O que você deve saber para conseguir financiar caminhão usado

8 minutos para ler

Na situação em que nos encontramos hoje, já sabemos (ou temos maior consciência) dos impactos que a pandemia provocada pela Covid-19 tem causado na economia do país e do mundo. Apesar de muitos empreendimentos terem fechado suas portas, diversos segmentos optaram por adotar soluções alternativas como uma forma de driblar a atual crise da economia.

Um exemplo claro disso é a oferta de carência de três (contratos CDC) a seis meses (contratos Finame) feita pelo Scania Banco para quem quer financiar ou possui contrato de financiamento em andamento. Por causa de medidas como essa, quem deseja financiar caminhão usado pode conseguir alcançar esse objetivo mesmo estando em uma pandemia. 

Além disso, sabemos que o financiamento de veículos é uma das principais alternativas de pagamento usadas por empresários e caminhoneiros. Isso porque permite um planejamento de médio e longo prazo. Sem contar que as variadas opções de financiamento possibilitam que o interessado escolha a que melhor atende aos seus objetivos e à condição financeira.

Tendo em vista a importância desse assunto, preparamos este artigo para apresentar algumas informações importantes sobre o financiamento de caminhão usado, além de dar dicas para você escolher o melhor veículo. Acompanhe a leitura!

Como funciona o financiamento de caminhão usado?

Escolhido por ser uma alternativa menos burocrática e que atende tanto a pessoas físicas quanto a jurídicas, o financiamento de veículos é uma solução bastante utilizada por empresas que querem aumentar a frota ou por caminhoneiros que desejam ser donos do próprio veículo ou trocar o seu caminhão.

Independentemente dos objetivos, essa opção de pagamento funciona da seguinte forma: o interessado, ao financiar o caminhão, assume a dívida com o banco (ou financiadora) e o veículo fica em seu nome. Além disso, o bem é dado como garantia caso a dívida não seja quitada.

No entanto, vale a pena financiar um veículo seminovo? A resposta é “sim”. Afinal de contas, escolher um caminhão usado tem suas vantagens, uma vez que a condição financeira é um dos fatores que influencia diretamente essa decisão. Por isso, ao optar por um seminovo, você tem como vantagem:

  • caminhões equipados com preços bem acessíveis;
  • formas diferentes de financiamento;
  • menor desvalorização na compra;
  • caminhões já revisados na concessionária;
  • disponibilização de modelos de veículos atuais.

Quais as opções de financiamento?

No Brasil, as opções de financiamento mais comuns são: CDC, Finame, Leasing Financeiro e Leasing Operacional. Vamos explicar, então, como funciona cada uma delas. Veja só!

CDC – Crédito Direto ao Consumidor 

Dentre os tipos de financiamento mais comuns, o CDC costuma ser o mais utilizado por empresas e caminhoneiros em geral, devido à sua maior facilidade em obter o crédito e à menor burocratização. Além disso, conforme o cliente antecipa o pagamento das parcelas do financiamento, os juros vão sendo reduzidos. Logo, é possível concluir o contrato com taxas de juros mais baixas. 

Lembrando que, ao escolher o modelo de CDC, o interessado no financiamento precisa dar um valor de entrada e parcelar o restante em até 60 meses. No entanto, como mencionamos, quitar a dívida o mais rápido possível é a melhor solução para garantir uma compra mais econômica, visto que os juros serão reduzidos.

BNDES Finame

Diferentemente do CDC, o Finame é limitado somente para as empresas que têm cadastro no Financiamento de Máquinas e Equipamentos. Além disso, trata-se de uma linha de crédito oferecida pelo BNDES (ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Normalmente, a instituição pode financiar 50% ou 100% do valor do bem e o período de carência pode chegar até 2 anos. Apesar de as taxas de juros serem baixas, o Finame não permite antecipar o pagamento das parcelas. Para fazer uso desse tipo de financiamento, é preciso que o interessado apresente documentos e certidões válidas.

