Como a tecnologia impacta o gerenciamento de frotas? Confira

6 minutos para ler
codemashop-app-vendadeprodutos-scania
consórcio scania bravo

A tecnologia é importante em todas as áreas da sociedade. Ela vem mudando a forma como as pessoas interagem e trabalham. Nas operações logísticas, a tecnologia trouxe um significativo avanço.

A tecnologia na gestão de frotas consiste na aplicação de ferramentas avançadas para melhorar os processos de transporte de carga, ou seja, aqueles que envolvem veículos pesados em trânsito pelas rodovias, com o objetivo de transportar cargas.

Atualmente, existem diferentes tecnologias usadas na logística de pesados, como: direção autônoma, computadores de bordo, retrovisores digitais, caminhões elétricos, sistemas de gestão de frotas, sistemas de roteirização.

Saiba mais sobre o assunto lendo nosso artigo. Veja como a tecnologia causa impacto no gerenciamento de frotas.

Qual é a importância da tecnologia no gerenciamento de frotas?

Quando a transportadora usa tecnologia no gerenciamento de frotas, deixa mais simples o recebimento e o armazenamento de materiais informativos, além de solucionar os imprevistos com rapidez — algo que somente dados integrados podem oferecer.

Informação no mundo das empresas é muito valiosa, pois os processos logísticos acontecem com segurança e agilidade a partir dos dados armazenados em um sistema.

Os pedidos serão respondidos com mais rapidez, o planejamento será mais intuitivo, as atividades que, em geral, consomem muitas horas para sua efetivação são realizadas somente com poucos cliques em uma tela de computador ou smartphone.

Quais são as vantagens da tecnologia na gestão de frotas?

Complementando o que falamos acima, vamos apresentar algumas vantagens que confirmam a importância da tecnologia no gerenciamento de frotas.

Contenção de falhas

A tecnologia contribui para reduzir as operações manuais. Consequentemente, diminuem também as possibilidades de erros humanos. Além disso, o tempo para identificar os erros, se vierem a acontecer, será bem menor.

Vale lembrar que as ferramentas tecnológicas facilitam a identificação de problemas nos caminhões antes que eles se tornem onerosos. Isso é possível mediante a manutenção preventiva.

Redução de custos

Com a redução nos erros, naturalmente os custos diminuem. Isso porque os transtornos podem ser resolvidos mais rapidamente e com a intervenção de menos funcionários.

Podemos falar nos papéis do escritório, o que impacta, de forma benéfica, sobre o meio ambiente. A tecnologia ajuda também a gerar economia na manutenção dos veículos, considerando o custo-benefício da manutenção preventiva.

Melhoria do planejamento

Um sistema de gerenciamento de frotas gera relatórios com informações valiosas que vão ajudar a desenvolver um bom planejamento em menos tempo.

Agilidade nos procedimentos

Os dados guardados no sistema de gestão são mais precisos, seguros e confiáveis. Assim, os processos e as operações na logística de veículos pesados ficam mais rápidos.

Mais satisfação

Sempre que um produto é entregue dentro do prazo, sem extravios nem danos, o cliente fica satisfeito. Cliente satisfeito tem mais chances de se tornar cliente fidelizado.

Além disso, os clientes satisfeitos ajudam a divulgar a empresa, recomendando-a a amigos, conhecidos e familiares.

E a tecnologia igualmente assegura mais proteção aos condutores dos veículos, que viajarão mais tranquilos e mais satisfeitos.

Aumento da produtividade

A frota integra um sistema de valor do negócio. A transportadora fornece algum valor para os clientes, que pode ser um produto ou serviço. Para tanto, a empresa busca rapidez, pois tempo é dinheiro.

Com a tecnologia aliada ao gerenciamento de frotas, a empresa consegue aumentar sua produtividade, pois há uma série de ações para prever conflitos que aparecem na logística de transporte.

Dessa maneira, os motoristas trabalham com mais motivação, já que existem ferramentas que calculam e gerenciam os problemas.

A segurança também estimula os motoristas a serem mais produtivos. Haverá menos infrações, pois eles evitarão acidentes. Isso vai assegurar que a frota fique mais disponível.

Quais são os tipos de tecnologia disponíveis para frotas?

Vamos considerar um pouco as mais recentes tecnologias que facilitam o gerenciamento de frotas. Você já deve ter ouvido falar em:

  • caminhões elétricos, que geram baixo impacto sobre o meio ambiente e são menos ruidosos;
  • direção autônoma, provida de sensores, radares, câmeras que deixam a viagem mais segura, já que existe um maior monitoramento;
  • retrovisores digitais, que oferecem uma visão muito mais abrangente ao condutor do veículo.

Os computadores de bordo já se tornaram comuns em muitos veículos pesados. Eles leem diferentes informações: distância percorrida (quilometragem), relógio, horímetro e outras. Além disso, eles sinalizam manutenções.

Quanto aos sistemas de gestão, já se popularizaram na maioria das empresas. Existem sistemas destinados especificamente às empresas que trabalham com veículos de carga.

Quais são os impactos da tecnologia no gerenciamento da frota?

A tecnologia ajuda o gestor a manter um melhor controle sobre o gerenciamento diário da frota. Com esse acompanhamento, além de aprimorar a gestão das manutenções preventivas e corretivas, inclusive das lubrificações e inspeções, passa a ser feita de acordo com o período de rodagem. O agendamento e a efetivação das manutenções preventivas são muito mais confiáveis.

O gestor ainda consegue manter controle mais preciso sobre as peças estocadas e sobressalentes e sobre a data certa para que sejam trocadas, conforme o tempo de utilização. Considerando uma concorrência mais intensa, vale a pena coletar informações mais confiáveis para se diferenciar das outras empresas, tornando mais competitivo.

Já mencionamos como a tecnologia pode gerar satisfação nos clientes e como os clientes, satisfeitos, podem se tornar fidelizados. A empresa consegue gerenciar os prazos com mais eficiência, padroniza os processos e prevê custos com mais precisão.

Tudo isso acontecerá com praticidade, sem a necessidade de preencher planilhas manualmente, que levam muito tempo e evitam informações conflitantes.

Um bom sistema de gerenciamento de frotas permite acessar, por meio de relatórios e de indicadores, as informações necessárias, gerando mais rapidez e confiabilidade na tomada de decisões.

Os caminhões Scania oferecem tecnologia de última geração para facilitar o gerenciamento de frotas de qualquer empresa. Podemos começar com a plataforma modular da Scania. Além disso, estamos focados no desenvolvimento de soluções sustentáveis que são viáveis atualmente, como os trens movidos por combustíveis renováveis, não-poluentes. Também tomamos decisões em longo prazo para o desenvolvimento de soluções de transporte autônomo, eletrificado e conectado. Unimos nosso empreendedorismo à pesquisa e à tecnologia, principalmente à digitalização.

Se gostou do artigo, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais para ficar atualizado sobre todas as informações e atualizações do universo Scania! Siga a Codema (FacebookInstagramLinkedIn) a Cavese (FacebookInstagramLinkedIn) e a Suvesa (FacebookInstagramLinkedIn)!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.