Aluguel de Caminhões no Brasil: dados e tendências com destaque para a Scania!

6 minutos para ler
codemashop-app-vendadeprodutos-scania

O processo de locação de um caminhão é relativamente simples. A empresa locatária entra em contato com uma locadora, informa as características do veículo de que necessita (capacidade de carga, tipo de carroceria e outras) e a data em que precisa do veículo. A locadora realiza uma vistoria no caminhão para checar seu estado e disponibiliza o veículo na data acordada.

É uma solução para reduzir custos operacionais. Uma das principais vantagens é evitar o veículo ocioso, parada na garagem. Leia sobre o assunto. Saiba mais sobre o aluguel de caminhões no Brasil e veja se é uma boa opção para você!

Como está o mercado de aluguel de caminhões no Brasil?

Nos últimos anos, houve um crescimento significativo na locação de caminhões no Brasil. Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) mostram que a busca pelo aluguel de caminhões vem aumentando consistentemente, principalmente entre as pequenas e médias empresas de transporte.

A locação de caminhões no Brasil já apresenta frota que ultrapassa 35 mil veículos. Diferentes modelos de veículos estão disponíveis: desde VUCs (veículos urbanos de carga) até veículos de maiores dimensões, com carreta e cavalo mecânico.

Dados da Associação das Locadoras de Veículos apontam um aumento constante nesse mercado nos últimos 5 anos, indicando uma tendência que deve se manter ou até acelerar nos próximos anos. Alguns fatores contribuem para essa tendência. Confira a seguir.

Custos operacionais

Primeiramente, os custos operacionais das transportadoras têm subido consideravelmente, pressionados principalmente pelo preço dos combustíveis.

Além do combustível, há outros custos, como pedágios e manutenção. Manter uma frota própria está ficando cada vez mais dispendioso, requer grandes investimentos que nem todas as empresas conseguem arcar. Nesse cenário, a locação se torna uma alternativa mais viável economicamente.

Flexibilidade

Outro fator é a necessidade por flexibilidade: com a locação, as transportadoras conseguem dimensionar melhor sua frota conforme a demanda, sem ter veículos ociosos.

Disponibilidade do serviço de locação

Além disso, as concessionárias de caminhões no Brasil vêm investindo cada vez mais nesse modelo de negócio. Grandes montadoras, como a Scania, apresentam divisões dedicadas exclusivamente à locação de veículos. Isso aumenta a oferta e torna o serviço mais acessível.

As locadoras também flexibilizaram as condições contratuais e os prazos de locação, atendendo melhor às necessidades das transportadoras.

Competitividade

Com o mercado mais competitivo, os preços da locação também se tornaram mais atrativos. As taxas cobradas estão cada vez mais próximas ou mesmo inferiores ao custo de manter um caminhão próprio quando se consideram os gastos com manutenção, seguro e depreciação do veículo. Isso torna a locação uma alternativa financeiramente viável, mesmo para empresas de maior porte.

Crescimento do mercado de locação

As previsões apontam que o mercado de locação de caminhões no Brasil continuará em expansão nos próximos anos. Estimativas da NTC&Logística apontam um potencial de crescimento real de até 10% ao ano para o setor.

Com o aumento do comércio eletrônico e da terceirização das entregas, a demanda por transporte rodoviário de cargas tende a aumentar, impulsionando ainda mais o mercado de locação. As grandes locadoras também devem investir em frotas próprias para aluguel a longo prazo.

Isso significa que cada vez mais transportadoras deverão optar pelo aluguel de caminhões no Brasil em vez da compra de frotas, em um movimento que tende a profissionalizar ainda mais as atividades do transporte rodoviário de cargas no país.

O que considerar ao optar pelo aluguel de caminhões no Brasil?

Ao optar pelo aluguel de caminhões no Brasil, há alguns pontos importantes a serem considerados. Confira abaixo alguns aspectos relevantes.

Perfil da operação

Primeiramente, é preciso analisar qual é o perfil de operação da empresa e por quanto tempo aquele caminhão será utilizado, para definir se compensa mesmo alugar ou se é melhor adquirir o veículo.

Em geral, aluguéis por períodos mais curtos, de alguns meses, tendem a ser mais vantajosos do que comprar o caminhão.

Custos

Também é fundamental avaliar os custos envolvidos, como os valores das prestações mensais, manutenção preventiva e corretiva, seguro, pedágios e combustível. Algumas locadoras oferecem pacotes que incluem alguns desses serviços, facilitando a gestão.

Necessidades específicas

Outro ponto a observar é a disponibilidade da frota para atender às necessidades específicas, como diferentes configurações de cavalo mecânico, eixo, carga útil e sistema de refrigeração para transporte de cargas perecíveis, por exemplo.

Manutenção

No que se refere à manutenção, é importante que a locadora ofereça assistência em estradas e cidades de todo o país, para evitar paralisações do veículo longe da base. Também é fundamental ter acesso a peças de reposição.

Por que alugar caminhões da Scania?

A Scania ingressou no segmento de locação no Brasil no primeiro bimestre de 2023, com veículos da linha Super, modelos off-road e movidos a biometano ou gás natural. Vale lembrar que, na Europa, a Scania já loca caminhões há 30 anos.

A marca já se destaca no mercado brasileiro de locação por ter uma das maiores e mais completas redes de concessionárias e assistências técnicas especializadas.

O cliente Scania conta com assistência mecânica 24h. As locadoras Scania mantêm centros de manutenção e oficinas próprias ou conveniadas, para atender qualquer imprevisto com agilidade. Isso dá tranquilidade ao transportador, que não precisará se preocupar com eventuais problemas no caminho.

Outro diferencial da Scania é a tecnologia embarcada nos caminhões. Muitos modelos contam com sistemas de gerenciamento que permitem o monitoramento em tempo real da operação, com informações como localização, consumo de combustível, diagnósticos e manutenção preventiva. Isso traz ganhos de produtividade e redução de custos para as transportadoras.

Além disso, os veículos da marca sueca se destacam pela durabilidade, confiabilidade, conforto, segurança e baixo custo de manutenção.

Enfim, alugar um Scania garante que você terá à disposição uma máquina robusta e confiável para rodar em qualquer tipo de terreno e condição climática.

Portanto, ao optar pelo aluguel de caminhões no Brasil, é fundamental considerar esses pontos para garantir uma operação eficiente. E a Scania se apresenta como uma excelente opção por seus diferenciais operacionais comprovados ao longo de muitos anos no mercado brasileiro.

Venha conhecer melhor o serviço Scania Locação. Contamos com profissionais especializados que estão prontos para atender você e passar todas as informações necessárias.

Aproveite para seguir a Scania nas redes sociais. Cavese — Facebook, Instagram e LinkedIn —, a Suvesa — Facebook, Instagram e LinkedIn — e a Codema — Facebook, Instagram e LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.