Saiba agora como escolher consórcio de caminhão e o que considerar

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Quer saber como escolher consórcio de caminhão? Então, este artigo foi feito para você! Sabemos que muitos caminhoneiros que desejam trocar de veículo ou renovar a sua frota veem o consórcio como uma alternativa segura e confiável para alcançar esse objetivo. Isso porque se trata de uma alternativa que requer menos burocracia e proporciona mais economia.

Além disso, algumas opções, como empréstimos bancários e financiamentos, são consideradas alternativas inviáveis devido à complexidade dos trâmites e às altas taxas de juros. Por esse motivo, o consórcio se torna a escolha ideal para quem deseja investir no próprio negócio sem precisar se comprometer com juros altos ou se perder no meio de tanta papelada.

Contudo, apesar das vantagens que essa associação proporciona, é comum encontrarmos caminhoneiros que não sabem como escolher o melhor consórcio de caminhão ou que têm dúvidas sobre o assunto. Se você é uma dessas pessoas, não deixe de ler este artigo!

O que é consórcio? 

O consórcio nada mais é do que uma poupança coletiva formada por um grupo, seja ele composto de pessoas físicas, seja ele composto de pessoas jurídicas, que tem um objetivo em comum, ou seja, que deseja adquirir bens de uma mesma categoria, como imóveis, viagens, caminhões etc.

Sendo assim, cada um dos integrantes contribui com um valor específico e, a cada mês, um ou mais dos participantes são contemplados, por meio de um sorteio, com uma carta de crédito com o valor total da compra.

Além do sorteio realizado nas assembleias gerais do grupo para a escolha do contemplado, é possível realizar, também, uma disputa de lances. Essa opção consiste em reunir os participantes que escolheram essa alternativa para que cada um ofereça um valor antecipado das suas contribuições, e quem oferecer a proposta mais alta será recompensado com uma carta de crédito.

Diante disso, para que tudo seja feito de forma correta, é necessário que o grupo solicite os serviços de uma administradora para gerenciar o fundo monetário e assegurar que as regras sejam seguidas. Além disso, ela será responsável por:

  • estabelecer o valor do crédito;
  • definir o número de parcelas e o valor das prestações;
  • recolher as contribuições;
  • elaborar os contratos;
  • dividir as participações;
  • agendar, organizar e regulamentar as assembleias em que serão realizados os sorteios e as disputas de lances.

Como funciona um consórcio de caminhões?

Para saber como funciona um consórcio de caminhão, é necessário entender todos os elementos que compõem esse tipo de investimento. Veja só!

Contratação

Ao entrar em contato com a administradora de consórcio, o interessado será informado dos planos disponíveis de acordo com os seus objetivos. Após fazer a análise e escolher a melhor opção, o consorciado já pode realizar a contratação para ser incluído em um grupo, no qual cada participante será identificado por um número, chamado cota.

Nesse momento, será definido o crédito, o valor da parcela e o número das prestações. Por isso, é essencial que o interessado procure esclarecer todas as suas dúvidas e, principalmente, que esteja ciente de seus direitos e deveres.

Pagamento

Para garantir que todos os participantes do grupo sejam beneficiados, é de suma importância que nenhum dos membros atrase ou deixe de recolher sua parcela. Além disso, a falta de comprometimento com o pagamento pode acarretar juros e multas, entre outros prejuízos, como a exclusão do grupo e a perda do bem informado como garantia.

Grupos

A quantidade de participantes de cada grupo é estabelecida pela administradora. Sendo assim, existem dois tipos:

  • grupo em formação: permanece em aberto até completar o número estabelecido de participantes;
  • grupo em andamento: significa que já está em operação, mas ainda aceita a entrada de novos participantes caso ainda haja vagas.

Assembleias

As assembleias são realizadas mensalmente para decidir quais serão os indivíduos aptos para participarem da contemplação naquele mês. Vale lembrar que, para participar desse encontro, é fundamental que o consorciado esteja em dia com o seu pagamento.

Lances

Os lances são referentes ao adiantamento das parcelas definidas pelos participantes que desejam antecipar o recebimento de sua carta de crédito. Nesse caso, as opções de lances mais comuns são: 

  • o livre: contempla o membro que antecipar o maior número de prestações;
  • o fixo: contempla o consorciado que formalizar a oferta de uma porcentagem fixa de seu crédito.

Contemplação

Independentemente de ser por lance ou sorteio, quando o membro é contemplado, ele é beneficiado com a carta de crédito. Sendo assim, ele pode utilizar o crédito para realizar a compra do caminhão ou quitar o financiamento. Para isso, é necessário verificar as condições constatadas no contrato. 

Desistência

Em casos de imprevistos, o participante pode optar por desistir do consórcio e receber de volta o valor pago de acordo com as deduções previstas no acordo. Porém, será preciso aguardar a liberação dos valores, o que ocorre em duas situações: quando a cota for sorteada na contemplação dos cancelados ou no encerramento do grupo.

Por que optar por um consórcio de caminhão?

O consórcio é uma alternativa ideal para quem deseja investir em um bem, mas tem poucas condições e, por isso, prefere poupar dinheiro aos poucos para não comprometer o orçamento. Além disso, existem outras vantagens que tornam essa opção ainda melhor, tais como: 

  • maior autonomia para escolher um plano que esteja de acordo com o orçamento;
  • mais flexibilidade;
  • pagamento parcelado;
  • atualização do valor da carta de crédito;
  • alteração do valor da carta de crédito;
  • ausência de juros;
  • menos burocracia.

Como escolher o melhor consórcio de caminhões?

Sabemos que, entre uma diversidade de opções de consórcios, saber identificar a melhor oportunidade se torna um desafio. Por esse motivo, listamos algumas dicas para você analisar e acertar na escolha. Confira!

Analise as taxas

Para ter certeza de que levará o consórcio até o fim, é importante verificar se o valor das parcelas condiz com o seu orçamento. Além disso, é fundamental que você fique atento ao índice de reajuste. Nesse caso, é ideal realizar uma simulação para que seja feito um planejamento mais eficiente.

Pesquise sobre a empresa

O primeiro fator que deve ser analisado no momento de escolher a empresa é se ela tem a autorização do Banco Central para prestar esse tipo de serviço. Em seguida, é fundamental pesquisar a opinião dos clientes anteriores, o tempo de experiência, a reputação que ela tem no mercado e, sobretudo, se a administradora tem uma política de ética e transparência no relacionamento dela com o cliente.

Leia atentamente o contrato

O contrato será a sua garantia do acordo, por isso, leia-o com bastante atenção. Nele, você verá informações importantes sobre:

  • os prazos;
  • a quantidade de parcelas;
  • os valores da carta de crédito;
  • o índice de reajuste;
  • as regras referentes às assembleias;
  • os direitos e deveres dos participantes.

Analise as formas de contemplação

Em um consórcio, o participante pode ser contemplado de duas formas: por sorteio ou por lance. No entanto, não existe uma data específica para que ele seja beneficiado com a carta de crédito. Por esse motivo, é necessário que você esteja ciente das formas de contemplação, antes de assinar o contrato, pois, caso esteja precisando de uma solução rápida, será necessário criar um planejamento para concorrer em mais de uma opção.

Portanto, com base nessas dicas, temos certeza de que você saberá como escolher consórcio de caminhão que esteja de acordo com o seu orçamento. Contudo, se preferir facilitar ainda mais o processo de escolha, recomendamos que você conheça os nossos planos de consórcio.

Para conhecer os nossos serviços, basta entrar em contato conosco agora mesmo. 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.