Podcasts para caminhoneiros: 5 opções para você ter acesso à informação

6 minutos para ler
spotify scania

Mesmo que você seja apaixonado pelo que faz, sabemos que passar longas horas na direção de um caminhão muitas vezes pode ser cansativo e monótono. Afinal, trata-se de uma atividade que, além de exigir foco e concentração, é realizada na mesma posição. Esse fator faz com que as opções para tornar esse momento menos fatigante sejam pouquíssimas. Na verdade, as alternativas de distração seguras se limitam a ouvir o rádio, uma playlist musical ou um podcast.

Você sabe o que é um podcast? Com um modelo muito semelhante a um programa de rádio, trata-se de um recurso informativo com formato em áudio que permite ao ouvinte escutar o conteúdo quando e onde quiser por meio de uma plataforma de streaming ou site. Além de ser prático e disponibilizar um leque diversificado de conteúdos educativos, o podcast tem como diferencial a possibilidade de poder ser ouvido em diferentes dispositivos — o que contribuiu para a sua rápida popularização. 

Sabendo das vantagens de ouvir podcast, preparamos este artigo com o intuito de explicar os motivos pelos quais vale a pena ouvi-los na estrada. Além de apresentar 5 sugestões de podcasts para caminhoneiros para você conferir. Acompanhe a leitura. 

O que são os podcasts?

Como mencionamos, o podcast segue um modelo de apresentação muito semelhante a um programa de rádio. Porém, tem como diferença o fato de os conteúdos serem gravados e da possibilidade do ouvinte poder ouvir o áudio quando e onde quiser sem a necessidade de sintonizar a emissora. Isso graças às plataformas de streaming e os arquivos de downloads. 

Devido ao seu formato prático que facilita o acesso à informação de qualidade, quem ouve um podcast pela primeira vez rapidamente se apaixona e nunca mais deixa de ouvir. Isso porque os podcasts oferecem vantagens como:

  • possibilidade de serem ouvidos a qualquer hora e lugar;
  • são conteúdos totalmente gratuitos;
  • não têm anúncios;
  • podem ser ouvidos tanto online quanto offline;
  • proporcionam descontração e entretenimento;
  • oferecem informação de qualidade;
  • educam enquanto divertem;
  • otimizam o seu tempo;
  • são práticos e fáceis de ouvir.

Diante dessas vantagens, podemos ver claramente os motivos pelos quais vale a pena ouvir podcast enquanto se está na estrada. Além de tornar o trajeto menos cansativo, você tem a oportunidade de aproveitar esse tempo para se manter informado sobre assuntos do seu interesse e se distrair com histórias e experiências de colegas de ofício. 

5 opções de podcasts para você ouvir na estrada

Agora que você já sabe o que é um podcast e quais são as vantagens de inseri-lo na sua rotina, confira 5 opções de podcasts para você ouvir na estrada. Vale ressaltar que todas as sugestões apresentadas nesta lista podem ser encontradas no Spotify, sites e Google Podcasts, ok? 

1. Web Estrada

O podcast Web Estrada é um programa que tem como objetivo valorizar a profissão do caminhoneiro. Por esse motivo, aborda assuntos sobre o transporte de carga, vida na estrada e os desafios que são enfrentados diariamente por esses profissionais. 

Considerando a qualidade do conteúdo, vale a pena ouvir o Web Estrada para se manter informado sobre o que acontece no seu segmento e, sobretudo, para saber quais são as tendências e soluções previstas para os próximos anos.

2. 123 Segundos

Outro podcast que disponibiliza conteúdo de qualidade e ajuda você a se manter informado sobre os principais acontecimentos do momento, incluindo assuntos que envolvem a vida de caminhoneiro, é o 123 Segundos. O diferencial desse programa é a maneira como o conteúdo é repassado para o público. 

O podcast 123 Segundos faz uso de uma linguagem objetiva e direta para transmitir as últimas informações do Brasil e do mundo para o seu público. As informações são transmitidas todos os dias, três vezes ao dia — 6h, 12h e 18h —, nas vozes de Sandro Badaró e Helen Braun. 

3. PrimoCast

Apresentado por um dos maiores influencers digitais do mercado financeiro, Thiago Nigro, idealizador do Primo Rico, o PrimoCast é um podcast que aborda assuntos sobre finanças. Mesmo que não trate de temas que estão diretamente ligados à profissão de caminhoneiro, esse podcast é ideal tanto para o caminhoneiro autônomo quanto para a empresa de transporte.

Isso porque ambos precisam saber lidar com a parte financeira para garantir o sucesso do negócio. Sendo assim, por meio do podcast PrimoCast, você pode aprender mais sobre investimentos, bolsa de valores, gestão financeira e muito mais. Os conteúdos são lançados semanalmente. 

4. A Mesa

Como citamos ao longo deste artigo, uma das vantagens do podcast é a diversidade de assuntos que você pode ouvir enquanto dirige. Dessa forma, além do conteúdo informativo sobre o que acontece no universo dos caminhoneiros, é possível passar o tempo ouvindo sobre outras modalidades.

Nesse caso, o podcast A Mesa trata de assuntos esportivos e te mantém informado sobre o pós-rodada dos principais times de futebol. Se você gosta de se inteirar sobre esse assunto, o podcast A Mesa, apresentado por André Rizek, lança episódios novos às segundas e sextas-feiras e conta com a participação do comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho e convidados.

5. Pelada na Net

Ainda sobre a modalidade esportiva, o podcast Pelada na Net é outra sugestão que você pode incluir na sua lista. Com uma linguagem bem descontraída, o Pelada na Net é transmitido pelos torcedores:

  • Eduardo Renan Araújo;
  • Vitor Faglioni Rossi;
  • Fellipe Faglioni;
  • Rafael Clerici;
  • Alexandre Velloso.

O objetivo do Pelada na Net é produzir bons conteúdos sobre futebol feitos por torcedores para torcedores. Para isso, o grupo deixa o fanatismo e a rivalidade de lado e foca na diversão e no respeito ao próximo. Os episódios do Pelada na Net são liberados todas as sextas-feiras.

Essas são as sugestões de podcasts para caminhoneiros que você precisa ouvir. Lembrando que, além do podcast, você também tem como opção as playlists prontas para serem ouvidas na estrada. As viagens a trabalho jamais serão as mesmas se você passar o seu tempo se divertindo com a sua playlist favorita ou se informando sobre qualquer assunto que quiser. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba como o podcast te ajuda a fugir do tédio.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.