Higienização de caminhão: como fazer de forma prática e efetiva?

scania-juntosnocaminho-blog-cavese-codema-suvesa
7 minutos para ler
spotify scania

Quem é caminhoneiro ou atua na gestão de frotas sabe que, muitas vezes, um trabalho de entrega pode demorar dias ou semanas. Nesses casos, o veículo acaba se tornando a segunda casa dos condutores. Logo, é necessário prezar pela higienização do caminhão — principalmente da cabine — para obter o máximo de conforto e de bem-estar durante a viagem. Afinal de contas, quem é que não gosta de estar em um ambiente limpo e organizado, não é mesmo?

Além de proporcionar o devido conforto para o caminhoneiro, manter a cabine bem higienizada também é uma questão de saúde, pois ajuda a prevenir a presença de ácaros e bactérias. Aliás, se, antes, a limpeza do caminhão era uma ação importante, agora, em tempos de pandemia, passou a ser ainda mais necessária. 

Sabendo da relevância desse assunto para os caminhoneiros e proprietários de frotas, preparamos este artigo com dicas simples e práticas para você garantir que os caminhões estejam sempre limpos e bem higienizados. Continue a leitura! 

Use água e sabão para lavar os tapetes

Os tapetes do caminhão, por estarem em contato direto com o piso do veículo e com calçados, costumam acumular sujeira rapidamente. Por essa razão, merecem uma atenção especial na hora da limpeza. 

Para higienizar os tapetes, não há muitos segredos: a mistura de água e sabão neutro já é o suficiente para remover as sujidades e preservar as peças. Caso o piso do caminhão tenha partes forradas com carpetes, a limpeza pode ser feita com o auxílio de uma escova úmida com sabão neutro. Após fazer a remoção das impurezas, aconselhamos que você procure um espaço bem arejado e com iluminação solar direta para acelerar a secagem.

Utilize álcool ou desinfetante nos bancos

Embora demandem uma limpeza mais delicada, os bancos também devem ser higienizados com frequência. Durante esse processo, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários para evitar que a água, quando aplicada em excesso, seja absorvida rapidamente pelo tecido, pois, se ela chegar à espuma, o tempo de secagem será bem maior e isso até pode danificar o material.

Por esse motivo, na hora de fazer a higienização, tenha o cuidado de umedecer apenas a primeira camada de tecido. Para isso, aconselhamos que você passe apenas um pano úmido (ou uma escova) com álcool e detergente. 

Além disso, dê preferência para fazer essa limpeza em dias de sol com o intuito de facilitar o processo de secagem. Vale lembrar que é fundamental respeitar esse tempo, pois utilizar os bancos ainda úmidos pode favorecer o surgimento de mofo e de mau cheiro.

Deixe os vidros abertos

Em tempos de calor ou sem chuva, é ideal trafegar com as janelas abertas para facilitar a circulação do ar. Quanto à limpeza dos vidros, é possível fazê-la ao menos uma vez por semana com álcool e uma flanela limpa, ou, se você preferir, pode utilizar um limpa-vidros e um desembaçador caso esteja em um local de baixa temperatura. 

Vale lembrar que essa higienização deve ser feita tanto na parte interna quanto na parte externa para que seja alcançado um resultado satisfatório. No lado de fora, ela pode ser realizada com água e sabão, já que a presença de poeira e de outras sujeiras tende a ser maior. Além de contribuir para a higiene do espaço, manter os vidros limpos também proporciona uma melhor visibilidade no trânsito.

Use produtos específicos

Caso você queira variar no uso da água com sabão ou do álcool, é possível recorrer aos produtos específicos para a limpeza do caminhão, principalmente em relação aos itens que demandam mais cuidado, como os bancos e os carpetes. Nesse sentido, existem, no mercado, produtos que, além de serem próprios para a higienização, também têm formatos que facilitam a ação, deixando o processo mais prático, como os desinfetantes líquidos em aerossol. 

No entanto, vale ressaltar que parte desses produtos é bastante concentrada. Isso significa que eles podem gerar algum risco para a sua saúde. Por isso, antes de adquiri-los, é essencial verificar se existem chances de você desenvolver alergias ou doenças dermatológicas estando em contato com eles.

Atente à limpeza do volante

O volante e o câmbio representam os componentes com os quais o motorista mais tem contato, por isso, é de extrema importância que a higienização dessas partes seja feita várias vezes ao dia com álcool 70% e com sabão neutro para remover o suor e as demais sujeiras. Vale também lembrar que o uso de produtos que contêm silicone e outras substâncias deslizantes na composição deve ser evitado, pois pode prejudicar o manuseio do volante e a troca de marchas.

Passe um pano úmido no painel

Por mais que o painel seja uma superfície utilizada pelos caminhoneiros, é comum que a sua limpeza seja negligenciada. Prova disso é que facilmente nos deparamos com painéis empoeirados e sujos. Então, como parte do processo de higienização, é muito importante que, uma vez por dia, você passe um pano úmido em toda a superfície. 

Use um pano úmido com desinfetante na parte interna

Ao menos uma vez por dia, é ideal que você reserve um tempo para fazer a limpeza de toda a parte interna da cabine. Com o auxílio de um pano úmido com desinfetante, higienize as superfícies plásticas da porta, o teto e o painel. 

Caso o seu caminhão seja de um modelo com baú ou carroceria, é recomendável fazer a limpeza dessa parte uma vez por semana ou entre as trocas de carga. Por ser uma área maior, você pode fazer uso de uma vassoura para remover o excesso de sujeira.

É essencial ter em mente que todas as dicas citadas até aqui podem ser colocadas em prática por você mesmo. No entanto, existe a opção de levar o caminhão até uma empresa especializada em limpeza para fazer uma higienização completa, mas vale ressaltar que essa alternativa não dispensa a necessidade de limpar as superfícies da cabine diariamente com álcool 70%.

Portanto, essas foram as nossas dicas para você realizar a higienização do caminhão. Percebeu como são práticas e fáceis de serem aplicadas? Embora passem a ideia de haver um trabalho a mais para o caminhoneiro ou para o proprietário da frota, garantimos que essas são ações que demandam pouco tempo.

Aliás, quando você não deixa as sujidades se acumularem, em poucos minutos, é possível higienizar todo o espaço. Apenas tenha o cuidado de utilizar os produtos adequados para cada tipo de superfície, a fim de evitar danos ao veículo.

Gostou do artigo sobre higienização de caminhão e quer saber mais acerca do assunto? Então, leia o nosso post que esclarece as principais dúvidas sobre a limpeza desse veículo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.