Controle de frota de caminhões: conheça as melhores técnicas

6 minutos para ler

Para se dar bem no mercado de transportes, os gestores devem procurar se atualizar sobre as diversas tecnologias que são lançadas nesse segmento. Isso porque, nas atividades envolvendo a gestão de frota de veículos, há diversos fatores e parâmetros que precisam ser mensurados e geridos para possibilitar um rendimento aceitável e gerar produtividade nas viagens realizadas.

A esse respeito, muitos líderes acabam negligenciando as ferramentas disponíveis para o controle de frota de caminhões, o que pode comprometer a rentabilidade das viagens e até mesmo provocar a estagnação do negócio. Dessa forma, para evitar esse tipo de situação, é fundamental conhecer as melhores técnicas utilizadas por empresas de sucesso. 

Sendo assim, caso você não tenha conhecimento sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância do controle de frota de caminhões?

Antes de mais nada, deve-se salientar sobre a importância do controle de frota de caminhões para uma gestão de sucesso. É notório que empresas sem essa monitorização eficiente são vítimas de diversos problemas, como a baixa vida útil de caminhões, a presença de motoristas despreparados e os gastos exacerbados e evitáveis, além de questões fiscais. 

Um bom acompanhamento do gestor é primordial para promover as melhores técnicas para esse controle, visto que é necessário uma boa estratégia e uso de ferramentas que facilitem e garantam uma entrega eficiente ao cliente final. Dessa forma, você deve buscar conhecimento sobre os melhores métodos para garantir um bom gerenciamento de frota. Os principais tópicos para pesquisa, tendo em vista um melhor aprendizado, são: veículos, combustível, gestão de documentos fiscais, rotas, capacidade de carga, manutenção e condutores. 

Assim, o gestor torna-se apto a prever eventuais intercorrências, viabilizando um melhor preparo da empresa. É evidente a necessidade de uma estratégia adequada para o cenário atual de seu negócio, de forma que assegure a formação de uma equipe satisfeita e em boas condições de trabalho. Seguidamente, todos os métodos escolhidos pelo gestor devem ser aplicados com a colaboração de sua equipe, visto que a integração é essencial para o êxito dessa prática. 

Por conseguinte, tais mecanismos devem ser explorados ao máximo, com a finalidade de impulsionar a empresa, aumentando a agilidade com o menor custo operacional possível, sem perder a qualidade do trabalho, a fim de garantir uma maior receita ao negócio. Diante disso, você deve procurar as maneiras mais eficazes de aplicar práticas de qualidade, que resultem em um melhor espaço no mercado de trabalho para seu negócio. 

Ademais, com o controle de frota de caminhões, pode ser proporcionada uma manutenção eficaz dos veículos e um bom monitoramento, tendo acesso a relatórios e rendimentos, fatores essenciais para um melhor desenvolvimento da empresa. Além disso, a utilização de tecnologias é de grande importância para uma boa gestão, tendo em vista que todos os dias surgem inovações tecnológicas no mercado e é responsabilidade do gestor garantir uma boa logística, a fim de promover eficiência com menores competições.

Como obter o controle da frota de caminhões?

Há várias formas de garantir o controle da frota de caminhão na sua empresa, basta seguir as estratégias e técnicas certas. Confira agora algumas dicas de como alcançar esse objetivo!

Crie um plano de controle de custos

A primeira dica é criar um plano de controle de custos, já que essa medida tem o potencial de organizar o orçamento e as despesas da empresa, bem como garantir que a lucratividade das entregas não seja comprometida devido a problemas e à má gestão da frota. Sendo assim, na prática, você pode realizar um registro completo sobre os custos fixos e variáveis acerca das despesas que são parte do trabalho, de modo a eliminar possíveis gastos desnecessários e contribuir para o sucesso do negócio. 

Realize manutenções preventivas

Outro ponto muito importante para o bom controle de frota de caminhão é realizar manutenções periódicas. Isso porque essa ação tem a finalidade de evitar e eliminar problemas que ocorrem por conta de falhas repentinas no veículo. Pondo em prática essa estratégia, você é capaz de garantir o cumprimento dos prazos de entrega e de diminuir bastante os gastos com problemas inesperados na estrada devido à falta de manutenção periódica. 

Invista no treinamento de motoristas

Não podemos deixar de falar sobre a importância de realizar a campanha de treinamento e capacitação dos motoristas. Essa medida é capaz de impactar positivamente os resultados do controle de frota, uma vez que profissionais bem treinados são capazes de obter melhores resultados nas viagens, além de terem boa conduta de direção nos trajetos, evitando multas, quebra do veículo e acidentes nas rodovias. 

Utilize a tecnologia

Por fim, devemos falar sobre o papel da tecnologia no controle de frota de caminhão. Se antigamente toda a gestão era feita por processos manuais, na atualidade já existem diversas ferramentas que visam aumentar a performance e a produtividade dos gestores de frota. Nesse caso, as empresas que não procuram se atualizar e implementar recursos inovadores acabam perdendo grandes oportunidades, podendo sofrer até mesmo a estagnação do seu negócio.

Por conta disso, podemos apontar o investimento em tecnologia como um passo positivo, oferecendo mais chances de produzir bons resultados do que de promover fatores ruins para o capital da empresa. Sendo assim, na prática é possível encontrar, por exemplo, softwares que cumprem a função de automatizar tarefas e procedimentos de monitoramento da frota. Dessa forma, é possível otimizar o trabalho dos gestores, além de possibilitar às empresas maiores rendimentos na operação de controle de frota.

Essas foram as principais informações acerca de como é possível pôr em prática o controle de frota de caminhões. Vale ressaltar que os líderes devem estar bastante atentos ao lançamento de soluções que têm boa empregabilidade para sua gestão, como é o caso das soluções de Conectividade, Control Tower e Gestão de Frota. Por meio delas, os profissionais são capazes de realizar suas funções com maior rendimento e produtividade. 

Gostou do artigo? Então, siga nossas páginas no Facebook: CaveseCodema Suvesa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.