Vai comprar um ônibus? Saiba como funciona o processo de compra

6 minutos para ler

O transporte rodoviário é um dos setores mais importantes da mobilidade urbana. Sendo assim, muitos gestores reconhecem a importância de renovar suas frotas, justamente para elevar a qualidade dos serviços e a satisfação dos passageiros. Por isso, elaboramos este post especial para quem pretende comprar ônibus.

O nosso objetivo é apresentar tudo que você precisa saber antes de fazer essa aquisição. Para isso, reunimos e respondemos as principais dúvidas no tema, explicando por que vale a pena comprar, como decidir entre novos e usados, quais os documentos necessários para a compra e muito mais. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que vale a pena comprar um ônibus?

Economia, segurança, modernização e sustentabilidade. Da forma como percebemos, esses são os principais benefícios da renovação da sua frota — e isso vale mesmo para a compra de modelos usados, desde que representem um salto de geração e tecnologia para a frota. 

A economia existe por um motivo muito simples. Tanto os ônibus como os caminhões das novas gerações chegam ao mercado cada vez mais econômicos, consumindo ainda menos combustível, e entregando um rodar excelente, repleto de conforto, eficiência e praticidade.

Como se não bastasse isso, a economia também aparece na maior durabilidade desses veículos, que são cada vez mais robustos e confiáveis, o que resulta em uma baixa necessidade de manutenção. Em um segundo momento, destacamos a maior segurança nas estradas.

Afinal de contas, quanto mais novo o modelo, maior o número de soluções ativas e passivas de segurança, como assistentes eletrônicos, sistemas, componentes e afins. Como resultado, isso se converte em maior proteção aos passageiros, e um menor índice de acidentes nas estradas. 

Em seguida, destacamos a própria modernização em si. Renovar a frota é um momento importante para qualquer gestão, pois indica um momento de melhoria em todos os aspectos. Os motoristas trabalham com mais conforto, os passageiros ficam mais satisfeitos, e a reputação da sua marca é beneficiada. 

Por último e cada vez mais importante, a sustentabilidade. As novas gerações tendem a equipar motores cada vez mais sustentáveis. O resultado disso são ônibus que consomem menos combustível, e que emitem menos gases nocivos na atmosfera, efetivamente, contribuindo para a amenização do aquecimento global. 

Por essa soma de motivos, o estímulo para investir em novos ônibus é muito claro. Com a renovação da frota, a sua marca se torna mais sustentável, ganha reputação, satisfaz os consumidores, reduz os custos operacionais, e aumenta a produtividade do trabalho, beneficiando, praticamente, todos os aspectos da sua gestão.

Como escolher entre ônibus novos e usados?

Em um primeiro momento, é importante definir que tipo de ônibus você gostaria de incorporar ou substituir na sua frota. Entre os ônibus rodoviários, existem, pelo menos, cinco categorias principais: convencional, executivo, semi-leito, leito-cama, e poltrona-cama premium — do mais simples ao mais sofisticado, respectivamente.

Depois de identificar que tipo de veículo você precisa, é preciso avaliar as condições do seu orçamento. Logicamente, ônibus novos têm maior valor de mercado quando comparados aos usados — algo normal e esperado, justamente pela maior tecnologia embarcada e a ausência de uso. 

Mas aqui, é sempre válido destacar que grandes montadoras sempre oferecem condições e planos para a aquisição desses veículos, como é o caso do Banco Scania, que foi criado para simplificar a modernização da sua frota de modelos Scania, combinando planejamento e acessibilidade. 

Por último, é importante entender por que você está comprando um novo ônibus. Geralmente, essa decisão parte de um desejo de modernização e competitividade. Nesse cenário, a compra do veículo novo sempre será a melhor decisão, justamente por ele ser um produto mais capaz de atender a sua demanda por renovação.

Quais os documentos necessários para comprar ônibus?

Em essência, a compra de um ônibus é muito semelhante à compra de um caminhão ou qualquer outro veículo funcional de trabalho. Abaixo, listamos os principais documentos exigidos, tanto da Pessoa Jurídica como da Pessoa Física. Acompanhe!

Pessoa Jurídica

  • fichas cadastrais preenchidas e assinadas, tanto da PJ como da PF dos sócios e avalistas;
  • CPF, RG e comprovante de endereço dos sócios e avalistas;
  • em empresas de Lucro Real, balanço dos três últimos anos;
  • em empresas de Lucro Simples ou Presumido, o IRPJ;
  • proposta de financiamento — caso aplicável;
  • cópia do Documento Único de Trânsito;
  • cartão CNPJ e o Contrato Social;
  • IRPF dos sócios e avalistas;
  • relatório de faturamento.

Pessoa Física

  • ficha cadastral de PF preenchida e assinada, tanto do solicitante como do avalista;
  • CPF, RG e comprovante de endereço do solicitante;
  • proposta de financiamento — caso aplicável;
  • cópia do Documento Único de Trânsito;
  • comprovante de renda.

Quais as principais dicas ao comprar ônibus? 

Pesquisa, planejamento e decisão. Essas são as melhores — e mais objetivas — dicas para quem deseja comprar ônibus. Tudo começa com uma extensa pesquisa de mercado, buscando as melhores revendedoras na sua região, que tenham um histórico de excelência e responsabilidade, como a Codema, a Cavese e a Suvesa.

Em seguida, é hora de planejar, identificando os modelos de interesse e as condições de pagamento no mercado. Assim, você avalia qual a melhor rota, e elabora sua decisão, movimentando os seus recursos e deixando tudo pronto para a hora da aquisição. O objetivo é sair da loja com tudo pronto, inclusive o seguro

Quais os principais cuidados ao comprar ônibus?

Por último, mas também importante, vale a pena destacar os principais cuidados na hora de comprar um ônibus. Como você bem sabe, ônibus são veículos de valor elevado e, portanto, qualquer golpe ou situação fraudulenta poderá ser extremamente prejudicial, tanto para o seu bolso como para a sua empresa.

Por isso, a importância da reputação. Você deve confiar em marcas que contam com o reconhecimento de quem monta os caminhões. As nossas, Codema, Cavese e Suvesa, contam com filiais em várias regiões do Brasil, com um longo histórico de excelência, que espelha a qualidade centenária dos veículos Scania. 

Agora que você tem uma boa noção do que é preciso para comprar ônibus, aproveite para seguir aprendendo sobre o tema. Para isso, basta acessar e curtir as nossas páginas no Facebook: Codema, Cavese e Suvesa.

suvesa mercado shops
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.