Motorista de caminhão com seguro: 5 motivos para contratar um seguro

6 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

Ser motorista de caminhão é ter uma profissão que envolve muitos riscos, como assaltos e acidentes. Por isso, é preciso ser precavido e pensar na melhor maneira de proteger a si mesmo e ao seu principal instrumento de trabalho, como se tornar um motorista de caminhão com seguro.

Neste texto, você conferirá alguns dos motivos que levam esse profissional a recorrer a tal serviço, bem como os riscos que ele pode correr durante o dia a dia de trabalho. Acompanhe!

Como funcionam os seguros para caminhões?

Os seguros para caminhões são oferecidos por diversos tipos de seguradoras, inclusive, existem até mesmo empresas especializadas nesse ramo. Há ainda uma grande variedade desse serviço que pode ser oferecida.

Além da possibilidade de proteger o caminhão, a sua carga e a sua vida, também é possível personalizar o seu plano de acordo com o tipo do seu veículo. Em caso de dúvidas, você poderá acionar um profissional que lhe encaminhará à categoria de seguro mais indicada para o seu caso.

Na hora de contratá-lo, é preciso ter em mãos alguns documentos e informações, como as características do caminhão (peso e tipo de carroceria), além de informar quais os produtos são comumente transportados no veículo e a região na qual ele costuma trafegar.

Já para quem possui uma frota de caminhões, o mais recomendado é realizar um seguro específico para quem tem mais de um deles. O serviço funciona da mesma maneira que o plano para caminhão individual, porém o custo por cada um é menor.

Por que devo ser um motorista de caminhão com seguro?

Ao entender como os seguros para caminhões funcionam, você já deve ter percebido que eles são bastante importantes e úteis para a segurança do caminhoneiro. Mas caso você ainda não esteja convencido, veja a seguir 5 situações em que precisará desse serviço.

1. Assaltos e roubo de carga

Não é incomum que cargas sejam levadas por bandidos enquanto estão sendo transportadas pelos caminhoneiros nas estradas. Além do prejuízo relacionado à perda de tais itens, também podem existir danos ao seu veículo e à sua vida.

Ao estar segurado, você terá a garantia de conseguir reparar os problemas causados pelo incidente, seja na compra de equipamentos, seja com a própria saúde mental e física.

Em algumas situações, o próprio veículo pode ser levado pelos bandidos, isso impede que você volte a trabalhar por um bom tempo, já que o valor investido nesse tipo de veículo é bem alto.

Empresas de seguro podem lhe emprestar um novo veículo ou até mesmo ajudar na compra de um outro modelo. Dessa maneira, os danos do incidente podem ser reduzidos de forma considerável, e você poderá voltar a trabalhar o mais rápido possível.

2. Problemas mecânicos

Mesmo realizando revisões periódicas, podem acontecer falhas mecânicas no caminhão capazes comprometer a entrega da mercadoria no prazo estipulado. Por conta disso, os seguros para caminhões também cobrem essas situações.

Além disso, ao ter que esperar pelo auxílio na beira da estrada, você e a sua carga estarão suscetíveis a roubos e furtos, o que pode piorar ainda mais a situação e trazer mais prejuízos.

Você conseguirá ter todo o apoio que precisa para realizar consertos emergenciais e seguir a sua viagem até o local de destino. Entretanto, é muito importante sempre averiguar o estado do seu veículo antes de seguir qualquer percurso mais longo.

3. Estradas em mal estado

Buracos, lama e chuva são alguns dos empecilhos que um motorista de caminhão pode encontrar durante a sua travessia. Por mais que sejam comuns, esses obstáculos podem causar acidentes ou comprometer peças importantes do seu veículo.

Por isso é tão importante a realização de um seguro específico para caminhões, permitindo que você também se proteja dos prejuízos decorrentes da má qualidade das estradas.

4. Acidentes

Mesmo não sendo culpa do caminhoneiro, acidentes podem acontecer e, assim como os assaltos e roubos, conseguem acarretar danos para sua carga, caminhão e vida. Além de todo o estresse causado pela situação, ainda existe o atraso na entrega da encomenda.

Com um seguro, você conseguirá ter todo o apoio necessário para esse caso, recebendo guinchos se for necessário, além do custeamento de todas as despesas relacionadas aos prejuízos cometidos no veículo.

5. Causa de danos a terceiros

Além dos acidentes trazerem perdas para você, eles também podem causar danos ao demais envolvidos no incidente. Caso o episódio tenha começado com você, seja por um momento de descuido, seja por uma falha mecânica, será necessário ressarcir os demais lesados.

Para que tenha verba o suficiente para isso, um seguro poderá ser bastante útil, já que ele também cobre esse tipo de situação, e lidar com vários consertos pode ser algo bastante caro.

Bônus: dicas para escolher um bom serviço de seguro

Agora que você conheceu os motivos para ser um motorista de caminhão com seguro, é hora de entender o que deve ser levado em conta para escolher a melhor oferta de seguro para o seu veículo.

O primeiro e mais importante passo é saber qual a reputação que a seguradora tem no mercado: ela apresenta muitas reclamações on-line? O que os atuais e ex-clientes falam sobre ela? Responder a essas questões é muito importante para evitar golpes.

Assim, você terá visões variadas da mesma instituição e poderá “colocar na balança” os seus pontos fracos e fortes, o que ajudará bastante na escolha da melhor seguradora para o seu caminhão.

Também é preciso realizar simulações do valor que será pago mensalmente, assim, você poderá encontrar qual empresa está oferecendo um valor mais em conta pelos serviços prestados.

Assim, entendendo por que você deve ser um motorista de caminhão com seguro, como tal processo funciona e o que deve ser levado em consideração ao contratar uma empresa para realizar esse tipo de serviço, você estará bem mais informado e conseguirá garantir a segurança do seu caminhão, o seu principal meio de trabalho.

Mas o que fazer para evitar que a sua carga seja roubada? Saiba a resposta acessando algumas dicas para evitar essa situação nada agradável.

Você também pode gostar

Deixe um comentário