Descubra quais as peças de caminhão que precisam de mais manutenção
Ser caminhoneiro não é uma tarefa exatamente fácil. Além de percorrer longas distâncias, as estradas brasileiras exigem muito dos veículos. Por conta disso, o desgaste das peças de caminhão é inevitável, ainda mais quando consideramos fatores como má pavimentação, intempéries do tempo e as cargas transportadas todos os dias.
Sendo assim, no momento da revisão, a atenção para alguns componentes deve ser redobrada, visto que algumas peças tendem a quebrar com mais frequência. Com a manutenção em dia, é possível perceber uma melhora na durabilidade das peças e no desempenho do caminhão, tornando a operação muito mais segura e eficiente.
Por isso, elaboramos este artigo exclusivo sobre o tema. Aqui, você entenderá a importância da manutenção periódica para a longevidade da sua frota, como as quebras prejudicam sua operação, quais os componentes que mais quebram, como evitar esse desgaste e muito mais. Então, não perca tempo e acompanhe!
Por que a manutenção periódica é fundamental para a produtividade do setor de transportes?
Da forma como percebemos, atender ao calendário de manutenções preventivas é uma das práticas mais importantes para a sustentabilidade de uma operação de transportes. Vital, a manutenção garante que os veículos estejam sempre aptos à estrada, assegurando boa performance, baixo consumo e previsibilidade operacional.
O desgaste, por sua vez, é um dilema previsível e inerente à operação intensiva dos caminhões nas estradas. Com o tempo e o uso prolongado, todos os veículos (e suas peças) estão suscetíveis ao desgaste e, eventualmente, à quebra. Entre filtros, pastilhas, sistemas e baterias, existem muitos componentes que exigem uma atenção elevada.
Com um programa de manutenção regular, é possível antecipar-se à manifestação desses problemas, evitando situações negativas à produtividade da frota, tal como a indisponibilidade de veículos que ficam no pátio das oficinas, elevação dos gastos de consumo, e até mesmo, custos indenizatórios provocados por eventuais acidentes.
Inclusive, aqui vale a pena destacar a preocupação mais crítica (e nobre) de um bom plano de manutenções: a segurança. Como todos sabemos, veículos sem manutenção são, praticamente, bombas-relógio, aguardando silenciosamente o momento de manifestar uma quebra e, com isso, colocar toda a operação em risco.
Com a manutenção em dia, é possível operar a frota com tranquilidade, sabendo-se que tudo está otimizado para transportes tranquilos, econômicos, eficientes e previsíveis. Além de ajudar a proteger a durabilidade do veículo e a segurança dos seus ocupantes, a manutenção também blinda a sua operação de violações e multas.
Por isso, sempre frisamos uma realidade máxima aqui no blog: a manutenção não é apenas fundamental, mas sim uma necessidade absoluta para conservar a eficiência, a segurança e a lucratividade no setor de transportes. Sem implementar essa prática de maneira disciplinada e rigorosa, não é possível alcançar a excelência no segmento.
Como a quebra de peças pode prejudicar os transportes?
O dia a dia dos caminhoneiros nas rodovias é um dos fatores que mais contribui para a redução da vida útil das peças do caminhão. Isso porque, como se sabe, as condições das nossas rodovias são precárias em muitas localidades, afetando diretamente a manutenção do pesado.
Essa realidade, sem dúvida, traz diversos prejuízos para a organização, como:
- atrasos nas entregas;
- perdas na qualidade dos serviços;
- aumento dos custos com manutenção;
- maior risco de acidentes;
- insatisfação dos clientes.
Além disso, ainda existe o risco de o caminhoneiro ficar parado na estrada, perdendo tempo e dinheiro, e exposto a todo tipo de perigo.
Quais são as peças de caminhão que mais quebram?
O desgaste das peças de um caminhão é algo natural, já que esse tipo de veículo é muito exigido no dia a dia. No entanto, existem situações que aceleram esse desgaste e, em casos mais graves, danificam totalmente os componentes de forma repentina e precoce, causando grandes transtornos.
Diversas podem ser as causas da quebra de peças de caminhão, como já citado. Diante disso, é preciso ter o conhecimento de quais componentes merecem mais atenção, evitando surpresas desagradáveis e custos desnecessários. Vejamos quais são eles a seguir!
Freios
Um dos sistemas mais exigidos dos caminhões são os freios, principalmente quando há cargas pesadas sendo transportadas. O aumento do peso exige mais esforço ao frear, fazendo com que haja atrito e os desgastes das entre as peças. Esse cenário, em repetidas vezes com freadas contínuas, pode superaquecer os componentes e romper os tambores e as lonas.
Na descida a ação dos freios é ainda muito mais excessiva, visto que precisa controlar todo o peso de um caminhão carregado. Por isso, é comum se deparar com os desgastes dessas peças, sendo a opção ideal utilizar o freio motor em casos de declives.
