Climatizador de cabine, qual a melhor opção?

7 minutos para ler

A preocupação com o bem-estar dos caminhoneiros cresceu muito nos últimos anos. Por isso, o mercado automotivo tem desenvolvido recursos cada vez mais eficientes com o objetivo de oferecer praticidade e comodidade para esses profissionais. Sendo assim, o climatizador de cabine é um aparelho essencial para quem passa horas do dia na estrada.

Isso porque, com a chegada do verão, é bastante comum que em determinadas regiões do Brasil a temperatura ambiente ultrapasse os 40°C fazendo com que as cabines fiquem muito quentes nessa época do ano. Diante disso, o climatizador de cabine é a solução certa para você que deseja trabalhar com o máximo de conforto e bem-estar.

Por esse motivo, elaboramos este artigo para explicar melhor o que é esse equipamento, além de esclarecer outras dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é um climatizador de cabine?

O climatizador de cabine trata-se de um equipamento que é fixado no teto do caminhão com o objetivo de umidificar e circular o ar, a fim de evitar altas temperaturas. Com o aparelho ligado, a sensação térmica do ambiente interno com o externo pode variar entre 2°C a 8°C. Ou seja, o conforto e a qualidade do ar estarão garantidos.

Qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

Apesar de terem funções semelhantes, o climatizador e o ar-condicionado apresentam algumas diferenças entre si. Veja mais logo abaixo.

Climatizador de ar

O climatizador de cabine tem como função controlar a umidade do ar. Para isso, o aparelho dispõe de um reservatório de água que trabalha circulando e umidificando o ar do ambiente, a fim de deixá-lo mais agradável para o motorista.

Por isso, é recomendado que o equipamento seja usado de forma contínua. Ou seja, deve ser usado tanto nos períodos de atividade, quando o caminhão está rodando, quanto nos momentos de parada para o descanso.

Além disso, o climatizador de ar ainda oferecer outro benefício para o caminhoneiro: o baixo consumo de energia para o seu funcionamento, pois é possível manter o aparelho ligado mesmo quando o caminhão estiver desligado.

Nesse sentido, o climatizador de ar é um equipamento fundamental para manter a qualidade de vida dos caminhoneiros, pois com a cabine bem arejada e com a umidade do ar controlada é possível ter uma boa noite de sono e, assim, garantir um dia de trabalho tranquilo e agradável.

Ar-condicionado

Diferentemente do climatizador, o ar-condicionado substitui o ar do ambiente pelo gelado, reduzindo a umidade do espaço. Contudo, mesmo que os novos modelos já utilizem filtros para redução de ácaros, fungos e bactérias. Esse equipamento, quando usado de forma contínua, pode provocar irritação e alergias.

Sendo assim, o uso do ar-condicionado se torna uma opção ideal em regiões que o clima está muito quente e a umidade do ar estável, pois ele provoca a redução rápida da temperatura. Nesse caso, é recomendado usar o equipamento para baixar a temperatura para 18°C e 22°C e, então, mantê-la com o auxílio do climatizador.

Diante disso, para os caminhoneiros que trafegam por todo o Brasil é interessante considerar o uso dos dois aparelhos, mas sempre dando preferência para o climatizador. Vale ressaltar também que devido ao alto consumo de energia, o uso do ar-condicionado afeta a potência do motor, aumentando o gasto com combustível. Já com o climatizador, isso não acontece.

Como é instalado?

A instalação do climatizado vai depender do tipo escolhido, pois há modelos em que o reservatório de água é fixado ao aparelho, enquanto outros mantêm uma separação dessas peças. De modo geral, o equipamento é instalado sobre a cabine do caminhão, para os modelos em que o reservatório de água é separado, esse item é instalado na parte de trás da cabine.

Qual a média de preços

Atualmente, existe uma diversidade de modelos de climatizadores para cabine — variando dos mais simples aos mais sofisticados. Os preços oscilam conforme o modelo e a instalação. Sendo assim, os gastos com o climatizador podem oscilar entre R$ 800,00 até R$ 1.600,00.

Como é feito a reposição ou troca da água?

A reposição ou a troca da água do climatizado pode ser feita diariamente. Além disso, para manter a eficiência do aparelho e evitar gastos desnecessários é muito importante ficar atento às orientações do fabricante, como:

  • fazer a limpeza do “filtro coador” uma vez por mês. Em casos de regiões com muita concentração de poeira a limpeza deve ser feita com mais frequência;

  • lavar o filtro com água sob pressão a cada 2 meses;

  • para veículos que trafegam em estradas pavimentadas a substituição do filtro deve ser feita uma vez por ano, já para veículos que circulam em locais com elevados índices de poluição a troca deve ser feita a cada seis meses;

  • as escovas do motor devem ser examinadas a cada seis meses e, se necessário, deve ser feita a substituição da peça;

  • o reservatório de água deverá ser drenado e lavado a cada 30 dias. Lembrando sempre de colocar 20 gotas de cloro para cada troca completa de água;

  • substituir a bateria do controle remoto sempre que for notada operacionalidade deficiente;

  •  manter sempre limpa a bomba d’água e fazer a substituição a cada 6 meses.

Quais os principais tipos de climatizadores disponíveis no mercado?

Como vimos, os climatizadores de cabine são usados para reduzir a temperatura do ar por meio do processo de umidificação que refresca e torna o ambiente mais agradável sem precisar consumir muita energia

Atualmente, existem no mercado diferentes modelos de aparelhos que variam conforme o design, potência, reservatórios internos ou externos, painéis analógicos ou digitais, acompanhamento controle remoto e assim por diante.

Ou seja, existem no mercado opções de climatizadores simples e altamente tecnológicas. Nesse sentido, para escolher o modelo ideal é preciso pensar no objetivo e no tempo que o motorista pretender manter o aparelho ligado.

Além disso, é preciso analisar o processo de instalação do equipamento, pois existem modelos de climatizadores em que o reservatório de água é colocado atrás da cabine e, por isso, é necessário perfurar a lataria do veículo. 

No entanto, existem opções de aparelho em que o reservatório já vem integrado ao climatizador, facilitando o processo de instalação.

Quais as vantagens em possuir um climatizador na cabine do caminhão?

Sem dúvidas o climatizador de ar é um dos equipamentos mais importantes na cabine de um caminhão. Isso porque ele oferece conforto e bem-estar para o motorista durante os momentos de atividade e descanso. Por esse motivo, entre as vantagens de ter esse equipamento estão:

  • favorece a saúde de pessoas alérgicas e diminui a chances de irritação;

  • retira o ar seco, proporcionando um ambiente puro;

  • permite que o motorista tenha maior foco e atenção durante o trajeto;

  • proporciona qualidade de trabalho para o caminhoneiro;

  • ajuda o motorista a ter uma noite de sono melhor;

  • contribui com o descanso do caminhoneiro.

Com base nessas informações, fica claro a importância que o climatizador de cabine tem para a saúde e bem-estar do caminhoneiro. Por isso, antes de adquirir o equipamento é ideal fazer uma pesquisa de mercado, a fim de escolher a melhor opção para você.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Você também pode gostar

Deixe um comentário