Programa eletrônico de estabilidade da Scania: entenda como funciona

6 minutos para ler

A segurança é uma prioridade central para quem trabalha nas estradas. Por isso, é tão importante investir em veículos que ofereçam as tecnologias necessárias para uma condução segura, cadenciada e agradável. Sendo assim, falaremos hoje sobre o Programa Eletrônica de Estabilidade da Scania! 

Essa tecnologia já equipa os modelos da marca há um bom tempo e é, em grande parte, responsável pela qualidade e segurança na dirigibilidade desses veículos. Foi por isso que criamos este texto exclusivo, explicando tudo o que você precisa saber sobre esta tecnologia. Acompanhe!

O que é o Programa Eletrônico de Estabilidade da Scania?

Não é de hoje que a Scania é uma referência em tecnologia. Desde que chegou no Brasil, ainda em 1957, a marca já definiu uma tradição clara de sofisticação mecânica, inovação e boa engenharia. E essas características perduram até hoje, bastando olhar para todo o line up da marca. 

Mas além da tecnologia aplicada, também vale notar as soluções que qualificam a experiência de quem adquire esses veículos. Para a gestão de frotas, a Scania oferece o Fleet Care. Para os motoristas, o Driver Services. Para a Scania, a inovação deve refletir em todos os aspectos da experiência com seus veículos. 

E o Programa Eletrônico de Estabilidade da Scania é uma inovação que surgiu respeitando esse sentido. Como sugere o nome, trata-se de uma tecnologia assistiva para a dirigibilidade dos veículos. No setor automotivo, a sigla utilizada é ESP — Electronic Stability Program, em português, Programa Eletrônico de Estabilidade.

O principal objetivo dessa tecnologia é trabalhar para garantir a estabilidade do caminhão nas estradas, lendo os dados de condução em tempo real e agindo, conforme necessário, para garantir a dirigibilidade e o controle do veículo mesmo nos cenários mais desafiadores e atípicos, como aquaplanagens, perda de tração e afins. 

Apenas na União Europeia, entre 1995 e 2020, a Bosch estima que essa tecnologia já tenha salvo mais de 15 mil vidas, e evitado quase meio milhão de acidentes. A empresa é uma referência sobre o tema, pois o inventor e patenteador do primeiro sistema ESP foi um líder de pesquisa e desenvolvimento da Bosch, Anton van Zanten.

Desde então, a tecnologia foi rapidamente incorporada e aprimorada pelas principais montadoras do mercado, tanto no segmento automotivo quanto no de veículos pesados, como ônibus e caminhões. Atualmente, a maioria dos veículos já equipa a tecnologia, que salva milhares de vidas por ano. 

E a Scania também alcançou uma posição de referência na área. Naturalmente, o Programa Eletrônico de Estabilidade que equipa os modelos da marca são adaptados para a dinâmica dos veículos pesados, mas oferecem a mesma confiabilidade que tornou a tecnologia tão importante para quem hoje compra um carro.  

Como funciona o Programa Eletrônico de Estabilidade da Scania?

Agora que você tem uma noção geral sobre a tecnologia e sua importância, é momento de entender como ela funciona na prática. Em essência, a tecnologia existe para maximizar o controle, a segurança e a dirigibilidade do veículo em cenários e momentos de instabilidade. 

Como você bem sabe, existem muitos fatores que podem provocar a instabilidade, como o excesso de peso, a umidade da pista ou o tráfego em uma velocidade muito elevada. Além do freio eletrônico, os modelos Scania que contam com o Programa Eletrônico de Estabilidade também incorporam outros componentes. 

Aqui, falamos de dois sensores, que medem a inclinação da carroceria e o comportamento da coluna de direção. Com esse monitoramento constante, a central eletrônica do veículo consegue identificar, rapidamente, quando o veículo está atravessando um episódio de instabilidade. 

Quando esse cenário é identificado, o ESP começa a agir sobre o sistema de freios das rodas, configurando a rotação de cada uma delas de maneira independente, e assim, fazendo com que o veículo retome a sua estabilidade habitual. Dessa forma, é possível evitar a perda de controle do caminhão.

Outro detalhe especial é que o ESP da Scania foi desenvolvido para funcionar mesmo nos cenários mais desafiadores e arriscados, como superfícies molhadas e de baixa aderência, onde há um risco elevado de derrapagem, e em pistas secas, em que o grande risco são o capotamento e o tombamento.

Por contar com sensores que funcionam a todo momento, a tecnologia da Scania permite um monitoramento perfeito dos parâmetros de dirigibilidade do veículo, sempre atento a qualquer alteração e pronto para entrar em ação, automaticamente, e muito mais rápido do que a reação do motorista. 

Quais as principais vantagens do Programa Eletrônico de Estabilidade da Scania?

Segurança, custo-benefícios e tranquilidade. Da forma como percebemos, essas são as principais vantagens de contar com uma tecnologia tão funcional, importante e sofisticada nos veículos da sua frota. Abaixo, explicamos cada um desses pontos com mais detalhes.

Segurança

Muito além de investir na capacitação dos motoristas, estimulando uma direção consciente e defensiva, é importante contar com toda ajuda possível, ainda mais tratando-se de uma tecnologia de assistência emergencial. Com o ESP da Scania, a condução está mais segura, inclusive em condições difíceis.

Custo-benefício

Diferente de outras soluções que você precisa instalar após a aquisição do veículo, o Programa Eletrônica de Estabilidade da Scania já equipa os veículos desde a fábrica. É uma tecnologia intimamente conectada ao desenvolvimento e funcionalidade de cada modelo, que está pronta para entrar assim que necessário.

Tranquilidade

Tanto para o gestor quanto para os motoristas, saber que a condução está ainda mais segura, sobretudo em cenários complexos de muita chuva ou pavimentação ruim, é um motivo para muita tranquilidade, o que reduz a ansiedade operacional, e consequentemente, o risco de erros, negligências e acidentes. 

Como pôde ver, são muitos os motivos que demonstram que você pode contar com a Scania para garantir a segurança e confiabilidade da sua frota. Afinal de contas, essas são as qualidades fundamentais da marca, que estão presentes em todos os modelos de seu line up. 

Agora que você entende a importância do Programa Eletrônico de Estabilidade da Scania, aproveite para conhecer ainda mais sobre os modelos e tecnologias da marca. Para isso, basta acessar o site da autorizada Scania da sua região — Codema em São Paulo, Cavese em Santa Catarina e Suvesa no Rio Grande do Sul.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.