4 cuidados indispensáveis que devem ser tomados com caminhão de carga

6 minutos para ler

Os caminhões podem ser considerados os principais meios de transporte de mercadorias e produtos por toda a extensão do território nacional. Isso se deve à sua eficiência em relação à mobilidade em diversos terrenos e à sua capacidade elevada de suportar carga. Portanto, para você que trabalha nesse ramo, é fundamental conhecer mais sobre sua frota.

O motivo por trás dessa nossa afirmação é que há diversos assuntos importantes tanto para o cuidado com os caminhões quanto para obter maior performance com o seu uso. Afinal, estamos falando de veículos que operam com grande esforço e potência, o que também exige cuidados pontuais relacionados à manutenção preventiva.

Caso você não esteja por dentro do assunto, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre caminhão de carga. Continue a leitura para conhecer os cuidados indispensáveis que devem ser tomados para aumentar a vida útil da sua frota!

O que é um caminhão de carga e quais os seus tipos?

Um caminhão de carga é, basicamente, um veículo adaptado para transportar produtos e mercadorias. Sendo assim, ele tem uma grande capacidade de volume e de peso. Para que esse transporte seja feito com o máximo de eficiência, tendo a otimização do custo de combustíveis e manutenção, existem vários modelos.

Cada um deles serve para suprir as necessidades e demandas específicas quanto ao volume e ao peso da carga. Isso permite evitar problemas relacionados ao transporte com excesso de peso, como desgaste dos pneus, aumento de gases poluentes, desgaste do motor etc.

A seguir, saiba mais sobre os principais tipos de caminhão de carga.

Caminhão ¾

O caminhão ¾ também pode ser chamado de Veículo Urbano de Carga (VUC) e é utilizado para rodar em áreas urbanas devido a sua estrutura de menor porte. É considerado um bom meio de transporte em localidades urbanas com trânsito intenso.

Normalmente, é encontrado com as dimensões de 7,2 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, além de apresentar o peso máximo de 3 toneladas. Contém dois eixos, sendo um frontal e um traseiro.

Caminhão toco

Esse tipo de caminhão é considerado de porte médio, podendo ser usado em centros urbanos e para viagens. O caminhão toco apresenta tração dianteira e dois eixos, um frontal e outro traseiro.

Podemos encontrar o traseiro simples, que contém uma roda em cada lado e suporta até 12 torneadas. Ou, ainda, o modelo duplo, que dispõe de duas rodas em cada lado e suporta o peso máximo de 16 toneladas.

Truck

Sua principal diferença está ligada aos três eixos (um frontal e dois traseiros). Dessa forma, na parte dianteira, temos o eixo simples com uma roda em cada lado. Já na parte traseira, é possível encontrar o eixo duplo, sendo duas rodas para cada lado.

Por causa disso, é capaz de transportar um total de 14 toneladas — o que, somado ao seu peso, pode chegar a 23 toneladas.

Bitrem

O Bitrem é considerado uma combinação contendo dois semirreboques que são acoplados entre si por meio de uma quinta roda, localizada na traseira do primeiro semirreboque. Tem uma grande capacidade de peso e volume e é utilizado para o transporte de grandes cargas.

Quais os cuidados indispensáveis com caminhões de carga?

Agora que você sabe o que é um caminhão de carga e quais os principais tipos existentes, é fundamental entender os cuidados elementares que deve ter com esse tipo de veículo. Acompanhe quatro dicas agora mesmo!

1. Calibre os pneus

Um dos primeiros cuidados que você precisa ter com o caminhão de carga se refere à calibragem dos pneus.

Embora pareça um procedimento relativamente simples, tem um grande impacto para a segurança, a performance do veículo e a vida útil dos pneus. Isso porque utilizar pressões que estão fora do padrão ideal pode gerar o desgaste prematuro desse componente.

Outro grande problema é a diminuição da estabilidade do veículo, que pode ser provocada pelo desgaste prematuro da banda de rodagem. Por esse motivo, o risco de acidente se torna maior, principalmente quanto há tempo de chuva, em que a pista perde um pouco de aderência.

2. Faça a manutenção preventiva

Uma dica que não podemos deixar de citar tem a ver com o cuidado periódico dos sistemas mecânicos. Nesse caso, estamos falando sobre a manutenção preventiva. Por meio dela, é possível evitar danos maiores com a danificação de peças do caminhão.

Ou seja, com a intervenção antecipada de potenciais problemas, você consegue reduzir os custos envolvidos na reparação. Somado a isso, é possível garantir que o caminhão opere com o máximo de eficiência, garantindo maior conforto e produtividade para os caminhoneiros.

3. Confira o óleo do motor

Entre os cuidados elementares que se deve ter com o caminhão, também está a inspeção regular do nível de óleo do motor.

Isso é necessário porque esse item tem fundamental importância para o bom trabalho das peças móveis do motor, além de auxiliar na regulação da temperatura. Realizar esse check up regularmente pode evitar grandes problemas, como é o caso da fundição do motor.

4. Use apenas peças de qualidade

Dentro das revisões e reparações do veículo, uma recomendação importante é sempre trabalhar com peças originais. Muitas vezes, os proprietários são convencidos a adquirirem uma peça mais barata a fim de minimizar os custos da manutenção.

No entanto, essa atitude pode gerar um efeito contrário, já que a vida útil das peças de segunda linha costuma ser mais curta. Ou seja, há mais chances de quebra prematura.

Portanto, esses são os cuidados indispensáveis para tomar com cada caminhão de carga da sua frota. Vale ressaltar que, além de se preocupar com a manutenção preventiva, é essencial utilizar o caminhão de forma correta. Por exemplo, distribuir as cargas de modo adequado, com base no limite de peso suportado pelo veículo e na quantidade de eixos.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as publicações para melhorar a gestão da sua frota — CODEMA (Facebook e Instagram), CAVESE (Facebook e Instagram) e SUVESA (Facebook e Instagram).

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.