Caminhão elétrico ou híbrido: saiba mais sobre estas tendências

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O transporte rodoviário é um dos principais meios de deslocamento de cargas no mundo todo. Para essa tarefa, os caminhões são a ferramenta base para que a movimentação de pessoas e mercadorias seja possível. No entanto, pelo fato de a maioria dos modelos ter motores de combustão interna alimentados por diesel, acaba havendo a emissão de poluentes na atmosfera, principalmente por modelos mais antigos, que não dispõem de tecnologias de retenção de gases tóxicos.

A esse respeito, visando diminuir o impacto desses veículos no meio ambiente, a industria automobilística tem buscado aperfeiçoar a mecânica dos caminhões de modo a atender as causas atuais de sustentabilidade. Com essa ideia, os veículos elétricos e híbridos têm se tornado uma grande aposta para o futuro, pois apresentam grandes vantagens quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade.

Entretanto, mesmo sendo uma importante tendência no mercado, muitas pessoas não têm conhecimento acerca desses tipos de veículos. Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais as principais características desses modelos?

A princípio, vale destacar que os veículos elétricos e híbridos podem apresentar várias características específicas dependendo da tecnologia embarcada e do tipo de engenharia escolhida pelo fabricante. No caso dos caminhões elétricos, como o próprio nome sugere, esse tipo em vez de um motor a combustão, conta com um propulsor elétrico para produzir a força de tração para movimentar o veículo. Tendo isso em vista, é possível compreender que no lugar de um tanque de combustível haverá uma fonte de energia elétrica.

Nesse caso é usado um complexo sistema de baterias que fornecem a corrente elétrica para gerar a potência de trabalho do motor elétrico. Para os demais equipamentos, como ar-condicionado e faróis, é utilizada uma outra bateria de tensão adequada. Só de avaliar essas especificações já é possível enxergar algumas mudanças quantos aos outros modelos de caminhões. Elas estão presentes na configuração de estrutura, distribuição de carga e peso padrão.

Outra característica marcante desses veículos é a produção de ruídos sonoros, que são bem menores que os caminhões movidos a combustão. Já os modelos híbridos têm várias similaridades aos elétricos. No entanto, contam com o auxílio de um segundo motor a combustão para ajudar no processo. Há várias configurações para esses veículos, sendo que a mais comum utiliza o motor não elétrico apenas como uma força extra para elevar a potência do veículo em situações que exigem maior desempenho do veículo e em determinadas faixas de velocidades.

Sua tecnologia conta com um computador de bordo que regula a combinação de sistemas para mover o caminhão. Tudo é calculado tendo como principal propósito manter um baixo consumo de combustível com maior segurança e rendimento na estrada. Por isso, os híbridos já são realidade em vários lugares do mundo e, juntamente aos elétricos, são uma grande promessa para o mercado em um futuro próximo.

Quais são as previsões para esse mercado nos próximos anos?

O fato de os combustíveis fósseis não serem renováveis, bem como a necessidade de minimizar as emissões de poluentes na atmosfera e ruídos nos grandes centros urbanos têm feito com que o desenvolvimento de caminhões elétricos e híbridos se tornem uma realidade no trânsito. Nos dias atuais, mais que simples protótipos, já pode-se encontrar esse tipo de veículo rodando em vias europeias.

Além do mais, é preciso destacar a existência de diversas iniciativas governamentais e corporativas pressionando o investimento em alternativas aos caminhões à combustão. Isso porque os produtos da combustão dos combustíveis tradicionais ainda são responsáveis por vários impactos ao meio ambiente. Por conta disso, as opções com motores elétricos são de grande importância nessa missão. Estima-se que os veículos híbridos e elétricos apresentam um percentual de poluição 90% menor que os motores tradicionais.

Podemos ressaltar também que em meio a essa transição de tecnologias nos veículos, de início, a aposta em motores híbridos tem alcançado mais adeptos. Muitos desses modelos contam com motor elétrico alimentado com o auxílio de um a combustão, mas já é possível encontrar funcionalidades bastante avançadas quanto à operação dos dois motores, possibilitando maior conforto, performance e economia.

Podemos citar, por exemplo, alguns modelos de caminhão da Scania que combinam o motor de 9 litros com 5 cilindros movidos a diesel ou HVO (conhecido como biodiesel hidrogenado), com motor elétrico apresentando 130 kW, que corresponde a 177 cv, bem como torque de 107 kgfm. De acordo com a marca, os veículos poderão ser utilizados em modo totalmente elétrico em algumas ocasiões, o que permite um ganho econômico de abastecimento surpreendente.

Quais são as vantagens de optar por um modelo híbrido ou elétrico?

Além de contribuir para um meio de transporte mais sustentável e que não apresenta grandes impactos ao meio ambiente, os veículos com presença de propulsor elétrico garantem outras vantagens. A primeira delas que podemos ressaltar é a maior integração com outras tecnologias. Isso porque com a chegada dos caminhões elétricos, por exemplo, será mais simples adaptar outras ferramentas tecnológicas, como o rastreador veicular.

Desse modo, pode-se integrar a central de comando do caminhão a outras partes, como motor, direção e computador de bordo, abrindo várias opções de gerenciamento para os proprietários. Não podemos deixar de citar também o ganho com economia de combustível. Até mesmo os veículos híbridos que contam com um motor a combustão, apresentam valores de consumo surpreendentes, que podem diminuir significativamente os gastos com combustível.

Esse fato é ainda mais vantajoso ao se analisar a eficiência desses modelos, pois vários caminhões já apresentam a mesma potência ou até mesmo superior aos veículos populares com motor a combustão. Com todos esses benefícios, os caminhões elétricos e híbridos caminham para ser o meio principal de transporte no futuro.

Portanto, essas foram as principais informações sobre os caminhões elétricos e híbridos. Percebe-se que embora ainda não sejam tão comuns nas vias brasileiras, a tendência é que em um futuro próximo, esses veículos se tornem parte dos principais meios de transporte urbano e rodoviário.

Gostou do artigo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem ligadas nessa novidade no mercado de veículos!

suvesa mercado shopsPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.