Scania 113: saiba tudo sobre esse modelo

6 minutos para ler
spotify scania

O rei do conforto e da segurança nas estradas. Por muito tempo, o Scania 113 foi considerado o melhor caminhão do mercado, o que vale não apenas para o Brasil, mas também para o mercado internacional. Além de forte, robusto e confiável, o modelo era emblemático por seu estilo, conforto e durabilidade.

Por isso, criamos este texto com o objetivo de homenagear o modelo, explicando um pouco sobre a sua história e o seu sucesso no mercado. Além disso, apresentamos a recente versão comemorativa que se inspirou no clássico das estradas. Então, não perca tempo e acompanhe!

A história do Scania 113

Poucos modelos no mercado carregam tanto prestígio em seu nome, e o Scania 113 é um desses. Amplamente conhecido como Série 3, foi responsável pela consolidação da Scania no Brasil, ao mesmo tempo em que já se firmava como um sucesso no mercado europeu.

Chegada ao Brasil

Por coincidência, a história do Scania 113 é muito paralela à trajetória da Scania no Brasil. Enquanto marca, a montadora chegou ao país em 1957 e, logo de início, enfrentou a competição consolidada de outras fabricantes que já dominavam o setor brasileiro.

O primeiro Scania fabricado no Brasil foi o valente L75. Apesar de ser um modelo robusto e confiável, era o novato do mercado e precisava de muito mais do que a durabilidade para chamar a atenção. E essa foi justamente a proposta do 113, o emblemático caminhão que chegou ao Brasil em meados de 1991.

Confortável, imponente, tecnológico, seguro e potente, o modelo conquistou entusiastas, caminhoneiros, gestores e transportadoras de todo o país. Na época, o 113 conseguiu se lançar no mercado sem nenhuma resistência e ganhou a adoção imediata do segmento por tudo o que oferecia e representava.

O reinado do 113 foi longo e inspirador para as próximas gerações Scania, que herdaram as qualidades e aperfeiçoaram as virtudes do modelo que lançou a marca ao estrelato no mercado nacional. O Scania 113 esteve em produção desde 1991, ano do seu lançamento, até 1998, quando foi substituído.

Transição para a Série 4

O “passar da tocha” foi muito bem planejado pela marca, que reconhecia a importância do modelo para a sua reputação no mercado. Assim, o carismático 113 foi superado e substituído pela Série 4, que chegou “dobrando a aposta” da marca em tecnologia, inovação, conforto e design para dar continuidade ao legado.

No fim das contas, considerando todas as suas versões, a Série 3 vendeu mais de 36 mil unidades. Foi assim que se consolidou como o lineup de caminhões mais vendidos no país — o que é uma marca emblemática, ainda mais se considerarmos que a Scania faz parte da categoria premium do mercado.

Por causa de tudo o que representou no Brasil, inovando e elevando a barra de competitividade no segmento, o 113 é considerado por muitos caminhoneiros e entusiastas como o melhor Scania de todos os tempos. No Brasil, uma referência histórica. Na Europa, visto como o melhor caminhão já fabricado.

As características e os destaques do Scania 113

O clássico 113 era emblemático em quatro aspectos: design, conforto, tecnologia e durabilidade. Essa é a chave para o sucesso do modelo, que se consolidou tanto no mercado brasileiro como no segmento europeu. Vamos conferir os detalhes?

Design

O design oferecia uma proposta ousada e carismática, fugindo da discrição tradicional das grandes marcas. Com o 113, a Scania fez o que muitas fabricantes americanas já entendiam, que é reconhecer o valor estético desses veículos, como algo muito além do meramente funcional.

Embora sejam máquinas de trabalho, os caminhões são propriedades de pessoas, empresas e marcas, que gostam de ser bem representadas. E o 113 fazia isso com muita facilidade. Desde seu lançamento, apresentava linhas retas, imponentes e caricatas.

Além disso, era disponibilizado em uma ampla gama de cores em contraste com gráficos em suas laterais. A combinação mais clássica era o azul-claro com as três faixas gráficas, em rosa, roxo e lilás. Isso foi inédito no mercado na época. A combinação era ousada, mas incrivelmente compatível.

Quem diria que um titã imponente como o 113 ficaria tão simpático de azul-claro e tons de rosa? O modelo, sobretudo nessa cor de lançamento, foi instantaneamente adorado pelo mercado, que disputava suas unidades nas concessionárias e distribuidoras da marca.

Conforto e tecnologia

Em um segundo momento, existiram aspectos como o conforto e a tecnologia. A cabine do 113 era espaçosa e se desenhava em torno do motorista, que se sentia um piloto de avião a bordo da nave.

O 113 foi um dos primeiros modelos no mercado a dedicar atenção aos detalhes internos, oferecendo funcionalidades e tecnologias que pensavam no motorista, na sua segurança e na sua qualidade de vida na estrada.

Durabilidade

Algo comum a qualquer mercado é o período de testes em que uma nova marca precisa atravessar para se consolidar no segmento. Se pensarmos no mercado automotivo, isso fica muito claro com as marcas japonesas, que hoje são referência em durabilidade.

O mesmo ocorreu com a Scania por meio do 113. Durável, robusto e confiável, a marca lançou ao mercado um “tanque de guerra” que era usado para o trabalho. Com baixo índice de manutenção, motorização eficiente, alta produtividade e baixo consumo de combustível, o 113 reinou como a seleção favorita para a composição e renovação de frotas.

A Edição Especial 60 anos de Brasil

A Scania fez um aceno ao 113 e sua importância para a marca no Brasil. Em 2017, ao comemorar 60 anos de atuação no país, a marca lançou o 113H, elaborado sobre os modelos R440 e R480 Highline Streamline para apresentar a lendária combinação de cores (azul-claro e tons de rosa), além de acessórios e adereços estéticos em homenagem ao clássico.

Esse modelo comemorativo, por sua vez, já “nasceu” um clássico. Por homenagear de maneira tão caricata o modelo mais amado do mercado, suas unidades foram rapidamente vendidas e, em sua grande maioria, estão preservadas nos armazéns e salões dos entusiastas.

Para encerrar, vale destacar alguns fatores que orientam a compra de um bom caminhão, e falar sobre o 113 é algo muito pertinente ao assunto, pois o modelo representou perfeitamente o que significava ser não apenas um bom caminhão, mas o melhor. E esse foco deve sempre se orientar à robustez, à segurança, ao conforto embarcado e à marca que está por trás desse veículo, despejando suporte, tecnologia e atenção.

Agora que você conhece todos os destaques do Scania 113 e o que fez dele um clássico no mercado global, entenda também por que fazer um consórcio para renovar a sua frota.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.