Saiba como fazer uma boa gestão de combustível para sua frota
Uma das maiores preocupações para o gestor de frotas certamente é o gasto com combustível. Afinal de contas, os veículos dependem dele para rodar e, ao mesmo tempo, é fundamental economizar para que a transportadora não tenha prejuízos. Dessa forma, gerenciar corretamente esse item é de extrema relevância para que a transportadora consiga controlar as despesas e auferir lucros.
Então aproveite que está por aqui, leia nosso artigo completo e veja como efetivar uma boa gestão de combustível para frota, além de aproveitar nossas dicas e otimizar os processos de sua empresa!
Como fazer uma boa gestão de combustível para frota?
Para ajudar você, de forma que seja possível prestar bons serviços sem ter gastos excessivos, vamos dar algumas dicas de como fazer uma boa gestão de combustível para a sua frota. Acompanhe.
Abasteça em postos confiáveis
Um dos primeiros cuidados é abastecer os veículos sempre em postos de confiança. É interessante fazer uma lista com os mais indicados e confiáveis.
Ouça o que outros motoristas comentam sobre os postos. Assim, será possível identificar estabelecimentos que, além de só ofertarem preços competitivos, não oferecem também um bom produto, o que tende a comprometer o desempenho do caminhão e aumentar ainda mais as despesas.
Faça parcerias
Outra dica importante é fazer parcerias com as redes de postos. Entre em contato com elas e informe-se sobre condições comerciais.
Dessa forma, será possível obter prazos diferenciados, preços mais baixos e controles aprimorados, incluindo o envio de relatórios sobre abastecimento.
Cuide da manutenção da frota
A manutenção é importante para assegurar o controle de combustível. Certos fatores podem impactar diretamente no consumo, como a calibragem dos pneus – e há ainda fatores mecânicos e hidráulicos.
Veículos sem a devida manutenção tendem a consumir mais combustível, estão mais propensos a acidentes e passam mais tempo em consertos. Assim, a manutenção preventiva é uma prática que ajudará a efetuar uma eficiente gestão de combustível para a sua frota.
Caso os caminhões estejam na garantia, é necessário respeitar todas as revisões programadas. Para cada veículo, convém elaborar um cronograma de manutenção.
Use um software para manter controle sobre a frota
Para ajudar na gestão de combustível, a tecnologia é uma importante aliada. Ela se torna mais necessária à medida que a frota e a quantidade de motoristas aumentam.
Há sistemas que coletam, organizam e fornecem dados em tempo real, sobre condutores e caminhões. Essas informações permitem saber se os funcionários estão cumprindo o trajeto definido, se estão guiando na velocidade recomendada, se houve frenagem fora dos padrões e outras informações.
Um software também pode ajudar a registrar o abastecimento de cada caminhão e criar relatórios da média de consumo individual. É possível ainda avaliar o desempenho dos motoristas e fazer comparações sobre o rendimento do combustível fornecido por posto.
Além do mais, o sistema de gestão é aliado da administração de toda a empresa. Isso facilita a tomada de decisões, permitindo um planejamento mais eficaz.
Identifique cada motorista e cada veículo
Por meio de um sistema de gestão, o gestor consegue identificar, com praticidade, o consumo por veículo e por condutor, bem como a sua forma de dirigir.
É um controle muito importante para reduzir gastos, pois ajuda a identificar os hábitos de cada condutor, seus pontos fracos e pontos fortes. Essa prática ajuda a analisar questões como:
- caminhões que mais consomem;
- condutores que mais e menos gastam combustível;
- relação entre o posto de abastecimento e o consumo;
- rotas mais econômicas;
- irregularidades de consumo.
Controle a quilometragem da frota
Ao monitorar a quilometragem, o gestor verifica quais são os caminhões que estão rodando mais que o total previsto no trajeto. Os sistemas de gestão especializados em logística de veículos pesados apresentam recursos que possibilitam o acompanhamento da distância percorrida em tempo real.
O conhecimento permite ainda saber qual é a média de consumo da frota. Fica fácil verificar os caminhões que consomem mais e as causas que favorecem isso.
Conheça o serviço de Driver Services (ou Treinamento de Motoristas)
O Driver Services é uma das soluções Scania mais interessantes, porque auxilia motoristas a terem uma condução mais consciente. Com esse programa personalizado, motoristas conscientes e habilidosos alcançam o ápice de seu desempenho, beneficiando tanto novatos quanto veteranos.
O treinamento prático, realizado na própria cabine, gera importantes melhorias: menor consumo de combustível, menos reparos e menor tempo de parada. São pelo menos três frentes de atividades.
O Scania Driver Training abrange teoria e prática sobre manutenção, direção eficiente e segura, otimizando a condução profissional. O Scania Driver Support complementa o treinamento, oferecendo orientação em tempo real com sensores no veículo. Já o Scania Driver Coaching proporciona instruções personalizadas com base em análise individual dos dados de condução, reduzindo o consumo de combustível em até 10%.
Quais práticas ajudam a reduzir o consumo de combustíveis?
Existem certas práticas que ajudam a reduzir gastos com combustível. Por isso, vale a pena treinar os motoristas para que eles se aperfeiçoem na direção do veículo e em seu uso. Vamos falar sobre algumas delas:
- mantenha uma velocidade constante, pois frenagens e acelerações abruptas aumentam o consumo de combustível;
- troque as marchas na rotação certa, respeitando sempre o limite de cada uma delas;
- deixe de lado o hábito de “aquecer” o motor antes de dar a partida porque aumenta o consumo e agiliza o desgaste dos componentes, aumentando mais os gastos;
- mantenha as janelas fechadas durante o trajeto, pois a posição delas interfere na aerodinâmica do veículo, o qual se esforça mais para o deslocamento quando as janelas estão abertas durante velocidade elevada;
- evite a utilização exagerada do ar-condicionado, pois ele exerce sobrecarga no motor, que vai efetuar um esforço maior para a locomoção;
- zere o hodômetro depois que abastecer o tanque, pois assim será possível saber com exatidão quantos quilômetros foram percorridos ao final da viagem;
- não carregue peso além do limite suportado pelo veículo, pois o motor se esforçará mais para movimentar o caminhão, o que envolve um maior consumo de combustível;
- realize o controle de pneus, pois eles precisam ficar preparados para aguentar o peso da carga e evitar a sobrecarga do motor (nesse sentido, é importante ficar atento à calibragem, ao alinhamento e ao balanceamento).
A Scania é uma marca que ajuda você na gestão de combustível para a sua frota por meio de modelos menor consumo – alguns até 12% a menos. A Scania oferece também motores OC, movidos a matérias primas alternativas (biometano ou GNV, gás natural veicular). Vale lembrar ainda que o motor a gás de 13 litros oferece potencial para distâncias longas.
Venha nos conhecer melhor pelas nossas redes sociais! Siga a Cavese no Instagram, no Facebook e no LinkedIn, a Suvesa no Instagram, no Facebook e no LinkedIn e a Codema no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.