Entenda como funciona o Scania Banco e as suas modalidades financeiras

6 minutos para ler

Por mais zelo que você, como proprietário de uma pequena frota, tenha com os seus veículos, respeitando as recomendações dos fabricantes quanto às manutenções, substituindo peças quando necessário e procurando preservar a melhor performance possível, se há uma certeza é que o momento de renovar os caminhões chegará. Entretanto, sabemos que nem sempre é viável dispor de toda a quantia necessária para essa ação. 

Por isso, este conteúdo será dedicado ao Scania Banco e, principalmente, às suas modalidades financeiras. Assim, munido das informações necessárias, você será capaz de tomar uma decisão mais acertada em se tratando do financiamento de veículos.

Além disso, ainda destacaremos que, independentemente do caminho que for mais favorável conforme as suas circunstâncias, é fundamental saber fazer um bom planejamento financeiro. E então? O tema parece interessante? Continue a leitura e aprofunde-se!

No que exatamente consiste o Scania Banco?

Fundado em 2009, a solução representa um dos serviços financeiros Scania que busca desempenhar um papel de grande relevância como um aliado do cliente, não apenas apresentando expertise no que diz respeito às necessidades do segmento de transporte, mas também — e principalmente — disponibilizando as alternativas que são mais adequadas para o aprimoramento da sua operação.

Além disso, é válido ressaltar que toda a nossa operação preza pela manutenção de um relacionamento próximo com o consumidor, valorizando especialmente as parcerias que já se estendem por longos períodos.

Em termos mais simples, o Scania Banco oportuniza modalidades de financiamento que suprem as demandas desde aqueles que atuam de modo autônomo e por meio de microempresas até os frotistas de grande porte, que têm sob sua responsabilidade uma numerosa frota de caminhões.

Quais são as modalidades de financiamento disponibilizadas pelo Scania Banco?

Leasing Operacional

Para uma fácil compreensão, podemos compará-la a uma espécie de aluguel. Entretanto, na modalidade, estão embutidos o direito de uso de um caminhão Scania 0 Km, o contrato de manutenção do veículo e também o seguro disponibilizado pela empresa. O Leasing Operacional é destinado a todos os tipos de companhias e também a pessoas físicas, com prazos de 36 ou 48 meses e isenção de IOF, mesmo porque — é importante ressaltar — o caminhão permanece como propriedade do Scania Banco.

Leasing Financeiro 

Não muito diferente da modalidade anterior, também assemelha-se a um aluguel, embutindo o direito de uso de um caminhão Scania 0 Km. Entretanto, a diferença reside na possibilidade de, ao final da operação, ocorrer a aquisição do veículo. Também destinado a todos os tipos de organizações e a pessoas físicas, com prazos de 24 até 60 meses, também é aplicável a isenção de IOF, já que, do mesmo modo que o modelo anterior, o caminhão é de propriedade do Scania Banco.

Linha de Crédito Financiamento Entrada

Direcionada também a todas as empresas e a pessoas físicas, essa modalidade de financiamento pode ser uma alternativa interessante para a complementação de um montante já existente com o objetivo de adquirir um caminhão Scania 0 Km.

Diferentemente das opções anteriores, a Linha de Crédito Financiamento Entrada dispõe de um prazo de até seis meses. Também é válido ressaltar que o percentual de financiamento é de até 100% do bem, com a limitação sendo estabelecida no momento da análise de concessão de crédito. 

CDC Veículos

Como uma alternativa para o financiamento da compra de um veículo Scania, essa modalidade, do mesmo modo que as anteriores, também abarca pessoas físicas e todos os tipos de empresas. Com um prazo de até 60 meses, o veículo é financiado em um percentual de até 100%, de acordo com as condições do bem, conforme as disposições também válidas para a opção anterior.

FINAME

Ligeiramente diferente se comparada às demais mencionadas até aqui, a FINAME é uma linha de financiamento para aquisição de um veículo Scania por meio de programas disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela é destinada a pessoa físicas (especificamente, transportadores autônomos) e a todos os portes e tipos de companhias, desde que observadas as regras previamente estabelecidas pela empresa pública.

Com prazo de até 60 meses, o veículo é financiado em um percentual de até 80% de acordo com as condições do bem. Entretanto, para micro, pequenas e médias empresas, essa porcentagem sobe para 100%. Mais um ponto a ressaltar é que, nessa modalidade, também há isenção de IOF.

O que considerar em termos de planejamento ao cogitar o financiamento de veículos para a frota?

É inegável que a aquisição de caminhões — especialmente considerando um grande número para a renovação de uma frota —, demanda não apenas a disposição de recursos para tal, mas, principalmente, um planejamento responsável e detalhadamente estudado para eliminar quaisquer possibilidades de erros ou imprevistos. Um dos primeiros pontos que precisam ser analisados, por exemplo, envolve as especificidades dos veículos de acordo com os contratos de prestação de serviços vigentes.

Ou seja, é primordial, até mesmo para garantir a prorrogação desses documentos e a continuidade da operação, observar os tipos de caminhões necessários para as cargas transportadas, verificando questões relativas ao tamanho, à resistência, à necessidade (ou não) de refrigeração, entre outros aspectos. Após essa primeira fase, é a hora de analisar, dentre as modalidades disponíveis, qual é a mais adequada para o seu negócio, considerando os recursos disponíveis, as taxas de juros, o que faz mais sentido diante das suas necessidades, os prazos e as formas de pagamento.

Por fim, mas não menos importante, uma última medida que não pode ser deixada de lado em hipótese alguma é a leitura atenta do contrato a ser firmado — se possível, com a presença de um advogado especializado. Isso garantirá que não haverá mal-entendidos ou mesmo cláusulas que não sejam integralmente compreendidas e que possam gerar conflitos posteriormente.

Como você viu, por mais cuidadoso que você seja em relação à sua frota de caminhões, seja em razão do tempo de uso, seja em razão do surgimento de novas necessidades demandadas pelos contratos vigentes, seja por qualquer outra motivação, fato é que o momento de substituição dos veículos chegará. Nesse momento, não apenas é necessário que você considere diversos aspectos para fazer uma boa escolha, alinhada às suas necessidades, mas também é preciso que você tenha como parceira uma solução financeira que, de fato, esteja focada na prosperidade do seu negócio, sem deixar de lado a segurança e a solidez, como o Scania Banco. 

Agora, que tal conferir mais de perto as nossas soluções, conhecer as modalidades que mais estão adequadas às suas necessidades e entrar em contato para entender como podemos ajudá-lo? Entre na página dedicada ao Scania Banco e fique por dentro!

suvesa mercado shops
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.