Veja como não errar ao comprar peças online!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

No cenário atual de compra e vendas de produtos é possível perceber uma maior inserção da tecnologia nas ações e práticas do cotidiano dos indivíduos. Os recursos móveis de acesso à informação, como smartphones e tablets permitem que o consumidor tenha uma maior agilidade e conforto para encontrar e adquirir o que procura. Por isso, está se tornando cada vez mais comum a migração de serviços de lojas físicas para os meios digitais, como é o caso de e-commerce e sites de vendas. Essa realidade permite que o consumidor tenha uma maior variedade de opções, o que aumenta as chances de efetuar um bom negócio.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para não cair em golpes, bem como efetuar a compra de produtos de má qualidade. Esse fato é ainda mais importante ao comprar peças online de veículos. Caso você, por exemplo, tenha uma frota de caminhão e regularmente precisa adquirir componentes para manutenção, é fundamental entender as técnicas e estratégias de compra e evitar decepções e enganos ao utilizar a internet.

Para ajudar esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais dicas e informações sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais procedimentos adotar ao comprar peças online?

Veja a seguir as principais ações que devem ser seguidas ao comprar peças nos canais de vendas virtuais!

Busque pela história do site

A primeira dica que podemos citar sobre comprar peças online é realizar uma pesquisa completa sobre o histórico de vendas e sucesso do site. Esse procedimento é válido, pois permite identificar as características específicas da empresa fornecedora dos serviços, bem como saber quais são os seus diferenciais e ofertas dentro do segmento que atua. A esse respeito, verifique aspectos pontuais que validem a marca. Um exemplo é observar se a empresa fornece o CNPJ.

Isso porque todo e-commerce também necessita possuir os recursos de legalidade, como emitir nota fiscal, declarar Imposto de Renda e está em dia com as taxações tributárias. Isso só é possível mediante a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Vale lembrar que essa identificação deve ser destacada no site. Com isso, você consegue obter mais informações sobre o fornecedor por meio da consulta no site da Receita Federal, permitindo visualizar se os dados estão corretos e se a empresa está legalmente regularizada.

Com a pesquisa do histórico do site consegue-se também identificar se a marca encontrada fornece realmente as soluções que você procura, além de poder conferir se é uma empresa que possui tradição no mercado e oferece serviços diferenciados.

Atente-se às recomendações de antigos clientes

Juntamente à pesquisa do histórico do site, é importante procurar informações sobre comentários e feedback de clientes antigos da loja online. Essa estratégia é bastante eficaz, pois somente quem já adquiriu um produto ou serviço de uma determinada marca saberá retratar qual o nível de qualidade e profissionalismo a loja virtual proporciona. Com a experiência de terceiros é possível tirar conclusões sobre qual a reputação da empresa no mercado.

Nos dias atuais, é cada vez mais fácil encontrar informações, já que existem vários sites de avaliação de empresas, bem como ferramentas na própria plataforma de serviços do e-commerce que disponibiliza a opção de comentário para que o cliente descreva qual foi o nível de experiência vivida por ele ao adquirir uma mercadoria da empresa.

Além do mais, até mesmo no Google é possível encontrar mecanismos de avaliação e ranqueamento de sites e pesquisas de satisfação dos usuários, o que possibilita a você ter uma grande quantidade de dados e conteúdos para definir se compensa ou não investir na marca em questão.

Verifique se há certificação das peças

Outro procedimento que deve ser adotado é verificar se há certificação nas peças que serão adquiridas. A esse respeito, é válido salientar que as peças originais, tanto as nacionais quanto as importadas devem obrigatoriamente receber a certificação do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) ou de outros órgãos competentes. Esses documentos são disponibilizados depois que há uma série de aplicação de testes para reconhecer o nível de qualidade do produto.

Na embalagem da mercadoria é possível encontrar se existe ou não uma certificação para aquele produto. Dessa forma, você deve utilizar esse recurso como um dos critérios para adquirir ou não um serviço de uma autopeça, evitando as chances de comprar algo que trará dor de cabeça no futuro.

Compare taxas de envio

Como já mencionado, nos dias atuais com os avanços da tecnologia ligada ao transporte e comunicação, é possível perceber uma maior facilidade em encontrar o produto certo em qualquer lugar, bastando efetuar alguns “clicks” em um dispositivo móvel. Com isso, um indivíduo consegue ter acesso a produtos de autopeças de diferentes regiões do Brasil e até mesmo de empresas internacionais.

No entanto, é preciso ter bastante atenção antes de fechar uma compra. Sobre esse tema, um dos principais pontos que devem ser considerados é a especificação de taxa de envio. Poderá haver casos em que o produto está em um preço aparentemente vantajoso, mas seu frete corresponde a um custo desvantajoso. Por isso, você deve saber avaliar cada opção e escolher aquela que o preço final do produto seja positivo, não esquecendo, é claro, de considerar também a qualidade da mercadoria.

Analise as vantagens e ofertas de comprado

Por fim, podemos avaliar que o mercado de autopeças cresce a cada momento. Por conta disso, a concorrência de empresas que trabalham nesse setor é bastante alta, o que gera por resultado uma maior disponibilidade de ofertas e vantagens para o consumidor. Dessa forma, antes de fechar com uma marca, a dica é realizar uma pesquisa mais abrangente de preços de peças disponíveis nas lojas virtuais. Você deve levar em conta promoções relacionadas a data da venda, quantidade de produtos comprados etc.

Portanto, essas foram as principais informações sobre como não errar ao comprar peças online. Vale enfatizar que nesse processo é preciso procurar por empresas que possuam uma boa reputação, como é o caso do Mercado Livre Scania, que trabalha com peças e serviços de excelente qualidade, garantindo preço e condições de envio acessíveis aos seus clientes.

Gostou do artigo? Então, conheça nossas 3 lojas no Mercado Livre e aproveite as condições especiais: Acesse a loja da Cavese, Codema e Suvesa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.