Como comprar o seu primeiro caminhão? Saiba aqui!

10 minutos para ler

A vida de caminhoneiro é cheia de desafios. Aqueles que pretendem ingressar nessa profissão precisam encarar as condições adversas das estradas e os riscos de acidentes. Entretanto, não faltam motivos para escolher a vida nas rodovias e adquirir o primeiro caminhão.

Conhecer diversos lugares e culturas, fazer novas amizades, ter uma rotina itinerante e, claro, usufruir da paixão pela direção são algumas das principais motivações. Geralmente, ser caminhoneiro é muito mais do que transportar cargas de um ponto a outro. É um estilo de vida. O condutor segue a bordo do seu companheiro com pequenos intervalos entre as cargas e as descargas. E, para isso, é importante contar com um veículo mais arrojado.

O cenário do mercado é favorável, mas para ingressar nele com segurança, é preciso documentação especial, capacitação e, claro, saber exatamente como comprar o primeiro caminhão. Então, continue a leitura e saiba como escolher o modelo ideal para o seu orçamento e o seu perfil.

Como se planejar para comprar o seu primeiro caminhão?

Para quem deseja entrar na área de transportes, é fundamental realizar um planejamento financeiro detalhado, pois comprar um caminhão é um alto investimento e requer muita atenção.

Nesse caso, verifique as reais necessidades dessa compra, pesquise todos os pontos econômicos da aquisição no orçamento, além de analisar as perceptivas de ganho, os custos fixos e quais as instituições que permitem simular o financiamento do primeiro caminhão, seja novo, seja usado.

Também vale a pena incluir no planejamento os prós e os contras, verificando se o valor investido poderá resultar em lucros suficientes para cobrir a manutenção do veículo e os custos de financiamento.

Quais as principais dicas para fechar um bom negócio?

Após o planejamento, há outros detalhes importantes que você precisa analisar no momento da negociação. Desse modo, para não fazer um mau negócio e decidir com segurança, veja a seguir o que considerar na hora de comprar seu caminhão.

Defina o modelo de caminhão ideal

Existem vários modelos de caminhões para diversas funções. Para definir o ideal, é preciso aprender como escolher. Distância e tempo das viagens, tipo de carroceria e carga a ser transportada, taxas de seguro, locais de tráfego, condições de revenda, condições de pagamento e valor de entrada são alguns fatores que devem ser considerados e que ajudarão você ajudar a limitar os modelos que atenderão às suas necessidades.

Também defina se o seu primeiro caminhão será novo ou usado. O auxílio de um profissional com experiência em mecânica e de sua confiança pode ser útil nesse momento, pois ele pode ajudar a avaliar as condições do veículo, bem como recomendar os modelos mais adequados para a sua demanda durante as rotinas nas estradas.

Separe a documentação

Para obter o financiamento, é preciso se informar sobre os documentos que serão necessários, pois certamente a empresa vai solicitar alguns papéis, como comprovante de renda, RG, CPF, carteira de habilitação, entre outros. Por isso, é importante separar todos esses itens.

Além disso, é indicado conferir a documentação do veículo, especialmente se a aquisição não for feita na concessionária, para garantir que não haja risco de pendências, dívidas futuras e restrições.

Conheça suas necessidades

Antes de comprar o primeiro caminhão, estabeleça exatamente para que vai utilizar o veículo, visto que é fundamental escolher o tipo de caminhão que se adéque ao seu dia a dia. Para isso, analise o tamanho necessário, a necessidade de torque e força, a capacidade de transporte e o custo de manutenção.

Também vale verificar se essas condições estão conforme o planejamento financeiro. Afinal, com o tempo, muita coisa pode mudar e as condições de financiamento precisam oferecer parcelas que caibam no seu bolso.

Negocie boas condições de pagamento

Independentemente da empresa financiadora, procure negociar as condições de pagamento da melhor forma. Caso tenha uma reserva para dar de entrada, as parcelas podem ficar mais acessíveis e com juros reduzidos.

No entanto, também é bom analisar em quantas vezes determinado caminhão deverá ser pago em relação a outro modelo. Isso porque, quanto mais o prazo for estendido, maiores serão os encargos e as taxas de juros.

Portanto, preste atenção às condições de pagamento e faça simulação de financiamento também em outras empresas, a fim de comparar o custo-benefício que cada uma oferece. Assim, na soma total do financiamento do seu primeiro caminhão, você terá chances de conseguir preços bem mais atrativos.

Analise bem o contrato de compra

A assinatura do contrato deve ser feita com calma e muita atenção para que nenhuma informação importante passe despercebida. As cláusulas contratuais mudam de uma empresa para outra, sendo fundamental atentar-se para ler cada uma.

Além disso, estarão estabelecidos no contrato os dias de pagamento das parcelas. Sendo assim, você deve se lembrar de mantê-las em dia para não correr o risco de perder o caminhão e ainda sujar o seu nome.

Como decidir entre caminhão novo ou usado?

