Descubra agora quais são os maiores ônibus do mundo

6 minutos para ler

Seja para viajar ou trabalhar, é comum que milhares de pessoas utilizem o ônibus como transporte, pois nos centros urbanos o tipo tradicional desse veículo tem capacidade para 44 passageiros. No entanto, o que poucos sabem é que os maiores ônibus do mundo podem carregar até 300 passageiros, tornando-se uma grande opção de transporte.

Os ônibus gigantes podem atingir mais de 100 metros de comprimento, sendo uma ótima alternativa em regiões onde o transporte ferroviário não é viável. Dessa forma, o objetivo desse veículo é melhorar as vias de circulação rápida, diminuindo o tempo de paradas durante o caminho.

Para entender mais sobre o assunto, continue com a gente e conheça algumas curiosidades dos maiores ônibus do mundo. Acompanhe!

Quais as funções dos ônibus e como auxiliam no transporte de pessoas?

O ônibus é um veículo terrestre motorizado que tem como função realizar o transporte de pessoas. O mais comum nas vias públicas é o ônibus convencional ou simples, que auxilia diversas pessoas em seu cotidiano, fazendo com que elas cheguem ao destino de uma maneira mais econômica, sem precisar utilizar o próprio veículo.

Quais os diferentes tipos de ônibus que existem?

O transporte coletivo tem capacidade de carregar um maior número de pessoas, ajudando a evitar trânsitos e os gastos com outras despesas, como combustível, IPVA, manutenção etc. Atualmente, existem vários tipos de ônibus que visam proporcionar aos passageiros uma maior comodidade no dia a dia. Confira alguns dos principais tipos.

Convencional ou comum

Esse é o tipo mais utilizado nos centros urbanos e pelas empresas. O ônibus simples, rígido e econômico conta com apenas um andar, com poltronas básicas, apresentando uma ou mais portas para a entrada das pessoas. De todos os modelos, esse é o mais compacto e fácil de adquirir, devido ao seu custo acessível.

Articulado

Também conhecido como sanfona, o ônibus articulado conta com itens simples em seu interior, se diferenciando do convencional apenas por possuir um reboque traseiro ligado à região central, proporcionando de três a quatro eixos. Além disso, esse tipo tem, pelo menos, três portas para a entrada dos passageiros.

Biarticulado

Popularmente chamado também de ônibus de duas sanfonas, o tipo biarticulado tem duas articulações e quatro eixos. Normalmente, esse modelo é simples, com poltronas comuns, e possui até cinco portas para que as pessoas possam entrar.

Dois andares

Visto principalmente nos centros urbanos europeus, os ônibus de dois andares podem contar com itens tanto comuns quanto mais sofisticados, como poltronas reclináveis, ar-condicionado e banheiro. Em média, esse modelo tem duas portas e até quatro eixos.

Quais são os maiores ônibus do mundo?

Quem está acostumado a utilizar o ônibus lotado se encantará pelos maiores modelos do mundo, tendo capacidade variada de passageiros e podendo chegar a transportar até 300 pessoas em um único veículo. Por isso, confira a seguir os maiores ônibus e algumas curiosidades sobre eles.

Hess lighTram

Fabricado na Suíça, o ônibus Hess lighTram é um modelo biarticulado, podendo ser a diesel ou elétrico, com potentes baterias de 333 KWh, que permitem percorrer até 200 km sem recarregar. O sistema de propulsão de manutenção simples é produzido pela empresa alemã Vossloh Kiepe, enquanto a carroceria e o chassi são fabricados pela instituição suíça Carrosserie Hess.

Dessa forma, para trazer conforto aos passageiros, o Hess lighTram possui 24,7 metros de comprimento, o que permite transportar cerca de 200 pessoas, sendo que 70 poderão ficar sentadas e as outras em pé.

Van Hool AGG300

Produzido em Koningshooikt, na Bélgica, pela empresa Van Hool NV, o ônibus Van Hool AGG300 é um modelo a diesel inovador e biarticulado, que pode andar por 100 quilômetros com cerca de 72 litros de combustível.

Ele ainda conta com aproximadamente 25 metros de comprimento. Dependendo da versão, possui até quatro portas e piso rebaixado, oferecendo cerca de 150 lugares em pé e 65 sentados.

Neobus Mega BRT

Com 28 metros de comprimento, o Mega BRT tem capacidade para transportar até 300 pessoas, oferecendo todo o conforto dos veículos mais modernos. O modelo fabricado pela Neobus chama a atenção por sua carroceria articulada e biarticulada, o que lhe proporciona uma maior mobilidade e o faz ser considerado o segundo no ranking dos maiores ônibus do mundo.

Outro fator que se destaca são os detalhes nos assentos destinados às pessoas com necessidades especiais, que contêm placas de braile posicionadas nos braços das poltronas, além dos sinais luminosos nas portas para indicar a abertura e facilitar a acessibilidade.

AutoTram Extra Grand

Esse é outro modelo da série de ônibus biarticulados, com capacidade para até 256 passageiros. Apresentado na Alemanha, o AutoTram Extra Grand tem como fabricante a Göppel & Fraunhofer IVI & MAN. Os mais de 30 metros de comprimento fazem desse modelo um alto transporte público e um dos maiores ônibus operantes atualmente.

Suas características combinam com as de um modelo convencional, como baixo custo de infraestrutura e alta flexibilidade, além de fornecer o conforto de condução.

Youngman JNP6250G

Modelo a Diesel articulado de origem chinesa Zhejiang Youngman. O ônibus JNP6250G pode transportar até 300 passageiros com seus 25 metros de comprimento, sendo que a disponibilidade é de apenas 40 assentos e a velocidade máxima é de 80 km/h.

Esse modelo é capaz de realizar manobras facilmente devido à sua flexibilidade. Além disso, uma das suas vantagens está em ser baixo, pois isso facilita a entrada e a saída de pessoas idosas e/ou deficientes físicos.

Marcopolo Paradiso 1800 DD

Um dos maiores ônibus do mundo está no mercado nacional rodoviário, o modelo Marcopolo Paradiso 1800 DD. Com 15 metros de comprimento e dois andares, esse ônibus é o maior já desenvolvido no Brasil, podendo transportar até 60 passageiros.

O veículo foi projetado para ter maior capacidade e proporcionar conforto às pessoas, disponibilizando mais espaços no bagageiro e no salão inferior.

Como cada um desses modelos de ônibus auxilia na otimização do transporte de pessoas?

Com esses modelos de ônibus em operação, é possível reduzir o número de veículos urbanos, possibilitando a mobilidade das pessoas nos seus direitos de ir e vir, além de permitir a locomoção pelo transporte público, garantindo o funcionamento econômico da cidade. Assim, os maiores ônibus do mundo são criados para oferecer aos passageiros um maior conforto, auxiliar na otimização do transporte e facilitar o dia a dia.

Gostou do nosso post? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a informações interessantes como essas!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.