Renovação da frota caminhões: por que devo fazer um consórcio?

7 minutos para ler

Mesmo que você mantenha o cronograma de manutenções em dia e tenha uma gestão de logística bem estruturada, que consegue minimizar o desgaste dos veículos, por meio da disponibilização de treinamentos de condução defensiva e redução da ocorrência de acidentes de trânsitos, ainda assim chegará o tempo em que a renovação da frota de caminhões será inevitável. 

Isso porque, assim como toda máquina, um veículo automotivo possui um tempo de vida útil definido e o fato de trafegar diariamente longas distâncias contribui para que essa durabilidade seja reduzida. Nesse caso, manter uma frota de caminhões com muitos quilômetros rodados deixa de ser vantajoso por causa da necessidade de está sempre repondo peças e aumentando as idas ao mecânico.

Quando os custos se tornam maiores, a margem de lucro diminui e, por consequência, os serviços se tornam mais caros e você corre o risco de perder competitividade. Por esse motivo, dispor de planejamento de renovação de frota para aplicá-lo assim que perceber que chegou a hora e continuar mantendo a qualidade, eficiência e competitividade dos seus serviços.

Para esclarecer melhor sobre o assunto, preparamos este artigo com o objetivo de mostrar para você como planejar a renovação da sua frota de caminhões e por que o consórcio é a melhor opção para renovar a frota em 2021. Acompanhe a leitura!

Como identificar o momento certo de renovar a frota?

Todo empreendedor que almeja permanecer competitivo no mercado sabe que se manter atualizado sobre as mudanças que surgem no segmento em que atua e, sobretudo, buscar meios de se adaptar a elas é vital para alcançar esse objetivo. O que isso tem a ver com a renovação da frota? Basicamente tudo.

Como mencionamos, o uso frequente dos caminhões coopera para o desgaste acelerado do veículo, logo, é necessário dispor de um planejamento de renovação da frota para evitar que a utilização de veículos deteriorados comprometa o desempenho e desenvolvimento da sua empresa.

Além desse motivo, existem outros fatores que influenciam na decisão de renovar a frota, pois podem ser usados como indicadores para saber o momento certo de realizar a renovação da frota. Veja só quais são eles.

Avanço da tecnologia

O mercado automotivo é um dos segmentos que mais investe em tecnologia para disponibilizar para o seu público soluções inovadoras. Por isso, são lançados constantemente novos modelos de caminhões com tecnologias cada vez mais aprimoradas, no intuito de tornar o trabalho de empresas e caminhoneiros mais independente, eficiente, econômico e produtivo. 

Queda no valor comercial

Seja por motivo de desgaste ou surgimento de novos modelos, a redução do valor comercial de um veículo é inevitável. Então, ao perceber que sua frota está ficando muito desvalorizada é hora de se planejar para renovar os veículos. 

Sustentabilidade

Assim como as inovações tecnológicas seguem a todo vapor, a valorização de práticas sustentáveis cresce na mesma proporção. Diante disso, independentemente do segmento de atuação, uma empresa que preza pela boa imagem e, sobretudo, busca manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes, deve enxergar as ações relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente como algo prioritário que precisa fazer parte da cultura organizacional da empresa. 

Nesse caso, o investimento em veículos que atendem a essa demanda faz toda a diferença, pois a renovação da frota pode ser vista como uma ação de engajamento. Afinal, você adquirirá caminhões que eliminam uma quantidade menor de poluentes, por meio da otimização do consumo e melhor aproveitamento do combustível.

Aumento no padrão de qualidade

O fator qualidade é um indicativo que pesa muito na maneira como o cliente enxerga a empresa. Então, é muito importante que você esteja disposto a investir em soluções que mantenham esse diferencial.

Nesse caso, a renovação da frota é uma estratégia que atende bem esse objetivo, pois o investimento em veículos novos têm como vantagem o aumento da eficiência na prestação de serviço, mais economia e rentabilidade. 

Essas vantagens, sem dúvidas, influenciam na potencialização da qualidade dos seus serviços. Esse fator é essencial para conseguir atender as expectativas do cliente e manter a competitividade da empresa no mercado.

No entanto, é de suma importância ressaltar que, além de acompanhar esses indicativos, você precisa dispor de um bom planejamento para garantir que a renovação da frota tenha os resultados esperados.

Por que optar pelo consórcio?

Percebeu que esse é o momento de renovar a sua frota? Então, saiba que o consórcio é a melhor opção para você fazer isso em 2021. Isso porque trata-se de uma modalidade de compra em conjunto. Ou seja, você e outros empreendedores que têm o mesmo objetivo assumem o compromisso de todos os meses pagar uma parcela à administradora responsável pelo consórcio. 

Nesse caso, a contemplação pode ocorrer de duas formas: sorteio ou lance. Logo, se torna uma alternativa viável para quem deseja fazer um investimento planejado sem correr o risco de perder capital. Além disso, o consórcio oferece vantagens como:

  • mais segurança; 
  • não necessita de entrada; 
  • isenção total de juros; 
  • mantém a capacidade de investimento;
  • mais flexibilidade;
  • os valores das parcelas são mais acessíveis;
  • aumenta a facilidade para a obtenção de crédito.

Consórcio Scania: como funciona?

Graças ao seu desejo de trazer inovação e soluções únicas para os seus clientes, a Scania tornou- se uma referência no segmento automotivo. Afinal, foi a primeira empresa a disponibilizar um consórcio especializado em veículos pesados ajudando mais de 90 mil clientes a conquistarem seus objetivos. Além disso, a empresa tem como diferenciais:

  • a capacidade de transmitir confiança;
  • o cliente sempre em primeiro lugar;
  • o respeito pelo indivíduo;
  • a integridade;
  • o respeito ao meio ambiente — a Scania é uma empresa sustentável, logo, todas as suas ações serão pensadas com base nesse princípio.

O sistema de consórcio da Scania funciona da seguinte forma: um grupo de empreendedores que possuem o mesmo objetivo se reúne — cada membro do grupo é chamado de cota— e cada um paga por mês uma parte do produto formando um fundo de caixa.

A administradora apura o valor adquirido e realiza o sorteio para contemplar uma das cotas em uma assembleia mensal. Assim, todas as cotas serão contempladas até o final do contrato.  

Além disso, o participante pode oferecer um lance para que sua cota seja contemplada antes do previsto. Para isso, basta acessar o “Acesso à cota” da Scania ou entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Scania Administradora.

Vale ressaltar que ao optar pelo consórcio Scania você tem a chance de usufruir de promoções exclusivas que a administradora disponibiliza, são elas: 

  • família Scania: oferece um momento de descontração com a família;
  • frota de elite: ao ter sua cota contemplada, o participante ganha um bônus para utilizar em peças e serviços nas Casas Scania;
  • NXTGEN: esse programa visa empoderar os sucessores de empresas de transporte, a fim de torná-los aptos para assumir o cargo;
  • dreamline: para os participantes que preferem o sorteio, esse programa realiza um sorteio extra de Caminhões Scania entre os participantes do grupo.

Portanto, essas foram as principais informações sobre a renovação de frota de caminhões. Ao longo da leitura deste artigo, fica claro que escolher o consórcio é a melhor opção para quem deseja investir de forma segura, livre de juros e pagando mensalidades pequenas.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre o consórcio Scania? Então, basta acessar o nosso site.

suvesa mercado shops
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.