Planejamento financeiro: entenda a importância para sua empresa!

6 minutos para ler

Planejamento financeiro é um conjunto de procedimentos que visam organizar e gerir as finanças de uma empresa. Isso significa que essa gestão fornecerá dados úteis para identificar possíveis situações futuras no ambiente interno de um negócio, sejam elas positivas, sejam negativas. Dessa forma, quanto mais projeções forem geradas pelo planejamento financeiro, melhor será para o empreendimento.

Com isso, a corporação conseguirá ter uma ideia das possíveis ocorrências que podem lhe acontecer e preparar novos planos de ação para estabelecer o controle econômico da empresa. Por isso, esse tema é fundamental para que os gestores alcancem sucesso em seu trabalho interno. Em se tratando de pequenas empresas de frota de caminhão, o controle financeiro pode ser decisivo para potencializar o crescimento do negócio.

Mesmo com tanta importância, muitos empresários não sabem quanto é necessário investir nesse quesito para aumentar sua frota e a lucratividade. Para ajudar nesse tópico, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Como fazer um planejamento financeiro?

Uma das principais questões que prejudicam o crescimento de uma empresa é não saber realizar o planejamento adequado do setor financeiro da instituição. Para que você não tenha problemas com esse processo em seu empreendimento, confira algumas dicas de como fazer essa gestão!

Compreenda seu fluxo financeiro

A princípio, para realizar um planejamento financeiro eficiente, é necessário realizar um balanço geral de ganhos e gastos. Para isso, você precisará de dados concretos. Normalmente os líderes sabem mais ou menos o tanto que ganham e gastam mensalmente. Entretanto, é muito provável que esses dados não sejam precisos, o que pode comprometer a validade das informações e do planejamento.

Por isso, é importante avaliar por mais de um mês o rendimento e despesas produzidas pela empresa a fim de chegar a uma conclusão válida. Com essas informações, faça um cálculo médio dos gastos e despesas. Assim você conseguirá produzir uma projeção futura de lucro e ganhos econômicos ou de dispêndios que precisam ser liquidados. Compreendendo seu fluxo financeiro, será possível traçar metas para desenvolver a empresa, como planejar a compra de novos caminhões.

Tenha objetivos financeiros concretos

Ao trabalhar com o planejamento financeiro, normalmente pensamos em metas e sonhos que podem ser alcançados com a organização dos processos. No entanto, para que essa estratégia consiga produzir bons resultados para o negócio, é fundamental avaliar se essas metas são acessíveis de acordo com a realidade financeira do seu negócio.

Pensar em planos irreais é uma forma de desestabilizar sua condição econômica e pode comprometer o desenvolvimento da empresa por direcionar esforços para o caminho errado. Por isso, independentemente de qual for o seu objetivo, faça sempre um estudo financeiro sobre quanto o projeto precisará para ser concretizado e qual valor terá de juntar mensalmente para financiar o investimento. Assim, será possível ser mais eficiente na gestão de finanças e diminuir os danos econômicos.

Reveja periodicamente as suas estratégias financeiras

Um dos grandes problemas cometidos pelos gestores de uma empresa é não avaliar periodicamente os resultados das metas e dos investimentos financeiros realizados. Esse fato pode prejudicar a gestão de finanças, pois quando não há a averiguação dos resultados que deram certo e os pontos que necessitam ser reestruturados, todo o processo de organização financeira é afetado.

Desse modo, para alcançar um planejamento consistente, é fundamental acompanhá-lo periodicamente a fim de que os possíveis problemas sejam revisados. Feito isso, é possível obter resultados significativos quanto aos aspectos econômicos da empresa, o que facilita, por exemplo, a expansão e o crescimento da sua frota de caminhão por conta da eficácia das metas de desenvolvimento do negócio.

Quais são os benefícios gerados pelo planejamento financeiro?

O controle financeiro é muito importante, pois possibilita à empresa usufruir de várias vantagens e aumentar a segurança econômica do empreendimento. Veja agora os principais benefícios conseguidos com esse processo!

Corte de gastos

Com o investimento na organização financeira, o gestor consegue identificar possíveis aspectos que comprometem a estabilidade econômica da corporação. Ao avaliar e conferir todos os gastos e demandas de investimentos mensais, consegue-se definir despesas que não apresentam relevância para a empresa, podendo ser eliminadas do processo produtivo. Essa vantagem garante recursos para investir na própria frota e minimizar os dispêndios que ocasionam dívidas e instabilidade para o negócio.

Previsão para o futuro

Como já mencionado, o planejamento financeiro possibilita estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível definir um orçamento para cada um desses períodos de modo a manter um equilíbrio na gestão de gastos e despesas da sua empresa. Com isso, é estabelecida uma projeção futura sobre os novos investimentos e são minimizados os problemas de deficit financeiro. Tal vantagem garante que o empreendimento cresça de maneira estruturada e planejada.

Acompanhamento do ROI

O ROI, que significa Retorno sobre Investimento, é a comparação entre o capital que você ganhou e perdeu em um investimento. Ao aprimorar o seu planejamento financeiro, você consegue avaliar com antecedência o resultado do ROI de um determinado projeto, o que facilita definir se vale ou não a pena dedicar-se ao objetivo. Depois de realizar o investimento, consegue-se também acompanhar o rendimento, ou seja, se o retorno está nas condições esperadas, corrigindo planos caso apresentem alguma falha.

Tranquilidade na gestão

Por fim, não podemos deixar de citar o benefício relacionado à tranquilidade na gestão, possibilitada pelo planejamento eficiente das finanças. A esse respeito, ao garantir um bom controle financeiro empresarial, há uma manutenção do funcionamento do negócio, por exemplo, contas e despesas quitadas, além de ter o capital bem-direcionado.

Essa situação contribui para que você tenha a tranquilidade necessária para optar pelas decisões mais adequadas para o crescimento do negócio. Além do mais, esse fato potencializa os resultados positivos e ajuda a aumentar a segurança nas decisões tomadas.

Portanto, essas foram as principais informações sobre a importância do planejamento financeiro para sua pequena empresa de frota de caminhão. Vale ressaltar que investir nessa gestão em seu empreendimento contribuirá para o sucesso de todas as suas atividades, garantindo mais produtividade e lucros com o negócio.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre assuntos relacionados ao tema? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das atualizações!

suvesa mercado shopsPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.