Defletor de caminhão: veja para que serve e seus benefícios

7 minutos para ler
spotify scania

Os caminhões estão cada vez mais modernos, saindo de fábrica com itens tecnológicos para proporcionar ao motorista segurança, conforto e desempenho nas estradas. Um dos componentes mais utilizados é o defletor de caminhão, que vai muito além de uma peça estética.

Isso porque esse item traz um visual mais personalizado, mas, quando bem instalado, também pode melhorar o funcionamento do veículo, pois o defletor tem influência direta no rendimento do caminhão, gerando menor consumo de combustível.

Para entender como isso acontece, continue lendo este artigo, veja o que é um defletor de ar e as vantagens em utilizá-lo.

O que é um defletor de caminhão e para que serve?

Também chamado de quebra-ventos e aerofólio, o defletor de ar é um equipamento posicionado na parte dianteira do caminhão, logo acima da cabine. Esse item serve como recurso de integração aerodinâmica da carroceria com a cabine, reduzindo o impacto que o vento exerce sobre o veículo.

Isso porque, ao locomover-se, o caminhão precisa desviar as correntes de ar que estão em sua frente. Nas rodovias, onde há o aumento de velocidade, os ventos são mais fortes, aumentando a resistência do ar e tornando o veículo menos estável e eficiente. Ao instalar o defletor de caminhão, o ar é direcionado para fora de maneira ágil e suave, resultando no maior rendimento do caminhão.

Quais as principais vantagens de utilizar um defletor de caminhão?

O defletor oferece um efeito visual mais sofisticado para o caminhão, além de melhorar a sua aerodinâmica, fazendo com que o condutor tenha um maior controle na direção. No entanto, a instalação desse equipamento traz outras vantagens tanto para o motorista quanto para o veículo.

Reduz o consumo de combustível

Quanto maior a velocidade do caminhão, maior também será a resistência do vento. Esse é um fator que tem influência direta no consumo do veículo e na eficiência do motor.

Consequentemente, é preciso que o caminhão gaste mais combustível para ganhar velocidade. Com o defletor de ar, a força do vento é reduzida devido à aerodinâmica oferecida, resultando em um menor gasto de combustível, principalmente nas estradas.

Torna as viagens mais rápidas

Para que o caminhão tenha um melhor rendimento, o defletor de ar contribui para o desenvolvimento de uma maior velocidade sem a necessidade de ter o consumo de combustível aumentado.

Desse modo, atingindo a velocidade permitida, torna-se possível entregar as mercadorias no prazo adequado e ainda voltar algumas horas mais cedo para casa e descansar com a família. Consequentemente, a soma desse tempo ganho representará uma melhor qualidade de vida para o motorista.

Diminui os custos do frete

O defletor de caminhão contribui para a plena redução do gasto com quilômetros rodados, devido à economia com o tempo na estrada, manutenção e combustível.

Assim, os custos estimados para o valor do frete pelo caminhoneiro podem ser mais competitivos, aumentando a clientela e os serviços, além da margem de lucro.

Melhora a estabilidade do caminhão

Quem pega as estradas constantemente, provavelmente, já notou que os ventos na direção do veículo interferem no modo de dirigir. Essa condição pode se agravar e se tornar perigosa dependendo da velocidade e da carga transportada, pois o ar se espalha desordenadamente ao bater na carroceria, gerando pressões distintas e diminuindo o contato dos pneus com o solo, resultando na desestabilização do caminhão.

Com a instalação do defletor, a aerodinâmica melhora, contribuindo para a passagem do ar, já que há uma maior interação da cabine com a carroceria. Desse modo, mesmo com ventos contrários ao movimento do veículo, há uma maior estabilidade para o caminhão em altas velocidades.

Otimiza a conservação do veículo

Devido à diminuição dos ventos, o defletor também contribui para a redução da carga nos componentes mecânicos, no motor e nos sistemas elétricos. Com isso, há uma melhor otimização da conservação do caminhão, pois, com menos esforços, aumenta-se o rendimento da vida útil das peças, além de ajudar o motor a exercer suas atividades em temperaturas mais baixas.

Ademais, evitando pressões constantes sobre o veículo, há um menor atrito entre as peças, bem como a redução dos esforços nos componentes, como bateria, embreagem, transmissão, sistema de arrefecimento, bomba de combustível, entre outros.

Aumenta a durabilidade do motor

É comum que nas rodovias o motor seja mais exigido, pois há situações que demandam um maior esforço, como ultrapassagens e aclives. Somado a esses fatores, ainda é necessário que o caminhão trabalhe em altas rotações para manter o rendimento e enfrentar a resistência dos ventos.

Para diminuir essa pressão e aumentar a durabilidade do motor, o uso do defletor permite que o veículo atinja, em situações específicas, altas rotações, pois, devido ao desvio dos ventos, não há a necessidade constante da redução de marchas.

Como escolher um bom defletor de caminhão?

A fim de obter os benefícios do defletor de caminhão, é preciso que o componente seja compatível com o modelo do veículo, para que, ao ser instalada, a peça possa proporcionar aerodinâmica. No mercado, há modelos de defletor feitos de plástico, mas com baixa durabilidade, pois, com o passar do tempo e os fatores climáticos (chuva, sol, ventos), podem trincar ou quebrar. Já o tipo com fibra de vidro pode chegar a ter sua vida útil superior a dez anos.

Por isso, independentemente da marca e do modelo, é importante escolher um defletor fabricado com material de boa qualidade e alta resistência, além de possuir um acabamento reforçado interno que possa conservar o material, a fim de garantir uma verdadeira relação de custo/benefício.

Como instalar esse equipamento?

Além de escolher um bom defletor, é fundamental saber instalá-lo de maneira adequada. Isso porque são necessários alguns ajustes no equipamento, como a distância e a altura entre a carreta e a cabine, já que esse posicionamento pode influenciar na utilização do defletor e na possibilidade da troca de carretas.

Quando mal instalado, os benefícios podem resultar em prejuízos e gerar efeitos contrários, inclusive favorecendo o aumento do consumo de combustível.

Diante disso, independentemente do modelo do caminhão, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado, para que tanto o alinhamento em cima da cabine quanto as furações dos suportes sejam realizados com o máximo de atenção e precisão. Dessa forma, você poderá garantir a instalação do defletor de caminhão e evitará surpresas que possam comprometer todo o trabalho final.

Este artigo foi útil para você? Quer mais dicas sobre acessórios e itens para seu veículo? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.