Parcerias pela sustentabilidade

5 minutos para ler
codemashop-app-vendadeprodutos-scania

Nestlé, Amazon e Mercado Livre visitaram a Scania Brasil junto com a RN Logística, cliente e parceira de longa data, para conhecer as iniciativas de sustentabilidade da marca. O encontro reforçou a importância das parcerias para impulsionar práticas mais sustentáveis no setor de transportes e o compromisso conjunto com a redução de emissões para um futuro mais verde.

Mais do que um simples encontro, um verdadeiro testemunho de como parcerias entre grandes empresas podem ser catalisadoras de mudanças significativas quando o assunto é a sustentabilidade. Assim foi a visita da RN Logística, cliente e parceira de longa data, e três dos embarcadores que atende – Nestlé, Amazon e Mercado Livre – à fábrica Scania, em São Bernardo do Campo (SP).

O encontro, que aconteceu na última semana e teve o objetivo de apresentar as iniciativas de sustentabilidade da Scania, reuniu grandes atores na sustentabilidade e na logística do Brasil e comprovou que a união de esforços, o comprometimento com metas ambiciosas e a visão compartilhada de um futuro mais sustentável são, de fato, os alicerces para uma transformação positiva no transporte, na logística e no planeta.

Daniel Bortolazzi, Gerente de Sustentabilidade da Amazon, ressaltou a Scania não apenas como uma provedora de soluções para o transporte, mas uma aliada estratégica na agenda sustentável.
“Foi uma satisfação muito grande para nós conhecer os produtos que a Scania tem por que são esses veículos que vão fazer o nosso transporte de produto. Ver os caminhões a gás, os desenvolvimentos, a agenda estratégica da Scania me ajuda também a planejar a minha agenda estratégica para saber como eu caminho já conhecendo como todo o meu ecossistema irá caminhar”, afirma o executivo. “Somos empresas globais, temos uma responsabilidade muito grande com relação ao meio ambiente e podemos fazer a diferença. A nossa malha logística na Amazon é muito grande, transporte para nós é uma questão muito material quando a gente pensa em emissão de CO2 e a Scania é fundamental para resolver parte desse problema”, completa.

Carlos Henrique Lopes Junior, Gerente de Transportes da Control Tower Nestlé, enfatizou ainda a importância das parcerias para se alcançar a eficiência energética no transporte. “A Nestlé também está buscando uma redução das emissões mais significativa até 2025 e com essas parcerias conseguimos acelerar esses resultados e contribuir para o meio ambiente”, pontua.

Para ele, a conexão entre as ações da Nestlé e da Scania, por meio dos parceiros transportadores, reforça a relevância de veículos mais sustentáveis para mitigar as emissões nocivas ao meio ambiente. “Nossas ações estão conectadas porque o embarcador utiliza os equipamentos da Scania através dos parceiros transportadores. Então se a gente conseguir ter uma melhor eficiência energética no consumo de diesel, por exemplo, com o uso de veículos mais econômicos e eficientes, isso também vai contribuir para o meio ambiente da mesma maneira”, comentou.

Já Raquel Keiroglo, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre, expressou uma surpresa positiva diante dos compromissos assumidos globalmente pela Scania. “Gostei muito de saber que a Scania tem um acordo firmado com o Science Based Targets (SBTi), que é uma iniciativa que o Mercado Livre também acabou de se comprometer, e que dentro da iniciativa da Scania tem um compromisso de redução de escopo 3, de 20%. Isso se conecta muito com o que a gente faz. Enquanto para nós é a redução do escopo 1, para a Scania é o escopo 3. Quanto mais tivermos essa sinergia, mais fácil de atingir todos os objetivos em comum de redução de emissões de CO2 na atmosfera, no curto, médio e longo prazo. Então, se eu sei que a Scania está fazendo um movimento proativo para colocar no mercado veículos que sejam mais eficientes, que operem de maneira diferente e que reduzam as minhas emissões, automaticamente ao adquirir um veículo desses eu também estou reduzindo as minhas. Acho que essa é uma conexão muito relevante, de união de esforços”, destacou a gerente.

De mãos dadas no presente e no futuro

Na outra ponta dessa cadeia logística sustentável está Rodrigo Navarro, proprietário da RN Logística, grande parceiro e cliente Scania. São dele os caminhões que transportam boa parte dos produtos desses embarcadores e é esta frota circulante que vem ajudando não só a empresa dele como também as grandes corporações como Amazon, Mercado Livre, Nestlé e outras tantas atendidas pela RN, a alcançarem resultados cada vez mais expressivos e importantes em sustentabilidade.

“Iniciamos a nossa jornada em 2016, com veículos elétricos, e depois com o veículo a gás da Scania a partir de 2019. Viemos fomentando as parcerias junto aos nossos embarcadores e acho que é o único caminho porque é muito difícil andar sozinho. A Scania tem feito isso muito junto com a gente também. Hoje somos um dos líderes de mercado em veículos sustentáveis e temos nos posicionado como uma empresa que pretende zerar as emissões da nossa frota nos próximos anos”, detalhou Rodrigo. 

Essa jornada compartilhada em direção a práticas mais sustentáveis no setor de transportes não só inspira, mas demonstra que a colaboração entre grandes empresas é a chave para criar um futuro em que a inovação e o respeito pelo meio ambiente caminham lado a lado.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.