrantes do elenco estão Rick Yemm e Hugh Rowland.

Essas foram as 5 séries sobre caminhões para você conhecer melhor o trabalho diário de algumas profissões envolvendo veículos de grande porte. Por mais desafiadora que seja a rotina de caminhoneiro, essa atividade proporciona grandes experiências que certamente farão você enxergar o mundo com outros olhos.

Gostou do artigo e deseja obter informações sobre temas de caminhão? Então, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário