Economia de combustível: tecnologia inova para aumentar a rentabilidade no transporte de cargas
A oscilação do preço do diesel afeta o bolso da população em geral e, por isso, motoristas e transportadoras driblam o aumento de custos com a otimização da frota.
Para economizar, alguns profissionais comprometem a qualidade do serviço, o que está longe de ser a solução ideal. Fazer a manutenção dos equipamentos e manter o contato constante com a montadora é um dos caminhos para otimizar o rendimento do veículo. Fatores como um pneu mal calibrado ou mesmo o tempo de marcha errado, por exemplo, estão entre as muitas variáveis que comprometem o consumo de diesel.
Para atender motoristas e transportadoras, a Scania inovou na tecnologia da nova geração de caminhões. O diagnóstico em tempo real das condições do veículo se tornou essencial para a economia de combustível nas estradas. Em 2019, o mercado nacional reagiu positivamente ao lançamento da nova linha, que teve cerca de de 8 mil unidades entregues até agosto.
Silvio Munhoz, diretor comercial da fabricante no Brasil, conta que a aceitação se dá pela economia comprovada de até 12%. Para economizar, um dos recursos é o sistema Opticruise, que automatiza a caixa de câmbio, selecionando a melhor marcha para balancear desempenho e consumo. Somado a ele, o sistema de alta pressão, associado a novas instalações no cofre do motor e à nova aerodinâmica externa da cabine, ajuda o motorista a otimizar a autonomia.
A nova geração Scania é totalmente voltada à eficiência. Todos os fatores da fabricação dos novos modelos somam para a segurança e conforto dos motoristas, por exemplo:
– Sistema modular da Scania é a base para soluções exclusivas;
– Nova posição do motorista aumenta a flexibilidade e segurança;
– Mesmo nível de qualidade, componentes e conforto de automóveis;
– Cabine dividida em zonas, com diferentes funcionalidades e iluminações;
– Modelo S: pela primeira vez um piso plano para maior conforto;
– O primeiro caminhão do mundo com airbags laterais de cortina.
Segurança que agrega valor
Muitos motoristas e transportadoras testaram e aprovaram a nova geração Scania. Em Santa Catarina, a Transportadora Peregrina comprovou a eficiência e rentabilidade logo que começou a renovação da frota com a concessionária Cavese. A tecnologia e a segurança dos caminhões novos agregam valor ao serviço e mantém a empresa em crescimento, como conta Jair Manoel Lima, proprietário da Peregrina. Veja o depoimento completo:
Conectividade que gera economia
Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Unidão Transportes tem 93% da frota formada por veículos Scania. O diretor Ademir Dornelles relata ganho significativo nos custos de operação devido a diversos fatores inovadores da marca, como conectividade e economia de combustível. Dornelles também aprova o plano de manutenção, que funciona em tempo real e evita que os caminhões tenham longos tempos de manutenção. Veja o depoimento completo:
Financiamento descomplicado
A catarinense Marvel, fundada 1975, conta com 85% da frota formada por caminhões Scania e comprou 120 unidades da nova geração. O presidente da empresa, Ludovino Costella, destaca que desde as negociações o Scania Banco ajuda com soluções financeiras seguras. Cristiano Tibola, coordenador de oficina, conta que os motoristas preferem a marca pelo conforto e silêncio na cabine. “Ele dá maior estabilidade e muito mais conforto”, conta Tibola. Veja o depoimento completo:
Tradição em otimizar custos
A gaúcha Dachery Transporte Internacional é parceira da Scania desde a década de 1970. Sérgio Augusto Dachery, diretor da empresa, conta que a marca sempre foi a mais econômica da frota. A nova geração chegou para fortalecer essa tradição, gerando economia de combustível entre 8% a 10% em relação ao modelo anterior. Veja o depoimento completo:
Parceria de gerações
No final da década de 1950, Jandir Favassa fundou a Transrima Transportes, em Concórdia. Hoje, o neto Ricardo Favassa conta que a Scania entrou na rotina da empresa em meados de 1995. Só em 2019, 25 novos veículos foram adquiridos para transporte frigorífico. Favassa destaca a engenharia e o design dos caminhões, que têm interior mais confortável e colunas melhor posicionadas dando mais segurança ao motorista. O proprietário da transportadora exalta a Scania, que visita a empresa semanalmente para auxiliar na leitura dos dados gerados pelo novo sistema. “A Transrima tem 9,2% de economia de combustível, em comparação ao modelo anterior. E isso é comprovado na ponta do lápis”, relata Ricardo. Veja o depoimento completo:
Empresa familiar
Com a representatividade de 90% de veículos Scania na frota a Transportadora Trans Shirley vem desempenhando uma economia de 12% a 14% de combustível com a nova geração de caminhões Scania e comparando com outras marcas a economia chega em torno de 15% a 18%. Assista o depoimento de José Menezes e Fernando Menezes e veja como as soluções Scania fazem diferença para a empresa Trans Shirley:
Pai e Filho Juntos
Rentabilidade, conforto, segurança e economia comprovada de 10% a 12% de consumo de combustível. Assista o depoimento de André Martins e veja como as soluções Scania fazem diferença para a empresa Gato Magro Transportes.
Frota 100%
Com uma frota 100% Scania, a MV Futuro Cereais busca mais rentabilidade com a nova geração de caminhões. Assista o depoimento de Mario José de Carvalho Jr e veja como as soluções Scania fazem diferença para a empresa MV Futuro Cerais.
Agora que você conhece casos de sucesso de transportadores que possuem a nova geração Scania em sua frota, entre em contato conosco e confira as melhores soluções!