Podcasts: já conhece a nova moda? Ouça para fugir do tédio no trânsito

7 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

Quer otimizar o seu tempo para aprender algo novo, se manter informado sobre tudo o que acontece no mundo, refletir, se distrair enquanto desempenha outras funções e, sobretudo, aliviar o tédio no trânsito? Então, saiba que o podcast é a ferramenta certa para você!

Um novo  modelo de mídia que permite que os usuários ouçam sobre qualquer assunto onde e quando quiserem, o podcast entretém de maneira simples, prática e sem abrir mão do humor e da diversão no trânsito.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é um podcast, como funciona, além de sugerir 4 opções de conteúdo para você ouvir enquanto dirige. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

O que são podcasts?

“Podcast” é a junção de duas palavras inglesas: “iPod” (o famoso dispositivo da Apple) e “broadcast”, que, no português pode ser interpretado como transmissão via rádio. Nesse sentido, podcast é uma alternativa de distribuição de arquivos pela internet. Esses conteúdos podem ter o formato em PDF, texto em Word, imagem, vídeo ou em áudio ― que é o que vamos focar neste artigo.

Os podcasts em formato de áudio são disponibilizados por meio de um arquivo ou streaming (transmissão ao vivo pela internet). Sendo assim, eles funcionam como programas de rádio que apresentam assuntos específicos. Contudo, o que faz dessa ferramenta ser diferente é o fato de disponibilizar o conteúdo conforme a demanda, geralmente, dividido em episódios.

Além disso, a principal vantagem dessa mídia é a possibilidade de o usuário acessar qualquer conteúdo onde e quando quiser. Para isso, basta o usuário escolher a plataforma, clicar no play e ouvir o conteúdo — ou, se preferir, pode baixar o episódio. 

Detalhe curioso: essa ação só é possível porque os arquivos podcasts são desenvolvidos por meio de podcasting, um sistema que segue o padrão de feed RSS ― formato responsável por distribuir informações na internet em tempo real.

Como funciona?

Os podcasts funcionam da seguinte maneira: quando um usuário se interessa por um determinado conteúdo, é necessário que ele assine o canal para acompanhar o lançamento de cada novo episódio. Dessa forma, o acompanhamento pode se dar de forma automática, pelo computador ou celular. Ou seja, é uma ferramenta que permite que o conteúdo vá até o ouvinte ― o que é ainda melhor para os caminhoneiros que precisam passar longas horas na estrada!

Como e onde ouvir?

Uma das vantagens do podcast é a possibilidade de ouvir o conteúdo quando quiser, mesmo estando offline, pois basta fazer o download do arquivo e acessá-lo pelo computador ou em qualquer dispositivo móvel, como celular ou tablet.

Alguns smartphones já têm o aplicativo instalado de fábrica, enquanto, em outros, é preciso baixar. Além disso, vale ressaltar que a maioria dos podcasts é gratuita, mas existem algumas opções pagas também. Nesse sentido, preparamos uma lista com algumas sugestões de app que você pode instalar no seu celular, tablet e computador. Confira!

Aplicativos de podcast para iOS

Aplicativos de podcast para Android

Lembrando que os aplicativos de podcast para iOS e Android também podem ser instalados em tablets. Contudo, se você preferir ouvir o podcast pelo computador, a maioria deles disponibiliza um site ou blog em que são publicados os episódios do conteúdo.

Nesse caso, você pode escutar o conteúdo por meio do navegador ou fazer o download do arquivo e ouvi-lo diretamente do seu computador. Outra opção muito interessante é usar um reprodutor de áudio como o iTunes, caso você o tenha instalado.

Além dessas opções, é possível fazer o download dos arquivos de podcast e transferi-los para um pendrive ou cartão de memória e ouvir os conteúdos por meio de um aparelho de som que tenha entrada para USB.

Por que ouvir podcast pode ser uma boa opção para aliviar o tédio no trânsito?

