Linha de crédito para caminhoneiro: entenda quais são os critérios

7 minutos para ler

Economia, planejamento e responsabilidade. Em nossa visão, esses são os critérios mais importantes para quem está considerando a renovação da frota. Por isso, elaboramos este conteúdo essencial sobre o tema, explicando tudo o que você precisa saber sobre a linha de crédito para caminhoneiros.  

O nosso objetivo é sanar todas as suas dúvidas no tema, de modo que você possa acessar um financiamento responsável, que satisfaça a sua vontade de modernizar a frota, sem prejudicar a sua saúde e estabilidade operacional e financeira. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a linha de crédito para caminhoneiro?

Linha de crédito é o nome utilizado para definir um produto financeiro. Todo crédito é, em essência, um contrato de empréstimo, desde os cartões até os financiamentos. Basicamente, há uma instituição disposta a emprestar, e uma pessoa disposta a utilizar esse valor para consumir e pagar no futuro, com algum acréscimo. 

Agora, vamos trazer isso para o segmento dos caminhoneiros. Como você sabe, os caminhões são veículos caros, e que compensam o investimento com o tempo de trabalho. Para conseguir comprar esses bens, muitos recorrem a modalidades como o consórcio e o financiamento para comprar o seu primeiro caminhão

O consórcio, apesar de ser um formato acessível e prático, não oferece a mesma eficiência e velocidade de uma compra à vista ou financiada. Afinal de contas, o acesso ao veículo consorciado sempre dependerá de você ser contemplado, seja ao quitar o seu plano ou ao ser sorteado em uma das assembleias mensais. 

E é justamente por isso que muitos caminhoneiros recorrem ao financiamento. Nessa modalidade, a aquisição do veículo é imediata, e tão logo se assina o contrato, e a depender da disponibilidade do veículo no pátio, você já pode sair dirigindo e rumo ao trabalho. 

O financiamento é uma modalidade que tem um funcionamento bem simples e prático. Por um lado, há o caminhoneiro que deseja o veículo, mas não tem o valor total para comprá-lo à vista. Então, ele solicita um financiamento, quitando o veículo de maneira parcelada, conforme o seu plano de pagamentos. 

Aqui, vale notar que o financiamento é uma solução muito disponível e popular no mercado, sendo utilizada até mesmo pelas empresas. Mas neste conteúdo, queremos focar especialmente no caminhoneiro, no profissional autônomo. É para esses que existe o CDC de veículos da Scania — uma linha de Crédito Direto ao Consumidor.

Quais são os critérios para a liberação dos recursos?

Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2019, o Brasil conta com mais de 500 mil caminhoneiros autônomos. É por conta desse amplo público consumidor que existem muitas linhas de crédito disponíveis a esse mercado, criadas por bancos, financeiras e afins. 

O próprio Governo Federal é conhecido por estimular muitos programas de acesso ao crédito, entre outros estímulos, como o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) criando uma série de produtos financeiros para atender esse público e suas demandas. 

E por existir tantas opções no mercado, não conseguiremos listar aqui todo critério e tecnicidade exigida em todas as linhas de crédito. No entanto, existem alguns requisitos que são padrão de mercado, e portanto, são exigidos de todos os consumidores que buscam essas linhas de crédito direcionadas. Dê uma olhada!

Comprovação do uso apropriado dos recursos

O caminhão é uma ferramenta de trabalho e, portanto, uma máquina geradora de renda. É por isso que a comprovação do uso apropriado é tão importante para a liberação do crédito. Se não houvesse esse tipo de exigência, o consumidor poderia gastar em outras coisas e assim, elevar o seu risco de inadimplência. 

E aqui, vale notar que a linha de crédito para o caminhoneiro não precisa ser apenas para financiar a compra de um novo caminhão. Muitas vezes, tudo o que você precisa é apenas o recurso necessário para arcar com algum procedimento de renovação, ajuste ou manutenção. 

Para comprovar isso, durante a solicitação do crédito, é preciso demonstrar documentos que comprovem a destinação dos recursos, como o orçamento de peças e procedimentos, e até mesmo uma cotação da concessionária para o veículo que se pretende adquirir. 

Documentação

Outro detalhe é o número de caminhões. A linha de crédito que será solicitada só pode ser para até dois caminhões registrados no CPF do consumidor solicitante. Fora isso, são os critérios tradicionais de qualquer solicitação, com análise de CPF, RG, CNH, score, DECORE, comprovante de residência e afins. 

Quais são os principais cuidados ao solicitar um empréstimo?

Em nossa visão, o planejamento e a responsabilidade são os critérios mais importantes para quem vai contratar uma linha de crédito. Tudo começa pelo planejamento financeiro. É preciso ler as condições com atenção e cuidado, e jogar os valores, taxas e obrigações em uma planilha. 

É muito importante ser capaz de visualizar o impacto das parcelas sobre o seu orçamento mensal. Dessa forma, você aumenta as chances de tomar uma decisão responsável, optando por um financiamento para o qual você está preparado para contratar. 

Afinal, é sempre bom lembrar que a falta de disciplina financeira é um dos hábitos que podem prejudicar a sua saúde. Com calma, planejamento e atenção, além de, é claro, a simpatia e prestatividade de vendedores parceiros e responsáveis, você conseguirá fazer o melhor negócio possível.

Em seguida, vem o comprometimento e a responsabilidade. Depois de contratar a linha de crédito e usá-la, seja na aquisição de um novo veículo ou na manutenção da sua frota, é momento de trabalhar, com disciplina e responsabilidade, para arcar com os compromissos mensais. 

Para isso, é preciso constância, seriedade e estabilidade. Como todos sabemos, atrasos e inadimplências podem amplificar as dívidas, e aumentando a dificuldade para fazer e sustentar um bom rendimento nas estradas. 

Como a Scania pode solucionar essa questão?

Para encerrar, vale destacar que a Scania pode solucionar esse dilema por meio do Scania Banco. Esse é o nome da instituição financeira da marca, que se dedica exclusivamente a criar os melhores produtos e soluções financeiras para os consumidores da marca.

Entre as principais modalidades, negócios e soluções disponibilizadas pelo Scania Banco, destacamos produtos como o Leasing Operacional, o Leasing Financeiro, a Linha de Crédito Financiamento Entrada, o CDC Veículos e o FINAME. 

Como pôde ver, a contratação de uma boa linha de crédito exige que o consumidor esteja disposto a pesquisar o mercado, e assim, conhecer as melhores propostas, empresas e soluções do mercado, como é o caso do Scania Banco, que é uma referência no segmento.

Agora que você sabe como acessar uma linha de crédito, espalhe a novidade entre os colegas do segmento. Para isso, você pode seguir as autorizadas Scania da sua região no Facebook — Codema em São Paulo, Cavese em Santa Catarina e Suvesa no Rio Grande do Sul — e compartilhar este post nas suas redes sociais. 

suvesa mercado shops
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.