CDC de veículos da Scania: o que você precisa saber sobre esse serviço

6 minutos para ler

Você já conhece o Scania Banco? Ele foi criado em 2009 e representa um dos principais serviços financeiros para o cliente dos produtos Scania. É um aliado que oferece grande conhecimento para suprir necessidades no setor de transporte e também opções que se ajustam melhor para o aperfeiçoamento das operações.

De forma mais simples, o Scania Banco oferece modalidades de financiamento que atendem às necessidades de diferentes empreendedores, incluindo autônomos, microempresas e grandes transportadoras.

Entre essas modalidades de financiamento destaca-se o CDC de veículos. Quer saber mais sobre ele? Então, leia o artigo que preparamos para você!

Por que financiar caminhões?

Os caminhões são veículos de valor bem mais alto que carros de menores dimensões, como automóveis e utilitários. A aquisição de um caminhão à vista nem sempre é viável.

Por isso, o financiamento é uma opção para comprar um caminhão novo (ou mesmo seminovo ou usado) a prazo, pagando parceladamente. É uma saída principalmente em tempos de crise.

O que é o CDC de veículos?

CDC Veículos é uma modalidade de financiamento que abrange pessoas físicas e empresas. CDC é a sigla para Crédito Direto ao Consumidor.

O caminhoneiro se responsabiliza pela dívida com o banco/financiadora e o veículo fica em seu nome. Mas ele é oferecido como garantia da dívida. Além de assumir a taxa de juros, o comprador também deve pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O CDC Veículos permite a compra de caminhão ou ônibus. Você escolhe o que quer e o Scania Banco financia.

Quais são as vantagens do CDC veículos?

Podemos resumir as vantagens do CDC Veículos em:

  • flexibilidade dos prazos de contratação (prazo máximo de 60 meses);
  • agilidade na contratação;
  • financiamento de até 100% do valor do bem;
  • preservação das linhas de crédito em bancos comerciais;
  • possibilidade de antecipar o pagamento de parcelas ou quitar completamente a operação em qualquer momento (o pagamento adiantado oferece bons descontos);
  • baixa automática da alienação ao final do contrato;
  • prazo de seis meses de carência;
  • IOF pode ser pago à vista ou financiado em conjunto com o valor do veículo comprado;
  • Scania Banco, um banco específico que oferece atendimento personalizado.

Como funciona a carência de seis meses?

O Scania Banco oferece seis meses de carência a todos os clientes nos novos contratos de financiamento de ônibus e caminhões. É um privilégio que envolve duas categorias de financiamento:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC);
  • Finame (promovido pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Isso também vale para contratos que estão em vigência, mas em um prazo menor para o CDC Veículos (três meses) e, para o Finame, em um prazo de seis meses. O prazo pode ser menor caso o cliente solicite.

CDC ou Finame?

Conforme o diretor comercial do banco da Scania, Alex Nucci, essa medida vem ao encontro das necessidades de muitos clientes que enfrentam dificuldades financeiras desde que a crise gerada pela Covid-19 afetou a economia nacional. A crise provocou o isolamento social, o fechamento do comércio e a diminuição de outras atividades econômicas.

As diversas atividades foram impactadas de maneira diferente. Repetindo as palavras de Alex Nucci: “Em caminhões, alguns setores, como os de carga para serviços essenciais, não pararam, diferentemente dos ônibus, que tiveram parada instantânea, uma vez que os volumes de passageiros diminuíram cerca de 90% em duas semanas”.

Apesar da pandemia, as operações de carga urbana, cargas frigoríficas, entregas de comércio eletrônico, materiais de limpeza/higiene permaneceram ativas. Já as operações de combustíveis e bens de capital sofreram uma queda significativa.

De qualquer forma, o Scania Banco já começa a receber cotações de setores que estavam “suspensos”: mineração, cana-de-açúcar, madeira e combustível.

Alex Nucci afirma que, até março de 2020, antes da crise, a taxa de juros se apresentava em queda, o que gerava vantagem para os clientes que tinham contratos CDC. A pandemia influiu na taxa de juros e acabou deixando essa modalidade menos atraente.

Nesse contexto, o Finame acabou se destacando mais. Mas vale lembrar que os contratos de CDC continuam ativos.

Como contratar o CDC Veículos?

Para contratar financiamento por meio da modalidade de CDC Veículos, você pode entrar em contato com alguma concessionária da Scania Brasil e solicitar informações. Também pode entrar em contato direto com o Scania Banco para obter mais detalhes.

Com esse auxílio, o cliente pode financiar, em qualquer modalidade, produtos da marca Scania, como caminhões e ônibus, pelo Scania Banco.

A compra de caminhões (principalmente em grande quantidade para renovação da frota) exige não apenas a disponibilidade de recursos financeiros, mas um cuidadoso planejamento que elimine, ao máximo, as possibilidades de imprevistos e falhas.

Um dos pontos mais importantes é a consideração às características do veículo conforme os contratos de prestação de serviços.

Isso é importante para assegurar a prorrogação dos documentos e a permanência da operação, além de verificar os tipos de caminhões indicados para as cargas transportadas, analisando questões referentes ao tamanho, à necessidade de refrigeração, à resistência e outros pontos.

Depois dessa primeira etapa, você deve avaliar as modalidades de financiamento oferecidas. Veja qual é a mais apropriada para sua empresa, levando em conta:

  • os recursos disponíveis;
  • os juros;
  • os prazos;
  • os métodos de pagamento;
  • o que faz mais sentido para suas necessidades.

Outra medida relevante é a leitura atenciosa do contrato antes de assinar. Faça essa leitura com a presença de um profissional da área do Direito, se for possível. Desse modo, você evitará mal-entendidos ou até cláusulas que não sejam totalmente compreendidas e passíveis de problemas futuramente.

Por mais que você cuide de seus veículos, um dia haverá a necessidade de trocá-los. Isso pode ser uma consequência de vários fatores, como tempo de utilização e crescimento da empresa. Diante dessa necessidade de aquisição de um novo veículo, é importante analisar diversos critérios para realizar a melhor escolha.

Um ponto relevante é contar com uma solução financeira que, efetivamente, foque no sucesso de sua empresa, priorizando a solidez e a segurança. O CDC Veículos do Scania Banco pode ser a modalidade de financiamento que você precisa — avalie e decida!

Já conhece todas as modalidades de financiamento do Scania Banco? E as soluções da Cavese Scania? Aproveite para interagir conosco e saber mais sobre nossos serviços em nossas páginas no Facebook: Cavese, Codema e Suvesa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.