Segurança na estrada: confira 12 dicas especiais para caminhoneiros

12 minutos para ler
spotify scania

A profissão de caminhoneiro é a forma de trabalho de muitos brasileiros no país. Isso se deve à grande utilidade da malha rodoviária para atender à demanda de transporte de cargas e de pessoas por todas as divisões regionais do Brasil. No entanto, longas viagens exigem atenção e segurança na estrada.

Isso porque esse ramo é desempenhado pelos verdadeiros “heróis das estradas”, que passam boa parte do seu tempo percorrendo distâncias e enfrentando diversos desafios para cumprirem a sua missão.

A esse respeito, devido às diversas situações negativas que esses profissionais estão sujeitos a enfrentar no cumprimento de suas funções, é muito importante que o caminhoneiro busque executar ações e procedimentos que minimizem sua exposição a riscos e que aumentem a sua segurança na estrada.

Pois, por mais desafiadora que seja a rotina desses trabalhadores, é possível desempenhar as tarefas de maneira prudente, estando atento para alguns hábitos de segurança que, quando adotados, ajudam a evitar perigos, tanto para si quanto para os outros condutores.

Visando tratar dessa questão, preparamos este artigo contendo as 12 principais dicas especiais para caminhoneiros. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Faça a manutenção preventiva no caminhão

Mesmo que o hábito de checar o caminhão antes de pegar a estrada seja comum entre muitos caminhoneiros, é necessário ter ainda mais atenção e cuidados relacionados às condições de conservação do veículo. Normalmente, os condutores se preocupam apenas com os pontos mais comuns de checagem em uma pré-viagem, como o nível do líquido de arrefecimento, a pressão de calibragem dos pneus e o estado da banda de rodagem.

No entanto, além de conferir esses pontos, é preciso estabelecer uma rotina de manutenção preventiva. Isso porque, em cada reparação programada, são verificadas as condições de trabalho de uma maior quantidade de peças e sistemas no veículo, o que permite identificar possíveis avarias no caminhão ou, até mesmo, antecipar a troca de componentes que estão em seu último estágio de vida útil.

Com isso, o caminhoneiro consegue obter vários benefícios, visto que, com a garantia de ter o caminhão funcionando em perfeitas condições, é possível minimizar as chances de problemas na estrada e de acidentes. Além disso, há uma maior economia com a redução de defeitos inesperados durante as viagens, que podem custar caro para o condutor e comprometer o seu trabalho.

2. Não dirija com sono ou cansado

Outra dica essencial para aumentar a segurança na estrada é não negligenciar a limitação física do seu corpo. A esse respeito, na profissão de caminhoneiro, é muito comum haver viagens que exigem um tempo maior de locomoção devido aos longos trajetos até o ponto de destino. Essas tarefas podem demandar dias e até meses para serem concluídas.

Por conta disso, para conseguir agilizar esse processo, muitos profissionais acabam diminuindo os momentos de parada para descanso a fim de terminar o serviço mais rapidamente. Esse fato, entretanto, pode comprometer a integridade física e psicológica do condutor, além de aumentar os riscos de acidentes na estrada por conta do desgaste e do cansaço do motorista.

A legislação determina que o caminhoneiro não deve dirigir mais que 5 horas e 30 minutos sem intervalo. Dessa forma, é fundamental realizar um intervalo de 30 minutos a cada período igual ou inferior ao recomendado pela legislação. Obedecer a esses limites favorece as condições de trabalho e a saúde, bem como evita que você chegue ao estresse físico e mental ao percorrer longas distâncias sem paradas, comprometendo a sua vida e a de terceiros.

3. Sempre planeje a sua viagem

É possível dizer que planejar a viagem é uma das tarefas mais importantes para promover uma maior segurança no serviço. Realizando esse procedimento, é possível programar as suas paradas, estimar a rota e definir melhor qual trajeto seguir e os locais em que você pode parar com segurança para se alimentar e abastecer o veículo.

Um profissional competente e responsável é aquele que se prepara antecipadamente para realizar o seu trabalho e, dessa forma, evita eventuais impasses provocados por uma má programação de percurso.

Uma boa opção é utilizar aplicativos para caminhoneiros, pois eles ajudam os profissionais a enfrentar os desafios no dia a dia. Assim, além de organizar a rotina, essa ferramenta também facilita a comunicação com as empresas, proporciona acesso a informações, como planejamento da rota e trajetos alternativos, trazendo mais segurança e tranquilidade para o condutor.

4. Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Outra dica fundamental para aumentar a segurança nas estradas é buscar sempre manter certa distância entre o seu e o veículo à frente. Essa conduta é importante, visto que, em casos de imprevistos que exigem a redução brusca da velocidade do caminhão, se os dois veículos estiverem em uma distância relativamente curta, pode haver uma colisão entre eles.

Isso ocorre porque o cérebro humano demora um tempo específico para processar uma informação e comandar uma reação (que é a de frenagem). Durante esse intervalo, dependendo da velocidade, o caminhão pode andar um percurso considerável (chamado de distância de reação).