Suspensão
A suspensão contém diferentes componentes que costumam apresentar defeitos, como feixes de mola, amortecedores, bolsões de ar e bandejas. Um dos motivos que contribui para a quebra frequente de componentes da suspensão é o mau estado de conservação das rodovias que, somado ao grande peso do caminhão, exigem muito do sistema — que, em muitos casos, não suporta toda a carga de trabalho e quebra.
Com o sistema de suspensão sobrecarregado, frequentemente há ocorrência de trinca e rompimento desses componentes, causando a parada de caminhões nas estradas e a interrupção da viagem.
Motor
Outro item de grande preocupação dos gestores de frota e caminhoneiros são as peças do motor. Isso porque o conserto não sai barato e pode deixar o motorista desamparado no meio da rodovia.
Diante disso, é importante observar possíveis barulhos no motor e checar algumas peças que atuam em conjunto, como:
- sistema de injeção de combustível;
- motor de partida;
- óleo e demais fluidos;
- radiador.
Além disso, é sempre importante estar atento às luzes do painel, pois elas também têm a função de indicar possíveis problemas com o motor do caminhão.
Pneus
Um indicativo de que os pneus estão entre os itens que mais sofrem desgaste em um caminhão são os fragmentos de pneus frequentemente encontrados pelas estradas. As condições que levam a esse cenário são diversas, mas as principais são:
- o abuso de velocidade nas curvas;
- excesso de carga;
- choques com obstáculos e buracos;
- calibragem inadequada;
- próprio desgaste dos pneus.
A troca dos pneus é um dos principais custos envolvidos na manutenção do caminhão. Por isso, muitos frotistas e caminhoneiros têm interesse em prolongar a vida útil desse componente, minimizando os riscos de acidentes e os custos das viagens.
Sistema elétrico
O sistema elétrico é composto por um conjunto de peças e componentes, como:
- lâmpadas;
- alternador;
- sensores;
- fiação;
- bateria;
- bobinas e outros.
Quando há algum problema em alguns desses itens, o veículo pode não funcionar, sendo preciso revisar, principalmente o alternador e a caixa de fusível.
A manutenção desse sistema evita o acúmulo de zinabre e sobrecarga na parte elétrica do caminhão ao ligar os acessórios que precisam desses componentes para funcionar.
Embreagem
A embreagem é uma das peças de caminhão que acaba frequentemente quebrando. Isso porque sempre que precisa fazer uma troca de marcha ou pisar no freio, para não deixar o veículo morrer, a embreagem é acionada. Logo, esse atrito é constante e acaba resultando em elevadas temperaturas, contribuindo para o desgaste do componente.
Vale lembrar que uma embreagem deteriorada traz prejuízos em outros itens, como a caixa de câmbio e o disco do motor. Dessa forma, todo o sistema deverá ser revisado, aumentando de modo significante o custo do reparo.
Filtros
Quer sejam de óleo, combustível ou ar, os filtros desempenham uma série de papéis cruciais para a qualidade operacional de qualquer caminhão. Como sugere o nome, o objetivo deles é filtrar e evitar que elementos nocivos acessem componentes vitais do conjunto mecânico, tal como sujeira, detritos e partículas afins.
No entanto, todos os filtros, independente de modelo, marca ou função, contam com um arco de durabilidade, que é o tempo de uso estimado no qual estas peças alcançam a saturação, e deixam de ser eficientes em sua finalidade. Por isso, a revisão e substituição dos componentes deve ser feita com rigor e periodicidade.
E aqui, precisamos realmente enfatizar este ponto: a manutenção regular dos filtros não deve ser subestimada! Afinal de contas, filtros saturados (sujos, velhos ou obstruídos) podem promover uma série de problemas à operação, reduzindo a eficiência do motor, elevando o consumo, danificando componentes internos e por aí adiante.
Pastilhas de Freio
Ainda que tenhamos dedicado um tópico para falar sobre os freios lá no início desta seção, as pastilhas merecem uma atenção especial. Em qualquer veículo, esses componentes estão sujeitos a um desgaste natural e esperado, justamente por suportarem forças extremas de calor e atrito sempre que os freios são acionados.
Com o passar do tempo e do uso, as pastilhas sofrem desgaste e perdem sua eficiência, afetando diretamente a qualidade da frenagem, sobretudo em termos como distância e intensidade da desaceleração. Com pastilhas gastas, a resposta dos freios não é tão imediata e eficiente, exigindo uma distância muito maior até parar o veículo.
Em casos extremos, o resultado pode ser ainda mais crítico, com uma falha generalizada dos freios, que não respondem ao pedal. Por isso, a manutenção preventiva do componente, incluindo inspeções regulares, é fundamental para identificar a necessidade de substituição, garantindo segurança e performance ao veículo.