Ouvir podcast é prático, bom e construtivo, pois é uma excelente ferramenta para aprender e evoluir sem precisar abrir mão de outras obrigações ou dispor de muito tempo. Ou seja, por meio dessa mídia, você tem acesso a qualquer informação onde e quando quiser, de forma simples, prática e rápida.

Além disso, trabalhar com o transporte de carga é um serviço que faz com que o caminhoneiro passe parte do seu dia na estrada. Por esse motivo, a maioria deles, enquanto está no volante, opta por ouvir rádios e músicas para se distrair, aliviar o estresse e, principalmente, manter o foco na direção.

Por isso, ouvir podcast enquanto dirige não só é uma boa opção para aliviar o tédio no trânsito, como também é um meio de aproveitar o tempo para se manter informado e aprender sobre uma infinidade de assuntos que vão agregar valor para sua vida. Além dos diversos conteúdos educativos, essa ferramenta também oferece uma diversidade de opções para você se distrair enquanto estiver no volante.

Quais as vantagens de ouvir podcasts no trânsito?

As vantagens de ouvir podcasts são muitas, além da praticidade e da possibilidade de escutar quando quiser. Ter acesso a essa mídia permite que você:

  • Otimize seu tempo para aprender: devido à correria do dia a dia, o podcast permite que o usuário aprenda sobre determinado assunto enquanto cumpre com os seus compromissos diários, como durante a direção no caminhão, nas atividades físicas, doméstica, no carro, no metrô. Enfim, onde e quando quiser;

  • Refletir: o podcast é um recurso que dispõe de uma infinidade de conteúdos sobre diferentes temas, permitindo, assim, que você reflita sobre assuntos diversos;

  • Ficar por dentro de novidades: o podcast é considerado um novo modelo de rádio, pois ele transmite informações sobre tudo o que acontece na atualidade, permitindo que você fique atualizado sobre as principais novidades do mundo.

Quais podcasts são indicados para se ouvir no trânsito?

Agora que você já sabe o que é um podcast, por que ouvir e quais suas vantagens. Separamos para você algumas opções de conteúdos gratuitos para ajudá-lo a aliviar o tédio no trânsito. Confira!

Nerdcast

Considerado o maior podcast do Brasil, o Nerdcast foi desenvolvido para aqueles que amam tecnologia e gostam de se manter informados sobre assuntos relacionados a:

  • História;

  • Ciência;

  • Literatura;

  • Cinema;

  • Quadrinhos;

  • Games;

  • RPG.

Devnaestrada

Na voz de Ramon, Fellipe e Eduardo, o Devnaestrada transmite toda sexta-feira um episódio que aborda assuntos sobre tecnologia de forma bem descontraída e divertida, com entrevistas exclusivas de especialistas no assunto.

Loop matinal

Ainda sobre tecnologia, o Loop matinal é um podcast que visa informar o usuário sobre as principais informações desse universo. Por isso, de segunda a sexta-feira, Marcus Mendes transmite as principais notícias sobre o mercado tecnológico.

Despachados

Ideal para quem gosta de viajar ou para aqueles que estão planejando uma viagem, o podcast Despachados é composto por uma equipe de profissionais que compartilham diversas dicas sobre roteiros de viagem, como se preparar melhor, sugestões de destinos e assim por diante. Tudo de forma bastante descontraída e didática. Além disso, durante os debates temáticos, os ouvintes também podem participar da discussão.

Com base nessas informações, fica claro que o podcast, além de ser uma ótima opção para aliviar o tédio no trânsito, é uma ferramenta que proporciona conhecimento e informação sobre qualquer assunto. Por isso, vale a pena começar a ouvir podcast durante as horas na estrada e no caminhão!

Então, o que achou do artigo? Você já tem o hábito de ouvir podcast ou vai começar a fazê-lo a partir de agora? Conte para a gente! Deixe sua opinião ou experiência sobre o assunto aqui nos comentários e compartilhe o seu preferido.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.