Energéticos naturais: fitoquímicos saudáveis para energia na estrada

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Percorrer o país transportando cargas não é uma tarefa simples. Além de conhecer as estradas e apresentar as habilidades necessárias à condução do veículo, os caminhoneiros precisam cuidar da saúde e ter muita disposição e energia. Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais energéticos naturais.

Mas, antes de aprender as receitas, é relevante saber que os energéticos naturais são fitoquímicos, ou seja, alimentos de origem vegetal que contêm uma categoria de nutrientes (carotenoides, flavonoides e isoflavonas, por exemplo) que se diferem das vitaminas e minerais. Continue a leitura e entenda melhor! 

Funcionamento e benefícios dos fitoquímicos 

Os fitoquímicos podem ser encontrados em diversos grãos, sementes e frutas, e funcionam como protetores do organismo humano. Eles combatem os radicais livres e protegem as células dos processos de oxidação (que causam o envelhecimento e podem impulsionar doenças) e de outros agentes maléficos à saúde. Podemos dizer que tais nutrientes são aliados do sistema de defesa e grandes promotores da qualidade de vida, ajudando no detox e oferecendo mais vitalidade ao organismo.

Você sabe por que devemos manter uma alimentação natural e colorida para ter mais energia e garantir uma vida saudável, dentro e fora das estradas? Uma das respostas está justamente nos fitoquímicos, na medida em que eles são encontrados na pigmentação dos vegetais. Neles, sua atuação é de protetores contra bactérias, animais, fungos e calor. 

Vale lembrar que, além de ricos em fitoquímicos, os energéticos naturais apresentam diversas vantagens quando comparados aos industrializados — principalmente aqueles produzidos com alimentos orgânicos. Isso porque eles são isentos de corantes artificiais e não apresentam doses elevadas de açúcar, cafeína e taurina. Ou seja: há benefícios em dobro para a saúde, além da energia, foco e concentração na estrada.

Abaixo, conheça alguns benefícios que vão além do aumento da disposição: 

  • Aumento da concentração (e, consequentemente, da segurança durante o trajeto);

  • Modulação de estresse oxidativo e dos hormônios;

  • Prevenção de doenças e funções antivirais e antibacterianas;

  • Perda de gordura e aumento de massa magra;

  • Diminuição da pressão arterial;

  • Otimização dos processos metabólicos. 

Principais energéticos naturais 

Agora que você descobriu que os fitoquímicos são importantes e que eles têm tudo a ver com os energéticos naturais, veja quais bebidas tomar para melhorar a saúde e o desempenho durante as viagens

Açaí com guaraná

A combinação de açaí com guaraná é um dos energéticos saudáveis mais conhecidos. Ambas as frutas são típicas da Amazônia e fornecem grande quantidade de energia. Esse energético reduz o envelhecimento precoce das células causadoras de rugas e alguns tipos de câncer.

No caso do açaí, destaca-se a presença da vitamina C, o alto índice calórico, o fortalecimento do sistema imunológico e as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Suas antocianinas reduzem o colesterol ruim e, consequentemente, as doenças cardiovasculares. 

Já a fruta guaraná (comercializada em pó ou xarope) é um bom estimulante, já que é fonte de açúcar e contém pectina (fibras que absorvem água e evitam picos de glicose, conhecidos como caffeine crash, que causam ansiedade). Ela também melhora a circulação sanguínea e tem propriedades analgésicas que combatem as dores, principalmente, de cabeça. Juntos, açaí e guaraná fornecem o vigor necessário para encarar os desafios das estradas

Receita de suco açaí com guaraná

Para fazer esse suco, utilize 250 gramas de polpa de açaí congelada e sem açúcar. Adicione um sachê de guaraná e 800 ml de água (4 xícaras de chá) gelada. Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade média e consuma a bebida em seguida. 

Chá-mate

O mate, planta que dá origem ao chá, pode ser encontrado em diversas regiões da América do Sul. Assim como o guaraná, ele contém cafeína e estimula o sistema nervoso. Com isso, amplia-se a capacidade de concentração e atenção consciente. Mas não é só isso! Além de ser um ótimo antioxidante, o chá dessa poderosa planta é diurético e reduz o apetite. 

Receita de mate

Ainda não sabe como fazer um bom mate? Ferva a erva com a água até que o líquido fique escuro. Feito isso, basta coar. A bebida pode ser consumida fria ou quente. Para tornar o energético mais saboroso, você poderá acrescentar moderadamente açúcar, mel, adoçante e até limão. Com os acessórios adequados, você poderá fazer um bom mate sem ter que deixar o caminhão.

Erva-doce, ginseng e canela

O chá desses três ingredientes é um poderoso energético natural. A erva-doce, rica em vitamina B6, acelera o metabolismo, melhora o desempenho do sistema digestório devido às fibras e atua como anti-inflamatório. Assim como a erva-doce, a canela oferece energia e acelera as funções metabólicas. Ela é um dos termogênicos naturais mais utilizados pelos praticantes de atividades físicas para queimar gorduras. 

Já a raiz de origem chinesa é famosa por suas propriedades afrodisíacas e antidepressivas, mas também pela melhora da função pulmonar, pelo aumento da concentração e pela redução do colesterol. O chá feito desses ingredientes pode ser consumido quente ou frio, o que é excelente para quem enfrenta as diferentes condições climáticas brasileiras. 

Abacaxi com hortelã e gengibre 

O trio formado por fruta, erva e raiz dá origem ao suco que, além de saboroso, é um dos melhores energéticos naturais. A vitamina C, responsável pelo aumento de disposição e energia, é encontrada no abacaxi, que também oferece o conhecido gosto cítrico e ação anti-inflamatória. 

E a função termogênica fica por conta do gengibre. Assim como a canela, a raiz acelera o metabolismo e aumenta a atividade do sistema nervoso. A hortelã, planta aromática e medicinal, dá o toque especial. Sua ação no organismo está relacionada a redução da azia, alívio da febre, combate à dor de cabeça e diminuição de sintomas ligados ao estresse e à ansiedade. 

Receita de suco de abacaxi com hortelã e gengibre

A receita desse suco não guarda nenhum mistério, amigo caminhoneiro. Descasque o abacaxi (cerca de três fatias) e bata no liquidificador com gelo, água (ou água de coco), hortelã a gosto e um pedaço de gengibre. Após bater os ingredientes, coe o suco se julgar necessário. 

Suco de laranja, limão e cenoura 

Nada mais colorido e fitoquímico do que misturar limão, laranja e cenoura. Cada um desses elementos tem particularidades que atuam de maneira benéfica no organismo. Quando combinados, é possível obter antioxidantes, minerais, magnésio, potássio, vitamina C e outros nutrientes importantes.

Um dos segredos que fazem desse suco um poderoso energético é a presença de flavonoides, típicos das frutas cítricas. Além disso, a ingestão do suco composto pela dupla cítrica faz bem para a digestão, o cabelo, a pele e a unha devido à presença da cenoura. Essa combinação é uma boa opção para caminhoneiros e praticantes de exercícios físicos. 

Receita de suco de laranja, limão e cenoura

Nesse suco, esprema três laranjas grandes e um limão. Coloque-os no liquidificador, adicione aproximadamente 700 ml de água e cubos de gelo. Descasque e corte a cenoura em rodelas e bata os ingredientes no liquidificador. Se desejar, adicione um pouco de açúcar. 

Agora você já sabe o que são os fitoquímicos saudáveis e descobriu quais são as melhores receitas de energéticos naturais. Eles podem se tornar grandes aliados na manutenção da saúde e no aumento da disposição física para percorrer os mais longos trajetos. Experimente cada uma das receitas ou escolha aquela de sua preferência – há ainda opções prontas para consumo! –  e lembre-se de descansar em intervalos regulares

Que tal ajudar seus companheiros de estrada a também terem mais energia? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

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