Na compra do primeiro caminhão, é comum ficar na dúvida se é mais vantajoso adquirir um modelo novo ou um usado. Na verdade, isso vai depender de algumas condições, como necessidades envolvidas e orçamento disponível. Para ajudar a decidir, conheça as vantagens e as desvantagens de cada opção.

Caminhão novo

Ao comprar um veículo 0 km, você evitará preocupações relacionadas ao estado de conservação, à procedência e à garantia (desde que cumpridas as exigências da concessionária). Também será possível desfrutar da tecnologia de ponta, da segurança e do conforto dos últimos modelos.

Por outro lado, o valor do investimento é consideravelmente maior em relação à compra de um seminovo. Outro ponto negativo é a rápida depreciação. Após um ano de uso, o valor de tabela do caminhão cai cerca de 20%.

Caminhão usado

Geralmente, comprar um caminhão usado é uma boa opção para aqueles que estão ingressando na profissão. Isso porque é possível encontrar uma grande variedade de marcas e modelos no mercado — investindo um valor inferior àquele necessário para adquirir um veículo novo.

Outra vantagem é a possibilidade de revenda por um preço mais próximo ao da compra. Caso essa seja a melhor opção para você, preste atenção à documentação, ao valor de mercado, à garantia, à procedência e ao estado de conservação.

Tanto no caso do novo quanto do usado, a escolha deve ser compatível com o tipo de carga a ser transportada e com as possíveis rotas. Isso determinará, por exemplo, o tamanho e o modelo do caminhão.

Quais são as condições de compra de um caminhão?

Encontrar a melhor forma de pagamento é tão importante quanto definir qual será o seu companheiro de estrada. Isso significa que você precisa ter clareza da disponibilidade financeira e das condições oferecidas pelo mercado. O sucesso na nova profissão exige que as prestações caibam no seu bolso.

A melhor opção para comprar o primeiro caminhão é sempre o pagamento à vista. Dessa forma, você fica livre dos juros e consegue bons descontos. Não é possível? Calma. Há, pelo menos, outras quatro opções e, com certeza, uma delas será adequada ao seu perfil. Veja quais são as principais!

BNDES Finame

O financiamento do tipo Finame é exclusivo para pessoas jurídicas e sua taxa de juros pode variar de acordo com o porte da empresa e a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). No caso das micro, pequenas e médias empresas, por exemplo, o BNDES financia até 80% do valor do bem.

Nessa modalidade, o caminhão também precisa ser fabricado no Brasil e há participação dos bancos cadastrados no financiamento. Já o período de carência pode ser de até dois anos, e o prazo para pagamento é fixado de acordo com o perfil do cliente.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é um tipo de crédito muito utilizado para a compra de variados bens. Ele é disponibilizado pelos bancos e em diversas modalidades, com taxas de juros variáveis. Por meio dele, é possível comprar o primeiro caminhão novo ou usado e quitar a dívida em até 60 meses com parcelas fixas.

Como a garantia de pagamento é o próprio veículo, ele terá o gravame (alienação) registrado no documento. Isso quer dizer que a transferência de posse só é possível após o pagamento total ou mediante uma nova negociação com a financeira. No CDC, o adiantamento das parcelas elimina os juros residuais.

Consórcio

O consórcio é uma compra programada, não uma modalidade de financiamento. Nele, um grupo de clientes se une e paga mensalmente uma quantia que, ao final do período estabelecido, será correspondente ao valor do caminhão.

Não há cobrança de taxas, e a administração dos montantes é feita por uma empresa certificada pelo Banco Central. Já as parcelas podem variar de acordo com o valor de referência do bem pretendido.

O caminhão pode ser adquirido por meio da quitação dos valores mensais, de sorteio ou pelo maior lance na assembleia. Trata-se de uma escolha interessante para quem não necessita do veículo imediatamente. E, como dissemos, uma das vantagens do consórcio é o fato de ser isento de juros.

O que avaliar no caminhão para escolher o modelo ideal?

Além de observar se o veículo atende às suas necessidades, verifique alguns itens que podem fazer a diferença no dia a dia. Entre eles:

  • tecnologia;
  • força do motor;
  • conforto e ergonomia;
  • conjunto de transmissão;
  • suspensão;
  • interior da cabine;
  • lataria;
  • aparência externa.

Como você percebeu, a escolha do veículo e da forma de pagamento é determinante para comprar o primeiro caminhão, mas isso não é tudo. Para evitar possíveis dores de cabeça e garantir que suas expectativas serão atendidas, o local de compra do veículo deve ser cuidadosamente escolhido.

Por isso, vale a pena contar com os diferenciais da Codema, Cavese e Suvesa. Oferecemos aos clientes soluções para um transporte inteligente, com serviços e portfólio de caminhões novos, seminovos, financiamento, manutenção e peças originais. Além disso, há condições que dão total suporte para quem deseja pegar a estrada com segurança e qualidade.

Interessou-se? Então, fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas. Nós da Codema, Cavese e Suvesa aguardamos o seu contato.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.