Dirigindo bem: músicas para ouvir viajando e animar a estrada

8 minutos para ler

Não precisa saber cantar como o Rei do Rock ou a Celine Dion para gostar de música, não é mesmo? Independentemente do seu gosto musical, a música está presente em (quase) tudo na nossa vida, seja para se divertir, seja para relaxar ou comemorar algo importante. E se você é caminhoneiro, ter uma playlist de músicas para ouvir viajando é fundamental.

Por meio dela, é possível transmitir sentimentos e emoções, expressar ideias e, muitas vezes, voltar no tempo. Fato é que as músicas para ouvir viajando são indispensáveis, principalmente, se o seu trabalho consiste em passar grande parte do tempo dirigindo. O motivo disso? Vamos explicar agora mesmo. Confira!

Por que ouvir música?

Sem dúvidas, a música é uma linguagem universal capaz de unir homens e mulheres de todas as idades em qualquer lugar do mundo. Como se não bastasse, os benefícios para o corpo e para a mente vão muito além do simples prazer em ouvi-la. Em alguns casos, ela funciona como “remédio” para o tratamento de determinados problemas.

Isso porque a música libera dopamina ― substância responsável pelo prazer e bem-estar. Por isso, é possível não só aliviar o estresse como também:

  • Diminuir a depressão;

  • Melhorar o humor;

  • Aumentar a concentração;

  • Induzir o movimento;

  • Melhorar a comunicação;

  • Criar vínculos;

  • Promover o autoconhecimento;

  • Fortalecer a memória;

  • Amenizar a dor.

Nesse sentido, ouvir música enquanto dirige é uma alternativa saudável para relaxar e fazer do momento algo prazeroso e divertido. Não é à toa que o filósofo Friedrich Nietzsche dizia que sem a música a vida seria um erro.

A boa notícia é que, hoje em dia, existe uma diversidade de aplicativos, tanto pagos quanto gratuitos, disponíveis para você criar suas próprias playlists e ouvir suas músicas em qualquer hora e lugar que quiser. Entre essas opções está o Spotify — um dos maiores serviços de streaming de música do mundo.

Spotify: o que é e como funciona?

O Spotify se trata de uma plataforma digital que disponibiliza, de forma rápida, músicas, vídeos, podcasts e outros conteúdos de artistas de todo o mundo. Sendo assim, funções básicas como reprodução de músicas são gratuitas. No entanto, o streaming também oferece planos pagos, como o Spotify Premium.

Independentemente do plano, o Spotify permite que você:

Além disso, o Spotify está disponível para vários dispositivos, incluindo celulares (Android e iOS), computadores (PC e Mac), tablets, TVs, alto-falantes e carros. E com o Spotify Connect fica ainda mais fácil transferir conteúdo de um dispositivo para o outro.

Quais são as melhores playlists para ouvir durante a viagem?

Agora que você já sabe que música proporciona benefícios para o corpo e a mente e, sobretudo, qual é a melhor plataforma para ouvi-la, vamos apresentar 6 opções de playlists com músicas para ouvir viajando. Confira!

Rock para Viajar

Há décadas, o bom e velho rock’n’roll faz parte da vida de muitos fãs espalhados pelo mundo. E se engana quem pensa que esse estilo se resume apenas ao barulho e à agressividade. Músicas como War, de Edwin Starr, e Killing in the name, do Rage Against the Machine, foram instrumentos usados para protestar contra a guerra do Vietnã e o racismo institucionalizado nos EUA, respectivamente.

Além da conscientização social, o rock foi (e ainda é) responsável por unir gerações de todas as idades, uma vez que permite atender gostos que vão do clássico e reflexivo, como Bob Dylan e Jeff Buckley, ao mais pesado e sombrio, como Pantera e Sepultura. Nesse sentido, a junção desses estilos durante uma viagem forma uma combinação perfeita e muito prazerosa.

Logo, a playlist Rock para Viajar é composta por músicas como:

Música para a Estrada

Com um ritmo caipira e letras que enaltecem a beleza da paisagem do interior e relatam o cotidiano do homem no campo, o sertanejo raiz atraiu diversos apreciadores desse estilo e, sem dúvidas, marcou a vida de muitos na estrada.

Assim sendo, para os caminhoneiros de plantão que apreciam o modão sertanejo, a playlist Juntos no Caminho é composta pelos clássicos nacionais Milionário & Zé Rico, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, entre outros, como:

Foco e Concentração

Apesar de toda a diversão de uma viagem, todo motorista sabe que não pode abrir mão de manter o Foco e a Concentração enquanto está no volante. E para ajudá-lo nisso, essa playlist reúne músicas instrumentais ideais para quem deseja relaxar enquanto dirige. Nesse sentido, as músicas são as seguintes:

Melhor Playlist de Viagem do Mundo

Já para quem gosta de tudo um pouco, a Melhor Playlist de Viagem do Mundo reúne diversos estilos, como rock, pop, MPB, alternativo, blues, eletrônica, country, clássico, romântico e assim por diante. As músicas que integram essa lista são:

Viagem + Tranquila

Com um mix de músicas que variam entre blues, pop, MPB, reggae e samba, essa playlist é ideal para quem prefere fazer uma Viagem + Tranquila. Vanessa da Mata, Bob Dylan, Ed Motta, Gilberto Gil, Coldplay e Marisa Monte são alguns dos artistas que compõem essa lista. Nesse caso, as músicas que você vai ouvir são:

100 Músicas para Estrada

Como o próprio nome diz, essa playlist contém 100 Músicas para Estrada, que alternam entre hits nacionais e internacionais. Essa combinação permite que o ouvinte desfrute de um mix composto por diferentes artistas musicais. Entre eles estão Madonna, Queen, The Beatles, Novos Baianos, Os Mutantes, Boogarins etc.

Entre as 100 músicas que fazem parte dessa lista, podemos destacar:

Diante disso, provavelmente ficou claro que existe uma variedade de músicas para ouvir viajando para enfim fazer desse momento algo ainda mais divertido e marcante, certo? Afinal, não restam dúvidas de que a música só traz benefícios para o corpo e para a mente e, por isso, você pode abusar desse “remédio”.

Agora que você já sabe quais são as melhores músicas para ouvir viajando, já escolheu suas favoritas? Aumente o som, crie suas playlists e compartilhe com os amigos! Aproveite e siga a gente no Spotify 🙂

Você também pode gostar

Deixe um comentário