Fluidos
Da mesma forma que existem diferentes filtros para diferentes finalidades, isso também vale para os fluidos do veículo, tais como o óleo do motor, o fluido de freio, o líquido de arrefecimento e, em alguns modelos, até o fluido de transmissão, que banha os componentes internos do sistema de câmbio do veículo.
Com o passar do tempo e o uso recorrente, todos esses fluidos estão sujeitos à deterioração orgânica, causada tanto pela exposição a partículas nocivas quanto pelo decaimento natural da química desses produtos. Assim como qualquer outra peça, o envelhecimento do fluido reduz drasticamente a sua eficiência.
Com fluidos gastos, uma série de problemas pode se manifestar no caminhão, dos mais simples aos mais críticos e caros, tal como o superaquecimento do conjunto mecânico, a baixa da pressão do óleo, problemas de frenagem e por aí adiante. Como se não bastasse isso, fluidos sujos aceleram o desgaste das galerias internas do motor.
Baterias
Acima, comentamos a importância da revisão e manutenção dos sistemas elétricos em geral, mas a bateria também merece um tópico dedicado a ela. Com o crescente uso da eletrônica nos caminhões modernos, a bateria passa a ocupar um espaço de destaque na qualidade operacional desses veículos.
Mais do que tudo, é importante entender que baterias fracas ou mortas podem levar a uma série de problemas, desde dificuldades no arranque do motor a até mesmo falhas no sistema elétrico. Além disso, a negligência no cuidado a esse componente pode levar ao seu fracasso inesperado, o que pode ser inconveniente e caro.
Lâmpadas
Por último e igualmente importante, o conjunto ótico dos veículos. As lâmpadas são elementos essenciais à iluminação do caminhão, sendo os componentes mais importantes quando pensamos em visibilidade e direção defensiva. No entanto, devido ao uso contínuo e às condições externas, as lâmpadas podem queimar ou falhar.
Além de comprometer a segurança, rodar com lâmpadas defeituosas contraria à regulamentação de trânsito, o que pode resultar em multas e penalidades, que prejudicam não apenas a lucratividade da operação, mas também a sua sustentabilidade, com o risco de o veículo ser impedido de circular nas estradas até a devida regularização.
Por fim, vale lembrar que uma iluminação defeituosa, seja fraca, inconstante ou inexistente, eleva drasticamente o risco de acidentes, especialmente durante a noite ou em condições de visibilidade reduzida. Por isso, é crucial verificar regularmente o funcionamento das luzes e substituir logo ao primeiro sinal de falha ou desgaste.
Como evitar a quebra de peças?
Devido aos cuidados adequados e a falta de manutenção regular, as peças de caminhão tendem a quebrar com mais frequência. Para evitar que isso aconteça é importante se atentar para alguns fatores, tais como:
- verificar o óleo do motor, analisando sua aderência e nível;
- realizar a manutenção preventiva seguindo as instruções do fabricante;
- evitar sobrecarregar o caminhão com excesso de peso;
- trocar os pneus conforme recomendação e evitar prolongar sua a vida útil;
- efetuar a calibragem dos pneus de maneira adequada.
Qual a importância das manutenções para evitar o problema?
Ao longo do trajeto, o caminhão pode apresentar falhas em diferentes sistemas e peças, causados por condições inevitáveis. No entanto, grande parte desses itens quebram por falta de uma manutenção adequada.
Por diversos fatores, as manutenções são esquecidas, resultando em grandes prejuízos financeiros, e até mesmo a vida do motorista. O que para muitos é visto como gasto, na verdade, é um cuidado preventivo, que contribui para o aumento da segurança nas rotas de viagens e com a economia nos transportes.
Diante disso, para evitar que os problemas aconteçam e que as peças de caminhão se quebrem é necessário que os gestores da frota juntamente dos caminhoneiros invistam em boas práticas de manutenção, a fim de identificar os desgastes e eliminar futuros custos e prejuízos.
Como pôde ver, existem muitas peças de caminhão que exigem uma atenção redobrada para garantir a longevidade da sua operação. Por isso, a melhor forma de evitar esses problemas é contando com peças autênticas, projetadas e desenvolvidas pela própria fabricante do caminhão. E tem mais, pois no caso de veículos Scania, você pode acessar a nossa página especial para o Agendamento de Serviços no seu caminhão.
Agora que você tem uma visão ampla sobre o desgaste das principais peças de caminhão, aproveite o momento para conhecer e acessar a rede Scania mais próxima de você e realize agora mesmo o agendamento de serviço do seu veículo. Para isso, basta conferir o portal das nossas unidades: Codema em São Paulo e Minas Gerais, Cavese em Santa Catarina, e Suvesa no Rio Grande do Sul.
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