5 tendências pós-pandemia para criar oportunidades na crise!

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A pandemia do coronavírus vem sendo um dos eventos mais complicados da história moderna. Afinal de contas, a maioria dos setores econômicos foram afetados, principalmente o de transportes. Por isso que a pergunta da vez é: como lidar com os desafios e gerar oportunidades durante a crise?

Foi com isso em mente que elaboramos este post! O nosso objetivo é revisar os impactos da crise sobre o setor logístico, demonstrando a importância da resiliência e da criatividade na superação desses obstáculos. Agora, não perca tempo e acompanhe!

Os desafios do momento

Independentemente do tamanho da sua frota, é bem provável que o seu negócio foi afetado. O importante é reconhecer que esse é um efeito esperado quando pensamos em uma crise generalizada, que afeta a ampla maioria dos setores. 

O que provocou isso foi justamente a prática mais eficaz na desaceleração do contágio, o isolamento social. Afinal de contas, como isso acabou afetando a demanda por transportadores? Como em um efeito cascata, a crise desencadeou 5 situações:

  1. inicialmente, o distanciamento social isolou os consumidores, criando uma dificuldade para a realização de vendas;
  2. com a extensão da crise, o consumo diminuiu, justificando a suspensão e demissão de pessoas no setor de serviços;
  3. com menos renda circulando, as pessoas adotaram uma postura econômica mais defensiva, passando a consumir ainda menos;
  4. identificando a queda no consumo, as indústrias buscaram o corte de custos, suspendendo e demitindo colaboradores;
  5. também por isso, a indústria diminuiu o seu nível de produção, ajustando-se à menor demanda do mercado.

Com a soma desses eventos, o setor de transportes observou uma diminuição na oferta de serviços. Afinal de contas, as transportadoras são os braços logísticos que escoam a produção nacional, mas se a produção diminui, o mesmo acontece com o número de serviços disponíveis ao setor de transportes.

No entanto, além de entender esse efeito, é importante que você passe a olhar para o futuro. São as decisões que você toma daqui para frente que serão capazes de determinar o sucesso da sua operação, seja promovendo economia, qualificação ou até mesmo, a modernização da sua frota!

A importância da resiliência

Agora que você entende um panorama da situação, chega o momento de entender a importância da resiliência. Entre outras coisas, a resiliência é uma qualidade que define a sua capacidade de adaptação.

Para estimular esse ponto de vista, é importante entender o impacto generalizado da crise. O que queremos dizer é que tanto o seu negócio como a frota concorrente estão lidando com os mesmos desafios. Em uma crise generalizada, a dificuldade tende a se equalizar entre os diferentes competidores.

É com isso em mente que você deve examinar a situação com um olhar renovado, disposto a identificar boas oportunidades e implementá-las na sua frota. Da forma como percebemos, a crise é um teste de fogo para avaliar a criatividade dos empreendedores na gestão dos seus negócios.

A criatividade como aliada

Diferente do que muitos pensam, a criatividade não é uma virtude inata, que existe apenas em um grupo exclusivo de pessoas. Na realidade, agir criativamente é um estado que pode e deve ser estimulado, principalmente durante os períodos de crise. Para estimular esse comportamento na sua gestão, você deve considerar alguns gatilhos, veja!

Evite fontes de pânico

A pandemia do coronavírus é um dos episódios mais dolorosos e prejudiciais na história moderna. No entanto, você já sabe disso e, provavelmente, já se sentiu abalado com a situação. Mas, por enquanto, essa é a nova realidade.

Nesse sentido, continuar consumindo fontes de notícia, sobretudo as duvidosas, só serve para amplificar a sensação de pânico e ansiedade. Isso nem é necessariamente um defeito operacional da imprensa, pois esta tem o dever de reportar o que está acontecendo.

O problema é que a exposição contínua a essas informações não colabora em nada para o desenvolvimento do seu negócio. O seu objetivo, enquanto cidadão e empregador responsável, é garantir a observância da lei e da saúde pública na operação dos seus negócios.

Isto é, garantir equipamentos de proteção individual para os seus colaboradores, oferecer conscientização de boas práticas operacionais e fazer o possível para garantir a saúde e produtividade da sua equipe, sempre obedecendo à lei.

Converse com outras pessoas

Em plena pandemia, a interação social ficou meio prejudicada. Contudo, ainda é possível conversar com amigos e colegas de setor por meio de soluções digitais, ou presencialmente, seguindo boas normas de interação e distanciamento.

O objetivo disso é arejar sua cabeça. A criatividade se beneficia de uma mente calma, sem pânico e ansiedade, e aberta. Quanto maior a sua exposição a diferentes pontos de vista, maior o número de referências para a criação de novas ideias.

Dedique um tempo para o seu descanso

Independentemente do seu grau de dedicação, você não é uma máquina. A criatividade precisa de um equilíbrio sustentável entre produção e repouso, pois não é um estado mecânico, ativado com o pressionar de um botão.

Por isso, é fundamental que você se dedique ao máximo durante o período de trabalho, mas uma vez em casa, deve dedicar 100% da sua energia àquilo que te faz relaxar e recarregar suas baterias, seja o contato com a família, animais de estimação, passatempo, alimentação ou um simples descanso.

As 5 principais tendências para gerar oportunidades na crise

Agora, chega o momento de conhecer as melhores dicas para encarar os desafios. Veja!

1. Invista na sua presença digital

É importante investir na visibilidade do seu negócio e a criação de uma boa presença digital é o caminho certo para isso! Aqui, a dica é a criação de páginas oficiais da sua transportadora nas redes sociais, com a postagem de conteúdos informativos e interessantes ao seu público-alvo.

2. Contrate um software de gestão

A pandemia vem ensinando a todos que a tecnologia é a melhor solução. Por isso, recomendamos que você contrate uma plataforma de gestão de frotas, capaz de avaliar os seus custos com controle e detalhamento, conquistando maior economia no curto, médio e longo prazo.

3. Utilize nossos apps

Além de fabricar os melhores caminhões do mercado, a Scania também é uma expoente no campo digital. Aqui, a nossa recomendação é o Scania Fleet, nosso aplicativo gratuito disponível tanto para Android como iOS, que é uma ferramenta indispensável para carregar a gestão da frota no seu bolso.

4. Invista em capacitação

Durante a pandemia, você precisa investir em tudo que reverta segurança e produtividade. É por isso que é interessante promover treinamentos e capacitações, seja na conscientização de boas práticas de higiene, direção defensiva ou temas afins.

5. Flexibilize as negociações

O menor número de serviços exige uma postura mais flexível. É nesse sentido que você pode revisar os desafios da sua operação, atendendo prazos mais desafiadores ou outros elementos que favoreçam a contratação da sua frota.

Além disso, é válido frisar a importância de uma boa apólice de seguro para as suas unidades. Em plena crise, a última coisa que você precisa é lidar com o desgaste inesperado das peças e suas manutenções.

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