Leasing financeiro

Para os clientes que desejam ficar com o caminhão após o término do contrato com valores já estabelecidos, o financiamento leasing financeiro é a opção mais indicada nesse caso. Isso porque o tributo referente ao valor residual (VR) já é definido logo no início do contrato e distribuindo nas parcelas — ou se o cliente quiser, o pagamento pode ser feito de uma vez só.

Vale ressaltar que esse modelo de financiamento não permite o pagamento antecipado das parcelas e a duração mínima do contrato é de 24 meses.

Leasing operacional

Já para aqueles que buscam os mesmos benefícios do leasing financeiro, mas que não desejam ficar com o caminhão após a finalização do contrato, o leasing operacional é a melhor solução. Afinal de contas, além de não incentivar o cliente a comprar o veículo, no valor das parcelas já estão inclusos os gastos com a documentação, o emplacamento, a manutenção, o seguro e o licenciamento. 

Como conseguir financiar?

Antes de qualquer decisão, é preciso analisar bem as opções de financiamento levando em consideração a sua realidade financeira, o segmento em que atua, as condições de pagamento, prazos, entre outros fatores que podem atrapalhar a sua conquista quando ignorados. Após analisar todas as questões importantes, é hora de preparar os documentos. Geralmente, são exigidos CNH, RG ou CPF e comprovante de renda.

Para finalizar a negociação, é muito importante que você procure a instituição financeira para discutir a possibilidade de obter descontos conforme a quitação das parcelas ou ter melhores condições de pagamento. No momento de assinar o contrato, é fundamental ler todo o conteúdo para evitar desentendimentos e confirmar se a proposta é justa para ambos os lados da negociação. 

O que avaliar ao escolher?

Tendo em vista que a aquisição de um caminhão (ou mais) requer um bom investimento, fica clara a importância de ter um bom planejamento para que possíveis prejuízos sejam evitados. Sendo assim, um dos primeiros pontos que você precisa verificar envolve as informações contidas nos contratos vigentes com seus parceiros, pois, nele, são especificados o modelo de caminhão ideal, o tamanho, o tempo de operação, o nível de resistência etc.

Analisando essas informações, você consegue identificar quais são os contratos com maior valor agregado e menor número de parcelas. Além disso, é preciso considerar os custos com documentos, licenciamento, seguro, manutenção e demais despesas necessárias para manter o veículo em boas condições de uso.

Para empresas que desejam atualizar ou aumentar a frota, é possível fazer uso de parte do caixa para somar com o valor de entrada do financiamento. Mas, para que essa dica gere um resultado positivo, é fundamental dispor de um bom planejamento financeiro e, sobretudo, considerar a capacidade que a sua empresa tem de gerar lucros em médio e longo prazos.

Qual a documentação exigida?

A lista de documentos exigidos varia conforme o tipo de cliente. Ou seja, empresas pequenas precisam apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • um registro do faturamento dos últimos 12 meses da empresa.

Já as empresas de médio e grande porte devem reunir os seguintes documentos:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • informações sobre o patrimônio da empresa;
  • contrato social;
  • relação de clientes;
  • dados referentes à contabilidade;
  • informações da frota.

Normalmente, são esses os documentos exigidos pelos bancos ou instituições financeiras. No entanto, é muito importante que você entre em contato com a instituição financeira que fará o financiamento para saber quais são os documentos e atividades que ela exige para dar início ao processo.

Portanto, como já mencionamos, o financiamento de um caminhão requer um planejamento bem-feito para evitar os riscos de obter prejuízos. Além disso, apostar em marcas já conhecidas e consolidadas é uma forma de garantir ainda mais satisfação com o processo de financiamento.

Diante disso, os veículos Scania são considerados uma ótima opção de investimento, pois, além de serem veículos seguros de qualidade, a marca oferece todo um suporte para quem deseja financiar caminhão usado.

Deseja financiar um caminhão usado? Então, conheça agora nossos seminovos

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.