Atenção plena na estrada: como usar o mindfulness e a meditação a seu favor!

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Passar horas do dia trafegando pelas rodovias do país faz parte da rotina da maioria dos caminhoneiros. Apesar do desgaste físico, é fundamental que o profissional sempre mantenha a atenção plena na estrada. Afinal, só no período de 2007 a 2016, o número de vítimas de acidentes de trânsito provocados pela falta de concentração foi de mais de 15 mil mortos e 276 mil feridos.

Diante desse cenário, garantir a qualidade de trabalho dos caminhoneiros tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. Para ter mais conforto, segurança e, sobretudo, manter a atenção na estrada, o profissional dessa área pode fazer uso de simples hábitos como o mindfulness e a meditação.

Você sabe os que são essas práticas e como elas funcionam? Neste artigo vamos abordar as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que é mindfulness?

Provavelmente você já deve ter vivido uma situação em que estava fazendo algo ou ouvindo um diálogo importante de alguém, mas de repente percebeu que sua mente estava em outro lugar. Isso acontece porque temos a facilidade de perder o contato com o nosso corpo. Além disso, é bastante comum direcionarmos a nossa atenção para o que vai acontecer no futuro, aumentando a sensação de ansiedade.

Diante disso, a prática do mindfulness ― palavra de origem inglesa, que traduzida para o português significa “atenção plena” ― tem como objetivo ensinar ao praticante a técnica de estar ciente do seu próprio corpo, permitindo mais controle sobre sua mente, seus sentimentos e pensamentos, a fim de criar um estado de espírito mais calmo.

Sendo assim, o mindfulness ensina como garantir que a mente fique completamente atenta a tudo o que acontece à sua volta, no que você está fazendo e no espaço em que está situado. Essa técnica melhora a qualidade de atenção do indivíduo no momento presente e o orienta a lidar com experiências desafiadoras da melhor forma possível.

Com o mindfulness fica mais fácil perceber e identificar sensações corporais, emoções e sentimentos. Por meio dessa prática, é possível fazer escolhas mais conscientes, além de aprender a lidar com situações difíceis do dia a dia.

Como funciona o mindfulness?

Desenvolver a atenção plena não é tarefa fácil. Assim como acontece na meditação tradicional, o mindfulness é um exercício diário. Para obter o autocontrole e conhecer a si próprio, é necessário seguir alguns passos.

Nesse sentido, você pode começar pelo simples hábito de prestar mais atenção em todos os seus movimentos e ações, que muitas vezes passam despercebidos. A respiração, por exemplo, é uma delas. O ato de inspirar e expirar é algo simples e (quase) sempre fazemos automaticamente.

Nesse sentido, inicie a prática prestando atenção em coisas simples como respirar. Tente identificar os esforços do corpo durante a realização desses movimentos. Vale ressaltar que, para os iniciantes, é ideal realizar a meditação em ambientes silenciosos, que ofereçam o mínimo de distração possível. Além disso, para que a interiorização aconteça de forma profunda, é aconselhável realizar essa prática com os olhos fechados.

Quais são os benefícios dessa prática?

A prática do mindfulness oferece inúmeros benefícios ao corpo e à mente — além de ajudar a manter a atenção plena na estrada. O caminhoneiro que inserir essa prática na sua rotina vai perceber as seguintes vantagens.

Controle do estresse e da ansiedade

Os efeitos do mindfulness é semelhante aos demais exercícios que trabalham a concentração, como o ioga. Em ambas as atividades é perceptível o controle da ansiedade e a redução do estresse. A explicação para isso está na diminuição do hormônio responsável por produzir essas sensações — o cortisol.

Redução da insônia

Divido o desenvolvimento da habilidade de manter o foco nas próprias ações, é possível garantir mais controle da sua rotina ao permitir que seus compromissos sejam resolvidos no prazo certo. Isso significa que, quando chega o momento do descanso, você está mais tranquilo e o nível de ativação do córtex cerebral está baixo, sendo possível relaxar e dormir com mais facilidade.

Proteção do cérebro

Outro benefício bastante interessante da prática do mindfulness está na melhoria da capacidade de memorização, além de promover mudanças nas estruturas e funções cerebrais, como é o caso dos telômeros ― estrutura relacionada com o processo de envelhecimento. Por meio do mindfulness é possível aumentar o tamanho dessas estruturas, retardando a velhice precoce.

Aumento da capacidade de concentração

O aumento da capacidade de concentração é um dos benefícios mais importante do mindfulness. Além de ajudar a manter o autocontrole e evitar a dispersão, a prática contribui para uma tomada de decisão mais eficiente, uma vez que o caminheiro está mais atento e conscientes das suas ações.

Como vimos, razões para praticar o mindfulness não faltam. Por meio dessa técnica é possível promover a otimização do trabalho dos caminhoneiros nas estradas, além de garantir a segurança, a saúde e o bem-estar desses profissionais.

Como conhecer melhor as técnicas do mindfulness?

Umas das formas de conhecer as técnicas do mindfulness e se aprofundar no assunto é por meio da leitura do livro “Atenção Plena Mindfulness”, de Mark Williams e Danny Penman. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, esse livro apresenta uma abordagem simples e didática sobre o tema.

Com técnicas cientificamente fundamentadas, o livro apresenta um curso de 8 semanas com exercícios práticos para você meditar diariamente, com o objetivo de lidar melhor com as pressões do dia a dia, se tornar mais compassivo consigo mesmo e ensiná-lo a agir com tranquilidade diante de situações difíceis.

A atenção plena apresenta uma série de práticas simples, que têm como finalidade expandir sua consciência e reduzir a ansiedade, o estresse e a exaustão. Mais do que uma técnica de meditação, o mindfulness é um novo estilo de vida que consiste em estar atento ao momento presente, observando seus pensamentos e suas ações sem julgamentos ou cobranças.

A partir do momento que você tem consciência do que sente, é possível identificar sentimentos negativos antes que eles ganhem força e gerem emoções negativas — como estresse, frustração e irritação. Você vai descobrir que as sensações de calma, bem-estar e liberdade sempre estiveram à sua disposição.

Com base nessas informações, fica claro que a prática do mindfulness não só contribui para manter a atenção plena na estrada como oferece diversos benefícios para a vida do praticante — ou seja, é uma técnica que melhora o desempenho pessoal e profissional do caminhoneiro.

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