Driver Services: como funciona esse serviço que a Scania oferece?

4 minutos para ler

Aprendizado, acompanhamento e conexão. Essa é a essência do Driver Services da Scania. Se você ainda não conhece o programa, não tem problema. O nosso objetivo com este post é trazer esse assunto à sua atenção, demonstrando como podemos aprimorar os seus resultados.

Para isso, reunimos e respondemos as dúvidas mais comuns sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é o Driver Services, quais os seus benefícios aos motoristas conectados e como participar dessa plataforma de aprimoramento, informação e mudança. Acompanhe!

O que é o Driver Services?

Do inglês, “serviços ao motorista”. Como sugere o nome, o Driver Services foi criado para ser uma solução completa aos heróis das estradas. Basicamente, trata-se de uma plataforma de serviço, ensino e suporte a caminhoneiros e gestores de frotas Scania. É representada por três verticais importantes:

  1. Scania Driver Training — programa teórico e prático para o aprimoramento dos motoristas;
  2. Scania Driver Support — interface digital que estimula uma condução produtiva e consciente;
  3. Scania Driver Coaching — orientação ativa e personalizada emitida por especialistas Scania.

A experiência com a plataforma é prática e motivadora. Primeiro, o motorista conhece o Scania Driver Training e implementa as técnicas aprendidas. Passado um mês, recebe uma ligação com orientações personalizadas, com base nos dados coletados por meio do veículo durante esse período.

Todo mês, o motorista recebe uma nova ligação de seu orientador, promovendo um ciclo contínuo de análise, feedback e melhoria para tornar a condução cada vez mais econômica, eficiente e produtiva. Como resultado, é possível alcançar uma redução permanente no consumo de combustível de 10% ou mais.

Quais os benefícios do Driver Services?

Economia, sustentabilidade, durabilidade, produtividade e segurança. Como em um efeito cascata, os ensinamentos e o acompanhamento próximo acabam qualificando a condução do motorista, produzindo uma frota cada vez mais econômica, robusta, disponível e produtiva. Abaixo, explicamos esses pontos em detalhes!

Economia

A economia se manifesta de forma muito clara. Tão logo o motorista adota melhores técnicas de condução, com orientações personalizadas ao seu perfil e ao seu veículo, começa-se a perceber uma queda substancial no consumo de combustível.

Sustentabilidade

Quanto menor o consumo, menor a emissão de gases nocivos à atmosfera. Por causa disso, o programa de aprimoramento consegue atender a duas questões cada vez mais importantes na atualidade logística, que são a redução dos custos e as metas de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Durabilidade

Outra qualidade evidente é o ganho de durabilidade. Com um acompanhamento tão próximo e transparente, é possível reduzir bastante a curva de desgaste das peças e sistemas do veículo. Soma-se a isso a direção consciente, que prioriza técnicas de condução suave, linear e não agressiva.

Produtividade

Com um veículo mais robusto, bem conduzido e menos propenso ao desgaste, o próximo ganho é o aumento da produtividade. Isso ocorre, especialmente, pela redução da ociosidade técnica do veículo. Em outras palavras, são menos visitas e intervalos na oficina, pois o caminhão roda em estado otimizado.

Segurança

Por último, e talvez mais importante, o ganho em segurança nas estradas. Como o veículo está constantemente sob diagnóstico, qualquer desgaste prejudicial à segurança tem muito mais chances de ser previamente identificado. Com isso, minimizam-se os riscos de problemas nas estradas.

Em meados de novembro de 2021, a Scania celebrou a marca de mais de 50 mil veículos conectados. Isso é resultado de uma colaboração intensa e inteligente, combinando o viés de inovação da montadora com a ação participativa das licenciadas, como a Cavese, a Codema e a Suvesa.

Agora que você conheceu um pouco sobre o programa, não perca tempo e aproveite para fazer parte dessa plataforma de transformação. Para isso, basta acessar nossa página especial do Driver Services!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.