Fique por dentro das perspectivas para o transporte de carga em 2021

7 minutos para ler

A cada ano que passa temos novas concepções sobre os diversos setores econômicos, e em 2021 não está sendo diferente. Grandes empresas estão se atualizando em relação às perspectivas para o transporte de carga e tem a esperam solucionar problemas e aprimorar ainda mais qualidade do serviço prestado.

O mercado de transporte e logística está em constante evolução. A inovação, nesse cenário, é fundamental para garantir a satisfação dos usuários dos serviços e destinatários das entregas, principalmente.

Quando empresas estão atentas a mudanças, conseguem conquistar a confiança de clientes e manter o alto padrão de qualidade. Essa é uma das maiores vantagens de acompanhar as tendências de transporte de carga.

Em razão da importância que esse tema representa, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre as perspectivas para o transporte de carga em 2021. Continue a leitura e descubra o que se espera desse importante setor!

Incentivo à renovação de frota: empresas devem avaliar veículos periodicamente

A chegada de novos veículos para compor a frota de empresas tem sido uma das principais perspectivas para o transporte de carga. Ressaltamos a necessidade de empresas terem uma frota nova com caminhões em ótimo estado para garantir a qualidade dos serviços prestados. É importante que gestores acompanhem a situação dos caminhões para identificar o momento ideal para fazer a renovação da frota.

É comum que empresas não façam a renovação no período apropriado, além de simplesmente ignorarem a necessidade de reparos periódicos nos caminhões. No entanto, quando uma frota é composta por caminhões que estão em condições precárias, diferentes malefícios são identificados, como:

  • atraso nas entregas;
  • insatisfação dos clientes;
  • perdas e avarias em mercadorias;
  • prejuízos à credibilidade do negócio;
  • maior risco de acidentes e incidentes negativos.

Além disso, estar atento ao estado de conservação da frota e à importância das manutenções preventivas é, também, uma maneira de cuidar das finanças da empresa. Isso acontece justamente porque é mais econômico gastar com pequenos reparos e manutenção preventiva do que com caminhões novos. Por isso, gestores de empresas precisam estar atentos à qualidade da frota, para que possíveis impactos negativos não afetem a situação geral da empresa.

Diminuição do roubo de cargas: problema antigo no setor de transporte

Se sua empresa fabrica dispositivos eletrônicos, alimentos ou peças de vestuário, você sabe que seus produtos estão entre os principais alvos das quadrilhas especializadas em roubos de carga. Paradas de caminhões e áreas de descanso em rodovias são os locais mais visados para acontecer esse tipo de prática criminosa. Esses problemas chegam a causar consequências sérias para empresas, como perda de veículo e redução de lucratividade no fim do mês.

A nova gestão de transportes inclui tecnologias para evitar o maior medo das empresas do setor de cargas. Roubo de carga é uma prática que costuma acontecer com frequências em grandes cidades e nas principais avenidas do país. Mas como podemos nos precaver dessa situação tão inconveniente? A solução seria investir na segurança dos veículos, especialmente no gerenciamento de riscos.

Todo ano o Brasil registra vários casos de roubo de carga, logo, precisamos cuidar das mercadorias da frota com mais cautela. Confira algumas práticas preventivas:

  • utilize a tecnologia para seu benefício. Contrate rastreamento de veículos e mercadorias, imobilização de veículos e selos de segurança avançados de alta tecnologia. Como esses serviços ficaram mais populares nos últimos anos, estão cada vez mais acessíveis para empresas de diferentes portes;
  • estabeleça cultura de segurança em sua empresa. Forneça treinamento de segurança periódico para funcionários e eduque motoristas de caminhão sobre prevenção e conscientização de roubos e sequestros. É uma forma de preservar a segurança das mercadorias e dos motoristas.

Locação de caminhões: uma das maiores perspectivas para o transporte de carga

Algumas empresas decidem alugar caminhões, mas isso depende do contexto e do serviço contratado. A demanda por locação de caminhão cresceu em 2020, fazendo com que pequenas e médias empresas busquem caminhoneiros autônomos. Assim, caso a empresa precise fazer uma entrega que seja inviável utilizar caminhões da própria frota, os gestores buscam por pequenos transportadores.

O serviço de locação, em regra, pode ser utilizado quando há a necessidade de transportar um volume menor de mercadorias ou em pequenas distâncias. Cabe a empresa calcular os gastos com o transporte de carga e decidir qual a melhor opção. Em algumas circunstâncias pode ser uma boa opção utilizar a frota própria. Por outro lado, entrar em contato com transportadores autônomos pode ser mais econômico. É preciso avaliar as condições da empresa para tomar essa decisão.

Investimento e renovações: setor concorrido em ascensão no Brasil

O setor de transporte de cargas impacta toda a economia do país e está crescendo a cada ano. Esse serviço garante que produtos essenciais como alimentos e remédios sejam entregues em diferentes cidades com total segurança. Cada vez mais empresas estão optando por incluir serviço de frota para ampliar seus lucros. É preciso buscar opções e identificar qual a mais rentável para esses negócios.

Embora o setor de carga possa ser extremamente lucrativo, também é considerado um dos setores mais competitivos do país. Muitos aspirantes a empreendedores tentam entrar nesse ramo ano após ano e acabam fracassando. Mas quando você pesquisa sobre o setor, fica mais fácil investir com confiança.

Se você pretende investir no setor de transporte, precisa conhecer as vantagens e desvantagens. É um serviço de entrega rápido, eficiente, útil para mercadorias e serviços e o preferido dos clientes.

Uso da tecnologia: invista em sistemas tecnológicos de segurança

Com a modernização dos dispositivos eletrônicos inteligentes na última década, o transporte de cargas no Brasil ficou ainda mais seguro. Investir em ferramentas tecnológicas é uma tendência que precisa continuar em alta durante todo 2021. O uso correto da tecnologia pode trazer muitos benefícios para empresas que lidam com entrega de mercadorias.

Utilizando aplicativos e sistemas de carga é possível, de forma geral, agilizar todo o procedimento de entrega. Clientes recebem a mercadoria na data e horário combinado, seja o destino nas grandes cidades ou no interior. Além de contar com alto nível de segurança e redução de riscos de roubo e danos às mercadorias.

Contudo, a principal vantagem do uso da tecnologia está no rastreio em tempo real dos veículos. O uso do GPS permite que gestores acompanhem todo o trajeto dos caminhões, desde quando eles partem dos galpões até a fábrica ou estoque do cliente. Garantindo um atendimento seguro e confiável para ambas as partes.

Por fim, precisamos estar atentos sobre as perspectivas para o transporte de carga, sempre nos informando sobre o tema que está em constante mudança. Somente assim será possível nos adaptarmos a essas perspectivas e elevar as chances de sucesso da nossa empresa. Caso contrário, estaremos incluindo abordagens antigas e ficando atrás da concorrência — e é exatamente isso que precisamos evitar.

É fundamental que cada vez mais pessoas conheçam as novidades do setor de transporte de carga. Compartilhe a postagem nas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.