Conheça agora as mudanças na Nova Geração Scania no Brasil!

6 minutos para ler

Se precisássemos descrever os rumos da engenharia automotiva para o futuro, resumiríamos em duas palavras: sustentabilidade e eficiência. Afinal de contas, a utilização inteligente de combustíveis fósseis é um tema bem debatido não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Seguindo essa esteira de discussão, aproveitamos o artigo para apresentar os diferenciais da Nova Geração Scania.

Como perceberá ao longo da leitura, essa nova era da montadora sueca é marcada pela utilização inteligente de recursos, seja de espaço ou combustível. Portanto, aproveite o entusiasmo por renovar a sua frota e confira os avanços dessa nova fase!

Os diferenciais da Nova Geração Scania

Conhecida globalmente como a NextGen, a nova geração da linha Scania é marcada pelo design e desenvolvimento consciente. Cada centímetro de cabine foi pensado de maneira a maximizar o conforto e minimizar o estresse. 

O mesmo vale para os motores, que agora contam com uma família ainda maior, mais potente e mais sofisticada do que qualquer outra geração. Entenda abaixo.

Economia

Sejamos diretos: os caminhões da Nova Geração Scania economizam até 12% a mais do que os seus “irmãos” da geração anterior, que já eram conhecidos por boas marcas de consumo. 

Agora, imagine comparar essas médias com veículos com mais de 15 anos de fabricação, que é a idade média dos veículos dessa categoria profissional — segundo a página 23 da Pesquisa Perfil dos Caminhoneiros 2019, realizada pela CNT, a Confederação Nacional do Transporte.

Design

Tanto interna como externamente os modelos da nova geração foram repaginados com atualizações estéticas. No entanto, o lado de fora conta com ajustes mais funcionais, que inclusive contribuem no coeficiente aerodinâmico dos caminhões e, por consequência, melhora as médias de consumo.

Porém, isso não significa que as alterações internas não tenham seu significado. Todos os botões, alcances, distâncias e deslocamentos dentro da cabine foram repensados, de maneira a oferecer uma movimentação mais livre e confortável para o motorista, que trata o interior da cabine como sua segunda casa.

Os principais componentes e atrativos da nova coleção

Inovar nem sempre é uma tarefa simples, sobretudo no segmento mecânico. Por conta disso, é bastante comum que algumas montadoras renovem seu lineup com atualizações visuais sutis, os chamados facelifts, que promovem uma maquiagem nos modelos para reaquecer as vendas das unidades.

Isso definitivamente não acontece com a NextGen Scania, que aposta em tantas alterações funcionais e mecânicas que seria impossível se tratar da mesma era de veículos. A Nova Geração realmente representa um salto de gerações, entregando aos caminhoneiros e suas frotas o que há de melhor no mercado de transporte de cargas. Confira!

Combinações de cabine 

Uma das principais qualidades de um lar é a customização, ou seja, a capacidade de deixar aquele lugar com a sua cara, tornando-o mais confortável e familiar possível. Reconhecendo essa necessidade dos proprietários, a Scania investiu pesado na personalização, oferecendo até 19 tipos de combinações variantes, distribuídas entre as cabines R, S, P, G e XT para pisos irregulares, além da novidade no mercado brasileiro, com a espaçosa cabine S de piso plano.

Com essa opção, as cabines se tornam ambientes mais espaçosos e cômodos, anestesiando o peso da rotina intensa dos caminhoneiros. Além disso, a marca passa a oferecer mais opções do que nunca para a customização eletrônica interna, disponibilizando um enorme catálogo de peças e acessórios opcionais que podem tornar a cabine em um ambiente ainda mais confortável e inteligente.

Posição de condução

Novamente falando de design, precisamos destacar duas soluções brilhantes nos novos modelos. Os projetistas rebaixaram a altura do painel e realocaram a coluna de direção, deixando o piloto em uma posição privilegiada e com muito mais visibilidade do que antes. Com isso, a condução dos veículos da nova geração ficou ainda mais fácil e prazerosa do que já era nas versões passadas.

Motorização e desempenho

Um dos pontos mais exigidos pelos proprietários, sob qualquer condição, era a maior oferta de opções de configuração mecânica, tal como acontece nos países do eixo europeu próximo da montadora.

Percebendo a recepção do segmento, a marca desenvolveu e agora disponibiliza 11 opções de motores para os veículos da nova geração, inclusive com uma das opções sendo inédita e exclusiva ao mercado brasileiro — 13 litros com 540 cv de potência. Veja as alternativas:

  • 3 opções de motores de 7 litros: 220, 250 e 280 cavalos de potência;

  • 3 opções de 9 litros: 280, 320 e 360 cavalos;

  • 4 opções de 13 litros: 410, 450, 500 e 540 cavalos;

  • 1 versão de topo de 16 litros: V8 com 620 cavalos.

As novas soluções de segurança

Como não poderia faltar em um projeto sueco, aqui percebemos a maneira como a Scania reafirmou seu compromisso com a segurança dos usuários. Confira!

Frenagem

A Nova Geração Scania inaugura um sistema de frenagem redesenhado, que reposiciona o eixo dianteiro para frente em 50 mm, que uma vez aliado ao centro de gravidade menor, promove frenagens em distâncias 5% mais curtas. Essa estatística pode parecer mínima, mas é determinante ao evitar tragédias em frenagens de emergência, tanto em percursos urbanos como rodoviários.

Airbags

Com uma filosofia pioneira, a Scania apresenta os primeiros caminhões a serem comercializados no Brasil com o importantíssimo airbag lateral anticapotamento, também conhecido como o airbag de cortina. 

Essa solução é instalada no teto do modelo, e assim que identifica a inclinação anormal da carroceria, somada a uma circunstância emergencial — frenagem, colisão ou afins — aciona as bolsas, protegendo o motorista das lesões laterais à carroceria.

O item é um opcional que pode ser instalado em qualquer versão, desde as cabines mais simples até a mais sofisticada. Ainda assim, o componente tem uma capacidade determinante na hora de salvar a vida de seu proprietário, o protegendo de situações como a imobilização sob o peso da cabine e a lesão ao ser atingido com fragmentos dos componentes internos.

Para além de tudo que é visível, também vale lembrar dos estímulos positivos que a marca tem oferecido aos clientes que pretendem investir nos modelos da NextGen, como a disponibilização dos Serviços Conectados ao motorista, revenda com supervalorização do usado e planos de manutenção que se moldam às especificações de uso do condutor.

Gostou das inovações promovidas na Nova Geração Scania? Então, não perca a oportunidade de alavancar o faturamento da sua empresa, investindo na modernização da frota. Para tanto, acesse o nosso portal e fale conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário