Quais são as estradas novas do Brasil e como foram projetadas?
Desde o motorista do caminhão até o dono da frota, todos sabem como é vantajoso trafegar por estradas novas — que tiveram adição de trechos, passaram por uma renovação ou foram implantadas recentemente — ao movimentar cargas.
O fato da infraestrutura da malha rodoviária do Brasil não ser um exemplo de qualidade, permanecendo em obras, mais que reforça a importância disso. No entanto, algumas vias podem ser consideradas literalmente dessa maneira.
Quer saber quais são? Veja isso e muito mais neste conteúdo!
Malha rodoviária brasileira hoje
1.720.909 quilômetros — essa é a extensão da malha rodoviária do Brasil segundo relatório da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) datado de 2023. Apesar de ser um dado impressionante, somente pouco mais de 12% disso está pavimentado.
Logo, fica evidente que a situação não é ideal, principalmente para quem atua na área de transporte de cargas. São problemas como erosão, esburacamento e falta de sinalização que tendem a gerar acidentes. Não à toa, 66% dessas vias são consideradas regulares, ruins ou péssimas.
Muitos desses cenários são agravados por questões climáticas, burocráticas e orçamentárias. Em relação às duas últimas, as concessões têm sido um meio de aumentar os investimentos.
Para se ter uma ideia, estima-se que a iniciativa privada gasta 3,8 vezes mais do que o setor público em melhoria, conservação e expansão. Como resultado, o levantamento da CNT citado mostra que 64,1% das rodovias sob esse modelo de gestão são avaliadas como boas ou ótimas.
Obras em rodovias brasileiras
Entre estradas novas, duplicações, extensões, reparos e restauros, as obras são frequentes. No entanto, mesmo tantas ações não chegam a ser suficientes para que as vias se tornem completamente eficientes.
Nesse contexto, cabe perceber que investir na melhoria da malha rodoviária é uma maneira de tornar o ramo de transportes mais competitivo. Afinal, reduz a manutenção ao ampliar a vida útil de veículos, permitindo que fretes ou passagens tenham preços mais atraentes e, desse modo, aumentando o volume comercial dos empreendimentos relacionados.
Ou seja, se trata de um investimento para o crescimento de produtores rurais, de indústrias de transformação, do setor de logística e da economia nacional, resultando em um implemento na arrecadação.
Mais do que isso, melhores condições de locomoção elevam o acesso a insumos por diversos tipos de negócios e a produtos para a população — outro impulso para o mercado. Os ganhos ainda abrangem os vários segmentos em desenvolvimento e que já dependem desses meios para entregar as suas mercadorias.
Para além de sua importância, uma questão ligada à construção e à conservação das vias é se é melhor reformar as estruturas existentes ou construir outras. Nesse ponto, há dois fatores a serem levantados:
- custos envolvidos em cada uma das situações;
- impactos econômicos, sociais e ambientais.
Enquanto a necessidade de ligar o país é inegável, ela não pode ser feita em prejuízo a atividades e habitats que utilizam os potenciais locais. Assim, os caminhos que estão abertos e, portanto, integrados às regiões tendem a ter menos repercussão.
Por outro lado, parte das localidades brasileiras não contam com acessos implantados ou asfaltados, necessitam de ampliações, novos trechos ou o que há deve ser reestruturado, a fim de melhorar a trafegabilidade. Logo, a resposta para esse questionamento varia caso a caso.
Estradas novas do Brasil
Estradas novas, isto é, recém implantadas, com trechos adicionados ou renovações recentes são parte da realidade brasileira. Confira uma lista delas a seguir!
Rodovia dos Tamoios
A SP-099 começou em 1932. Porém, o trecho que vem sendo chamado de “Nova Tamoios”, em Caraguatatuba, foi inaugurado em 2023. Com cerca de 22 quilômetros que incluem tanto viadutos quanto túneis — um deles com 5,5 quilômetros de comprimento —, essa duplicação faz parte da ligação do litoral norte com o Vale do Paraíba.
Basicamente, seu projeto criou uma nova pista no sentido São José dos Campos, permitindo que as faixas antigas acomodassem apenas o fluxo inverso. Tal obra exigiu a escavação de mais de 1,7 milhões de metros cúbicos de rochas, mas utilizou cabos suspensos para transportar insumos, equipamentos etc., diminuindo seu impacto ambiental.
BR-376
Fazendo a ligação rodoviária de Mato Grosso do Sul a Santa Catarina, a BR-376 tem uma parte nova em Maringá, no Paraná, desde 2022. Tal projeto inclui novos viadutos, terraplenagem, drenagem e pavimentação. Além disso, foram integrados trechos acessórios em 2021. Essas mudanças buscam melhorar a trafegabilidade na região.
Rodovia do Parque
O primeiro trecho da BR-448 foi entregue em 2013, tendo 22,3 quilômetros de extensão projetados para reduzir o trânsito na BR-116. Seguindo essa meta, em 2023 começaram a ser realizados estudos para desenhar um novo traçado entre Esteio e Portão, uma vez que os planos originais para a sua expansão perderam o sentido com alterações no planejamento local.
Rodovia do Pacífico
Buscando compor uma ligação transnacional entre Brasil, Bolívia e Peru, essa é considerada uma das estradas novas por ter sido inaugurada na década de 2010. Seu objetivo é facilitar o escoamento da produção brasileira pelo Pacifico.
O projeto segue a BR-364 e a BR-117, contando com 319 quilômetros em território nacional. Sua extensão atravessa a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes, além de terminar no litoral. Por isso, precisou abarcar mudanças de solo e clima que impactaram o processo construtivo.
BR-319
Por se tratar de uma obra de renovação, que visa dar um novo uso a já existente BR-319, esse é um caso diferenciado entre as estradas novas. Localizada entre o estado do Amazonas e Rondônia, seu projeto exigiu estudos ambientais e antropológicos, para que tanto a floresta quanto os povos originários que residem na região fossem considerados.
A ação mais importante e necessária é sua pavimentação, que vem sendo realizada em lotes. Assim, atualmente, a projeção é que o asfalto chegue a 100% de sua extensão em 2027, legando uma rodovia revitalizada.
BR-101
A BR-101 está longe de ser uma estrada nova. Entretanto, ela conta com 20 quilômetros inaugurados em 2023. Essa adição fica na Serra, em Grande Vitória. Assim como ocorre em outras obras do tipo, o projeto foi desenvolvido para reduzir o fluxo de veículos pesados na cidade, melhorando o trânsito interno enquanto amplia a segurança para todos.
Por estar em um terreno alagado e, portanto, instável, precisou contar com uma base que chega a 50 metros de profundidade e 5 metros acima do solo, formada por pilares flutuantes. No total foram 5 mil estacas e cerca de 160 mil metros cúbicos de concreto.
Rodovia do Contorno
Situada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, seu projeto remonta à década de 1970 e tinha como objetivo reduzir o trânsito na cidade. Para tanto, faz a ligação da BR-393 com a BR-116. Entregue em 2017, sua construção começou em 1995, mas sofreu inúmeras interrupções.
Agora que você conhece as estradas novas do Brasil, pode viajar com mais tranquilidade por elas. Mais que isso, é viável direcionar suas rotas para essas vias, uma vez que estão em melhores condições, reduzindo o desgaste e os riscos.
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