Vale a pena comprar caminhão em 2020?

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Afinal de contas, como será o futuro da mobilidade após essa crise? Essa é uma pergunta especial, ainda mais para quem opera no setor de transportes e nutria a expectativa de comprar caminhão em 2020.

No entanto, a pandemia chegou e balançou o mercado, criando uma série de dificuldades e inseguranças na atuação dos seus profissionais. Ainda assim, demonstraremos para você porque a modernização da sua frota é uma das estratégias mais inteligentes para esse momento. Acompanhe!

O atual cenário econômico brasileiro

Inicialmente, devemos pautar nossas observações na realidade. Em janeiro de 2020, o mercado estava amplamente otimista, antecipando o crescimento nas vendas de caminhões em 18%. Seis meses depois, o Banco Mundial já projetava uma contração de 8% para o PIB brasileiro, considerando os impactos da crise.

Acima de tudo, é importante entender que esse é um efeito natural na dinâmica econômica, sendo uma consequência sentida tanto no Brasil como nos demais países. Afinal de contas, a pandemia atacou um dos elementos mais fundamentais para o funcionamento econômico: a interação social.

Inclusive, aqui, vale incluir uma leitura que já fizemos em outros conteúdos do nosso blog, em que demonstramos como a pandemia reduziu o consumo até impactar o setor logístico:

  1. com o isolamento social, o consumo caiu;
  2. com o aumento de casos e a permanência do isolamento, o consumo continuou caindo, justificando uma primeira rodada de demissões;
  3. com menos renda, os consumidores ficaram defensivos, reduzindo gastos e causando uma terceira queda no consumo;
  4. o setor produtivo nota essa queda e diminui seus custos, demitindo mais funcionários e reduzindo o nível de produção;
  5. com menos produção, o setor de transportes lida com menos serviços e maior competitividade.

A importância de continuar investindo na sua frota

Percebe? É na quinta fase que você sente o impacto da crise. Como sempre frisamos, os transportadores e caminhoneiros são os heróis das estradas brasileiras, pois são os principais responsáveis pela escoação da produção nacional, mas quando essa produtividade cai, o mesmo acontece com o número de serviços disponíveis no mercado.

É por isso que você deve ter notado uma queda no seu faturamento, mas não é isso que justifica o investimento em um caminhão. Na realidade, o que deve estimular você a modernizar a sua frota é o fator da competitividade!

Assim como os demais setores da economia, o segmento de transportes foi afetado por um impacto específico da pandemia, a queda na demanda. Porém, embora o número de serviços tenha caído, o número de transportadores no Brasil segue igual, senão ligeiramente maior — por conta das pessoas que acabaram de entrar no setor.

Essa é a equação que configura um setor mais disputado, com maior número de transportadores/serviço no mercado. É por isso que você deve aproveitar a crise para modernizar a sua frota, e nós podemos explicar o porquê!

O primeiro impacto

A reação mais natural em uma crise são os sentimentos de ansiedade, pânico e insegurança. Até certo ponto, não há nada errado com essas emoções, pois nas doses certas elas são fundamentais para garantir uma mentalidade responsável, focada em nossa segurança.

É por isso que é esperado, inicialmente, que seja adotada uma postura defensiva, cortando custos em todas as pontas e fazendo o possível para sustentar a continuidade do negócio. Até um primeiro momento, tudo bem, pois essa é a reação adequada no início de qualquer período difícil.

A transição de estratégia

No entanto, é importante que você amadureça a sua gestão na travessia da crise, entendendo que você precisa se movimentar em determinado momento. Afinal de contas, a imobilidade só serve para te manter no mesmo lugar.

É por isso que recomendamos estratégias criativas para aumentar a competitividade da sua marca, como o investimento em software de gestão, redes sociais, aplicativos, capacitação e afins. Mas, além disso, existe um fator determinante para a atratividade da sua frota no mercado: a idade!

Em plena crise, a última coisa que os contratantes querem lidar é com atrasos provocados por problemas mecânicos ou prejuízos causados por uma condução insegura. Pois, assim como você, essas empresas buscam minimizar riscos e perdas durante esse período.

A reação

É nesse sentido que você pode aproveitar o momento para investir na modernização da sua frota. Afinal, o pensamento generalizado, o senso-comum, incentiva à imobilidade. Ou seja, a maioria dos seus concorrentes continuarão com veículos antigos, tentando a todo custo sobreviver ao período sem nenhuma reação ativa.

No entanto, as crises criam boas oportunidades. Como a queda no consumo também é vista no setor de caminhões, é comum que muitas unidades sejam encontradas com preços substancialmente abaixo do mercado, justamente para estimular as vendas.

As melhores dicas para comprar caminhão durante a crise

É nesse momento que a compra pode ser uma estratégia bem ajustada. Além de modernizar a sua frota, você ganhará melhor percepção do mercado, sendo preferido em detrimento das transportadoras com frotas antigas. Mas logicamente, essa compra merece um bom planejamento. Veja!

Conhecer as soluções Scania

Como todos sabemos, a Scania é uma marca referencial e histórica no relacionamento com o setor de transportes brasileiro. Todas as nossas soluções, sejam financeiras ou tecnológicas, seguem os mesmos padrões de excelência e compreensão aplicados no restante do mundo.

É nesse sentido que vale a pena conhecer as nossas soluções financeiras, como o Banco Scania e o Consórcio Scania. Em comum, ambas as modalidades oferecem condições especiais para que você modernize a frota, contornando os desafios da crise e atualmente com condições especiais e descontos progressivos de até 42% para a linha 2020/2021. Veja aqui.

Elaborar um planejamento sólido

Em um segundo momento, é importante preparar um planejamento amplo para a aquisição dos novos veículos, inclusive, considerando os atuais como elemento importante nessa negociação. Em nossa visão, um bom planejamento deve ser rico em detalhes, pesquisas, cenários e opções.

Para isso, você deve pesquisar as variações de preço, conhecer os melhores modelos do mercado, avaliar os eventuais gastos que serão necessários e, por fim, estruturar diferentes planos de compra, considerando o orçamento disponível, o prazo desejado e os ativos que você pretende envolver no negócio.

Considerar modelos seminovos

Por fim, mas igualmente interessante, você pode considerar a compra de modelos seminovos. Como apontamos, a crise pressiona todos os agentes econômicos, sejam prestadores de serviço, lojistas ou consumidores.

É nesse cenário de diminuição do consumo que você pode encontrar boas oportunidades de compra, pois é justamente esse tipo de consumidor que as empresas desejam atrair nesse momento. Entre os seminovos, você pode encontrar algumas das melhores oportunidades em todo o mercado, conciliando baixa rodagem e boa conservação a um menor preço de aquisição.

E aí, gostou deste post explicando como comprar caminhão durante a crise? Então, aproveite para continuar aprendendo sobre o tema, lendo nosso conteúdo especial sobre como escolher o melhor consórcio para a sua frota!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.