Scania cresce 156% no mercado de ônibus em 2024

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Fabricante emplacou 454 chassis no acumulado do ano, de janeiro a julho, entre urbanos e rodoviários

O momento da Scania no mercado de ônibus em 2024 continua muito forte, e consolidou uma alta de 156,5% sobre o acumulado de 2023 (janeiro a julho), na faixa acima de 8 toneladas. Nos rodoviários de motor traseiro a participação chegou a 33%. A projeção da marca é manter o ritmo aquecido até o final do ano e registrar um aumento de vendas no comparativo com o ano passado. Esse cenário promissor traz uma expectativa muito positiva para a participação durante a Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

Para seguir firme em seu objetivo de crescimento no ano, a marca dispõe de um portfólio amplo que oferece o menor custo total de operação, superior economia de combustível e o apoia com uma solução completa de serviços e alternativas financeiras (Scania Banco, Consórcio e Seguradora).

“Queremos encerrar 2024 como um ano muito especial e de um potencial de crescimento sobre 2023. Iniciamos uma nova gestão na área de Ônibus, no segundo semestre de 2023, e estamos colhendo frutos importantes nos processos internos, estratégia comercial com a rede e de relacionamento com os clientes. A Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania é um sucesso absoluto, e esse resultado prático nos permite ter a confiança do operador para continuar seus investimentos em nossas soluções”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Vamos seguir ainda mais fortes com nossas soluções, principalmente, na redução de consumo de diesel com a introdução, a partir da Lat.Bus, do Acelerador Inteligente, passando de 8% para 11% na economia de combustível”, completa.

O segmento rodoviário de motor traseiro acima de 8 ton, de forte atuação da Scania, emplacou 1.161 chassis em 2024 em franco aumento em relação às 708 unidades de janeiro a julho de 2023. A Scania cresceu mais do que o dobro saltando de 175 para 380 chassis. A participação de mercado subiu de 25% para 33%. “Esse volume superior teve como fatores preponderantes os constantes investimentos das operadoras de linhas regulares na renovação de suas frotas em virtude do aumento da preferência pelas viagens rodoviárias por ônibus”, diz Gustavo Cecchetto, novo gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

De acordo com o gerente, os clientes estão colocando veículos mais novos, confortáveis e tecnológicos à disposição dos passageiros. “As empresas de transporte rodoviário de passageiros estão reforçando seus compromissos em oferecer serviços premium. As pessoas estão preferindo viajar mais de ônibus e a fidelização dos usuários é fundamental para o negócio”, explica Cecchetto. “Dentre outras razões para o acréscimo nas vendas da Scania está o aquecimento do setor de fretamento industrial, demandando renovação e ampliação das frotas. E, enriquecendo esse contexto nossas soluções de produtos e serviços proporcionando alta eficiência energética, rentabilidade e economia de combustível, além de máxima disponibilidade.”

“Ou seja, um ciclo virtuoso que permite ao ônibus ficar o menor tempo possível parado, rodar o máximo do tempo, e, o principal: garantir mais dinheiro no bolso do operador urbano, rodoviário, do fretamento e turismo. A Scania oferece o menor custo total de operação do mercado”, salienta o diretor Alex Nucci.

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No mercado em que a Scania atua, acima de 8 toneladas, somando chassis rodoviários e urbanos, a marca teve 454 unidades emplacadas em 2024, numa alta de 156,5% sobre as 177 unidades do mesmo período, de janeiro a julho de 2023. Enquanto o mercado total caiu 11,2%. A participação geral subiu de 1,7% para 4,9%. Aliás, a Scania começou o ano embalada por ter sido a fabricante que obteve o melhor resultado sobre 2022, no acumulado de 2023, com alta de 62,7% (de 287 unidades para 467).

Já nas vendas de rodoviários, a Scania está em destaque no acumulado do ano versus 2023. A Scania registrou 389 chassis, acréscimo de 123% sobre as 175 unidades dos mesmos sete primeiros meses do ano passado. Enquanto o mercado teve acréscimo de 21%. A Scania cresceu em todos os comparativos cumulativos de 2024 com 2023. A participação quase dobrou passando de 8,2% para 15,1%. “Seguimos firmes com nossas soluções conquistando cada vez mais clientes”, revela Cecchetto.

Na categoria acima dos 400cv, com os produtos K 450 e K 500 8×2, a Scania percebe uma migração por parte de clientes do 8×2 para o 6×2 na configuração de Double Decker (DD). “O segundo semestre promete ser muito aquecido nas compras. Temos boas encomendas tanto de 6×2 quanto de 8×2. É uma faixa bastante competitiva e o nosso produto tem proporcionado aos clientes alta performance com baixo consumo de diesel unido a um completo pacote de serviços”, conclui Gustavo Cecchetto.

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