Afinal, qual a melhor época para fazer a troca de caminhão? Descubra!

6 minutos para ler

Para aumentar o conforto e a segurança na estrada, muitos proprietários optam por realizar a troca de caminhão e adquirir um modelo mais atual. Isso pode contribuir positivamente para elevar a lucratividade do transporte de cargas, aumentar as possibilidades de trabalho e até mesmo elevar a autoestima dos profissionais das estradas.

No entanto, é preciso estar atento a vários detalhes antes de comprar um novo veículo. Para você saber qual o melhor momento para realizar a troca de caminhão, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a melhor época para trocar de caminhão?

Depois de um certo tempo de uso do veículo, é comum o proprietário optar pela troca de modelo. Isso porque essa mudança pode proporcionar vantagens como o aumento de segurança na estrada, mais economia e conforto, além de garantir uma melhor performance no trabalho. Entretanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de realizar a troca de caminhão. Veja alguns dos principais indicadores para adquirir um novo veículo!

Manutenções frequentes

Em se tratando de veículos de transporte e carregamento de cargas, com o passar dos anos há o envelhecimento das peças e sistemas mecânicos. Esse comprometimento dos componentes pode chegar a um ponto em que será mais vantajoso a troca de caminhão. Nesse momento, um dos principais indicadores é a necessidade frequente de efetuar reparos.

Em tal situação, insistir em utilizar o veículo antigo pode provocar gastos excessivos com manutenção, além de dar dor de cabeça na estrada com defeitos espontâneos. Por isso, caso esteja passando por esse problema, talvez optar por uma troca seja a melhor opção.

Mudança no formato dos fretes

Para quem tem o caminhão como principal ferramenta de trabalho, é sempre bom contar com um veículo que atenda de forma eficiente as demandas e necessidades do trabalho. Esse fato, no entanto, pode se tornar um problema quando a máquina não consegue mais cumprir a sua função.

Isso acontece devido ao envelhecimento do veículo e à baixa performance nas estradas ou ainda pelo aumento do número de fretes e cargas transportadas. Caso você perceba que não está havendo o rendimento esperado, estude a possibilidade de adquirir um novo modelo. Isso vai possibilitar o aumento da produtividade e dos lucros com o serviço.

Necessidade de novas tecnologias

A cada ano o mercado de veículos de transportes dá um passo à frente no que se refere à sofisticação dos modelos. A esse respeito, as novas tecnologias embarcadas possibilitam aumentar a segurança na estrada devido ao melhoramento dos sistemas mecânicos, além de diminuir o consumo de combustível e emissão de poluentes.

Dessa forma, caso você perceba que o seu caminhão não está lhe proporcionando o conforto satisfatório, estude a opção de trocar de modelo. Essa mudança pode trazer muitas vantagens e melhorar a qualidade do seu serviço.

Como se preparar para fazer a troca do caminhão?

Depois de avaliar as condições de trabalho do seu caminhão e optar por realizar a troca do veículo, é necessário se preparar para obter um bom negócio e adquirir o modelo ideal para o seu serviço. Para isso, separamos 4 dicas para ajudá-lo nesse momento. Confira!

Priorize sua necessidade

Um ponto fundamental na escolha do veículo está relacionado às suas reais necessidades. Desse modo, na hora de avaliar os modelos, é importante levar em conta o tipo de carga que será transportada, bem como a capacidade de carga ideal para atender a sua demanda. Outro aspecto que deve ser pesado é sobre a motorização do veículo e a sua potência.

Caso você trabalhe com cargas muito pesadas, o melhor será optar por um caminhão com uma potência elevada. Ademais, as condições dos percursos também precisam ser levadas em conta. Em casos, por exemplo, de estradas de terra será necessário um modelo mais robusto e resistente.

Estude os tipos de veículos

Depois de estudar quais são as suas reais necessidades e planos com o caminhão, é importante pesquisar sobre os tipos de modelos para identificar qual a melhor alternativa. O veículo pode variar devido à sua utilidade com características como baú, refrigeração, guincho ou caçamba. Além do mais, é necessário averiguar se será preciso fazer alguma adaptação na máquina para atender melhor o serviço.

Lembre-se de que procurar por mais economia na compra é válido, mas o preço não deve ser o principal fator no momento da escolha. Desse modo, ao avaliar quais as suas condições financeiras, valorize adquirir o modelo que realiza melhor o trabalho, pois assim frustrações e improdutividade são evitadas com a nova compra.

Busque por veículos mais tecnológicos

Como já citado, a tecnologia embarcada nos novos modelos contribui para gerar maior conforto, segurança e economia. Dessa forma, é importante pensar a longo prazo nos benefícios que essa escolha trará para o seu serviço. Já existem várias inovações quanto à engenharia dessas máquinas.

Há modelos, por exemplo, que dispõem de computadores de bordo que informam todas as variáveis do veículo, possibilitando melhor operação ao motorista. Por isso, você deve priorizar modelos que contam com um bom aparato tecnológico em seus sistemas a fim de aumentar a qualidade em seu trabalho.

Considere os custos de manutenção

Por fim, é muito importante considerar os custos referentes à manutenção do veículo. A esse respeito, um erro muito comum na compra é deixar de averiguar os custos para manter o caminhão em dia. Desse modo, para você evitar cometer essa falha, procure saber quais os níveis de gastos com manutenção a qual cada modelo necessita.

Nos dias atuais, os fabricantes oferecem vários planos de assistência para o comprador que vão desde as revisões simples como troca de óleo e filtros, até a reparação completa dos sistemas mecânicos do caminhão. Assim, ao realizar uma boa negociação, é possível obter várias vantagens em termos de manutenção do veículo.

Esses foram os principais sinais de que está na hora realizar a troca de caminhão e como você deve se preparar para fazer a compra. Vale ressaltar que ao fazer pesquisas e estudar as oportunidades, as chances de garantir um bom negócio são bem maiores.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os novos modelos de caminhão? Então acesse nosso site e fique por dentro de mais informações!

suvesa mercado shopsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário