4 motivos para você usar um software para gestão de frotas

6 minutos para ler

A gestão de frotas é uma estratégia de grande importância para alcançar a qualidade das atividades e dos serviços realizados pelas transportadoras nos trabalhos logísticos aos clientes. Isso porque permite evitar problemas na produtividade da empresa, como a interrupção de serviços por defeitos no gerenciamento da frota ou a falha na manutenção periódica dos veículos, que, eventualmente, ocasiona problemas mecânicos.

Tendo esse planejamento, é possível garantir que a frota estará preparada para atender à demanda com mais rapidez e eficiência, evitando atrasos nas entregas, bem como outros transtornos aos clientes.

Para que essa operação seja feita de forma otimizada, muitos empreendimentos têm adotado a tecnologia, por meio do uso de um software para a gestão de frotas. Essa ferramenta permite que os gestores consigam realizar o controle efetivo das atividades da empresa, obtendo maior agilidade nos processos e aumentando os lucros com uma maior produtividade.

Mesmo sendo importante, esse assunto ainda é pouco conhecido por muitas pessoas. Para ajudar nessa questão, fizemos este artigo tratando dos 4 principais benefícios que justificam por que você deve investir na tecnologia e na gestão de frotas em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Redução de custos

Nos dias atuais, um dos grandes desafios de um negócio é elevar o seu faturamento mensal. Uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio do investimento em estratégias que promovam a redução de custos. Seguindo essa ideia, um software é capaz de gerenciar todos os processos referentes ao controle da frota permitindo minimizar as falhas. Além do mais, ele centraliza dados e simplifica as tarefas internas.

Com isso, os gestores podem operar de maneira mais produtiva, fazendo com que a redução de custos seja uma realidade na empresa. Para os negócios que não têm um sistema automatizado de gestão, há um maior gasto de tempo para gerenciar a demanda de sua frota. Além do mais, os riscos de problemas operacionais e mecânicos dos veículos são maiores, pois os administradores podem não ter um programa de manutenção da frota eficiente, aumentando as possibilidades de avarias durante as entregas.

Com um bom controle e uma boa comunicação, os gestores conseguem destinar os entregadores certos e, com isso, economizam tempo e combustível. Outro fator diz respeito ao setor financeiro da empresa. Nesse caso, pense em quanto tempo você precisaria para organizar o financeiro todo final de mês — talvez dois ou três dias seriam necessários para emitir os boletos dos clientes e realizar o gerenciamento dos vales dos entregadores.

Todas essas e outras operações demandariam tempo para serem finalizadas e, até mesmo, gastos com serviços relacionados à gestão de finanças. No entanto, ao ser implantado um sistema automatizado de gestão, há facilmente a otimização desses processos, possibilitando a redução de custo e de tempo.

2. Aumento da produtividade

Um dos principais resultados esperados com o emprego de um software de gestão de frotas é o aumento da produtividade. Como já mencionado, o sistema permite automatizar muitas atividades do setor, tornando o gerenciamento da frota mais simplificado. Além disso, a gestão administrativa é aprimorada juntamente ao controle de custos, ao gerenciamento e ao controle de abastecimento e à manutenção dos veículos.

Com todas essas tarefas executadas de forma eficiente e produtiva, a empresa automaticamente eleva o seu ritmo de trabalho e consegue atender cada vez mais ao seu mercado, possibilitando o crescimento do negócio e o aumento da lucratividade.

3. Segurança

Um software permite gerar uma visão mais centralizada de todas as demandas da empresa. Com isso, os gestores têm uma base mais sólida de informações e dados sobre as suas atividades, visto que o sistema automatizado de gestão possibilita criar vários níveis de acesso com diferentes atribuições e permissões, o que limita as informações apenas às pessoas certas. Ele também faz o registro de todas as operações de usuários, dando maior segurança para a gestão de dados da empresa.

Dessa forma, os seus conteúdos confidenciais podem ser registrados com muito mais segurança, pois funcionários que trabalham no setor operacional, por exemplo, só terão acesso aos dados necessários para o desenvolvimento de suas tarefas. Com toda essa dinâmica de controle, é viável identificar falhas ou, até mesmo, procedimentos mal-intencionados, além de combater fraudes e possibilitar dados mais reais e seguros para o controle de frotas.

Também podemos ressaltar a segurança com relação às atividades externas da empresa. A esse respeito, no caso dos profissionais no trânsito e das mercadorias transportadas, é possível melhorar a segurança por meio da implementação de um software.

Com ele, você terá um controle muito mais efetivo de onde estão localizados os seus entregadores e se eles já finalizaram o serviço ou não. Tudo isso feito de modo automatizado, sem precisar que os gestores façam o monitoramento manual de sua frota.

4. Redução de erros

Por fim, podemos citar as vantagens referentes à minimização de erros na gestão da frota de veículos. A esse respeito, quando a empresa não dispõe de ferramentas para auxiliar no controle das atividades internas e externas, há uma maior possibilidade de haver deslizes, por conta de os comandos serem feitos por humanos.

Isso porque a falta de atenção ou, até mesmo, a interpretação incorreta sobre determinada situação podem levar os gestores a tomarem decisões precipitadas e incorretas.

Com isso, a empresa fica mais vulnerável à ocorrência de problemas dentro das atividades do dia a dia, podendo perder produtividade e lucros por conta desse fato. Em resposta a isso, as configurações do software de gestão de frotas permitem realizar esse trabalho de forma muito mais segura e eficiente. Assim, a equipe administrativa é capaz de estabelecer um controle mais sólido da empresa e planejar decisões mais acertadas quanto à organização da frota.

Portanto, essas foram as principais informações a respeito da importância de utilizar um software de gestão de frotas em sua empresa. Percebe-se que as empresas que ignoram a implantação dessa ferramenta para realizar o gerenciamento da frota podem estar perdendo vários benefícios, como aumento de produtividade, elevação de lucros e economia de tempo nos processos de gestão do negócio.

Gostou das informações destacadas no artigo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro das vantagens dessa ferramenta!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.