Eco-condução ou Ecodriving: o que é e como optar por essa prática?
Nos últimos anos, a indústria automotiva vem produzindo veículos com características cada vez mais sustentáveis, com baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes. No entanto, muitos motoristas acabam não aproveitando esse potencial.
Por isso é tão importante colocar em prática a chamada eco-condução, pois apenas assim é possível utilizar todos os recursos dos caminhões de sua frota, além de otimizar custos, tempo de condução e contribuir para a redução de gases do efeito estufa.
Você sabe o que é eco-condução e qual é a sua importância para o meio ambiente? Neste post você vai conferir tudo sobre o assunto e ainda ficará por dentro dos benefícios de adotar práticas de condução sustentáveis no dia a dia. Acompanhe!
O que é eco-condução
Conhecida como ecodriving, a eco-condução é um estilo de dirigir marcado por hábitos mais ecológicos, seguros e eficientes, que permite tirar o maior proveito possível do potencial dos veículos. Afinal, a forma de dirigir é tão importante quanto as possíveis características ecológicas que um carro venha a ter.
Segundo especialistas, quem coloca a eco-condução em prática pode poupar até 25% do consumo de combustível. Quanto mais um motorista adota comportamentos sustentáveis ao conduzir um veículo, mais benefícios ele aproveitará no dia a dia.
Quais são os objetivos dessa prática
A ecodriving tem entre seus principais objetivos a busca pela redução do consumo de combustível, o que contribui diretamente para gastos menores ao fim do mês e a otimização de recursos de sua frota.
Com uma condução mais eficiente, também é possível reduzir a emissão de gases poluentes, principalmente óxidos de enxofre e de azoto, além da emissão de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
A eco-condução também ajuda a diminuir os problemas mecânicos nos caminhões de sua frota e, consequentemente, os casos de acidentes. Afinal, um estilo de dirigir mais consciente e ecológico contribui para viagens cada vez mais seguras, confortáveis e econômicas.
Como praticar a eco-condução
Siga as orientações a seguir e saiba as melhores práticas para ser um eco-condutor, entenda como reduzir a poluição, controlar o combustível e diminuir o número de acidentes de trânsito.
Dirija a uma velocidade constante
Sempre que possível, evite velocidades excessivas e conduza o veículo com a maior suavidade possível, sem acelerações, desacelerações ou travagens bruscas.
Além de aumentar o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes e o desgaste mecânico do veículo, dirigir em alta velocidade também eleva o desconforto do motorista e dos passageiros, podendo causar acidentes sérios.
Só para se ter uma ideia, quem dirige a uma velocidade de 80 km/h pode poupar até 15% mais combustível do que quem dirige a cerca de 100 km/h.
Verifique a pressão dos pneus regularmente
Quando a pressão está alta ou baixa demais, o pneu tem sua vida útil reduzida e vai precisar ser substituído antecipadamente. Por isso, é essencial que a pressão dos pneus seja verificada pelo menos uma vez por mês.
Para se ter uma ideia, a baixa pressão contribui para o aumento da resistência de rolamento (desgaste lateral) e do consumo de combustível. Já quando ela está muito alta, ocorre um maior desgaste do pneu.
Mas quem mantém a pressão sempre adequada não precisa se preocupar com esses problemas – a verificação regular ajuda a diminuir o desgaste do equipamento, garante mais segurança no dia a dia e reduz até 3% no consumo de combustível.
Como falamos, o ideal é verificar a pressão dos pneus mensalmente, mas a aferição também deve ser feita logo antes do caminhão percorrer longas distâncias. Para saber a indicação correta do ajuste da pressão dos pneus, consulte o manual do veículo.
Ligue o motor apenas no momento de arranque
Outra prática de eco-condução muito importante é ligar o motor do caminhão apenas no momento imediato antes do início de uma viagem, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Além disso, lembre-se de desligar o veículo sempre que ele ficar imobilizado por mais de um minuto.
Evite levar cargas além do necessário
Você sabia que carregar peso excessivo no caminhão pode aumentar o consumo de combustível no dia a dia? No caso de objetos que alterem as características aerodinâmicas do veículo, como itens que ultrapassem os limites da carroceria, o aumento pode chegar a 5%.
Esse consumo pode ser ainda mais significativo nas cidades, já que o motorista precisa acelerar e desacelerar o caminhão com frequência de acordo as condições das vias. Por isso, é muito importante tirar toda a carga desnecessária do caminhão e jamais levar acessórios que afetem a aerodinâmica do veículo.
Realize a manutenção periódica da frota
Quem deseja dirigir com segurança e de forma sustentável não pode se esquecer de fazer a manutenção periódica do veículo. Muitos problemas, quando não são identificados com antecedência, podem aumentar o consumo de combustível e a emissão de gases na atmosfera.
Dessa forma, lembre-se de levar os caminhões de sua frota para a oficina periodicamente para verificar o nível do óleo e fazer toda a revisão preventiva indicada pelo fabricante. Essa prática tem um potencial de poupar cerca de 3% de combustível.
Desligue o ar-condicionado sempre que necessário
Muita gente não sabe, mas o ar-condicionado usado nos veículos pode consumir até meio litro de combustível por hora, além de aumentar o consumo no início de cada viagem em aproximadamente 10%.
Em caminhos curtos, o mais indicado é dirigir o caminhão com os vidros abertos e não ligar o ar-condicionado, pois a refrigeração do equipamento vai demorar muito mais para acontecer do que o tempo da própria viagem.
Além disso, se os caminhões de sua frota têm a função “ECO” no ar-condicionado, ela deve ser sempre ativada para reduzir o consumo quando o equipamento estiver ligado.
Como você viu até aqui, a eco-condução pode ser implantada por meio de hábitos simples e ajuda a manter uma direção mais ecológica e segura para todos no trânsito. Lembre-se de estimular essas práticas entre os motoristas da frota, para que elas beneficiem sua empresa, seus funcionários e o meio ambiente.
Agora que já sabe a importância da eco-condução e as principais formas de colocar esse estilo de dirigir em prática, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail tudo o que você precisa saber sobre o universo automotivo!