Além disso, deve ser levada em conta também a distância necessária para que os freios parem o veículo (chamada de distância de frenagem). Dessa forma, para evitar acidentes, o condutor deve manter um distanciamento que garanta a segurança na estrada.

Há várias formas de encontrar essa distância. Uma delas é observando a regra dos dois segundos, a qual consiste em identificar um referencial (placa, árvore, poste etc.) e, quando o automóvel da frente passar por essa marcação, contar os segundos que levam para o seu veículo passar pelo mesmo referencial. Caso a contagem seja de exatamente 2 segundos, a distância estará correta.

5. Atente aos sinais de comunicação

Muito além de evitar multas, a postura de obedecer às sinalizações e à legislação de trânsito é o fundamento para realizar uma condução mais segura e eficiente. Isso evita que você se envolva em acidentes e coloque a sua vida e a de outras pessoas em risco.

Por isso, prestar atenção às leis de trânsito, bem como utilizar o bom senso nas vias quando não houver sinalização, é a melhor maneira de realizar uma direção defensiva.

Além do mais, vale ressaltar a importância de utilizar os instrumentos de sinalização do veículo para evidenciar as suas intenções. As setas, o farol alto e o pisca alerta são alguns dos instrumentos que podem ajudar a evitar acidentes na estrada.

6. Obedeça a legislação

Obedecer à legislação de trânsito vai além de evitar multas e pontos na carteira, pois essa condição é a chave de um condutor mais responsável e que preserva não somente a sua segurança, mas também a de outros motoristas que utilizam as estradas.

Diante disso, é importante estar atento à sinalização e legislação, respeitando os limites de velocidade e tendo cautela para dirigir com mais eficiência a fim de garantir a segurança, já que essa é uma obrigação de todos os motoristas.

No caso de mercadorias com o prazo de entrega reduzido, o planejamento do trajeto é uma ferramenta essencial, ainda mais quando o local é desconhecido, pois diminui a necessidade de dirigir sob efeitos de estimulantes, cansado ou em alta velocidade, resultando no potencial de riscos de acidentes.

7. Respeite o tempo de descanso

Outro ponto fundamental para manter a segurança na estrada é respeitar o tempo de descanso, principalmente entre um longo trajeto e outro. Nesse caso, é importante seguir o estabelecido pela Lei do Caminhoneiro (Lei 13.103/2015), que determina o tempo máximo permitido por dirigir sem intervalos.

Além disso, a legislação prevê que, em um período de 6h na direção é preciso que o motorista realize um intervalo de 30min, sendo que no prazo de 24h é necessário 11h de descanso.

Obedecer e respeitar o próprio corpo favorece as condições de saúde e melhora a jornada de trabalho, evitando que em períodos longos de viagens o sono e o cansaço possa colocar a vida do motorista e de outros indivíduos em risco.

8. Não pare em locais com má sinalização

Mesmo que seja uma parada rápida ou por qualquer outro motivo, procure não estacionar o caminhão em locais com má sinalização, como em pistas estreitas e curvas, por exemplo, pois você pode correr o risco de acidentes. Essa dica também vale para áreas desertas, visto que pode se tornar um alvo fácil de assaltos e roubos.

Diante disso, o ideal é buscar uma área mais segura e maior, em que tanto o motorista quanto o veículo possam ser vistos. Assim, outros condutores podem passar próximo ao local sem correr provocar nenhum acidente.

9. Evite distrações

Conduzir qualquer veículo exige total atenção e, com o caminhão, essa máxima é ainda mais reforçada. Por isso, mesmo que seja tentador utilizar o celular no percurso de uma longa viagem para uma ligação, conversa de texto ou até mesmo uma rápida olhada nas notificações, evite esse descuido. Isso porque, além de ser ilegal, essa é uma condição de enorme distração, sendo favorável para causar acidentes graves.

Para ajudar a passar o tempo, uma boa dica é ouvir rádio com o volume moderado, sem causar distrações e ter que desviar a atenção da estrada.

10. Alimente-se bem

Se alimentar bem não é sinônimo de comer muito, especialmente para quem pretende pegar a estrada após uma refeição. Alimentar-se bem é consumir alimentos de forma saudável, evitando encher muito o prato para não causar sonolência, devido à baixa concentração de sangue no cérebro e aumento da atividade no estômago, diminuindo a atenção ao dirigir.

Além disso, a ingestão de dois litros de água por dia é essencial para evitar a desidratação e garantir a segurança dos motoristas nas rodovias, já que em casos extremos, a falta de líquido pode causar tontura e até desmaio.

11. Esteja atento aos limites de velocidade

Os limites de velocidade de cada rodovia ou trechos de cidades são projetados e calculados para suportar a dinâmica e fluxo de veículos, considerando as suas condições de dirigibilidade.

Por isso, esses valores de limites são elaborados para que todos os motoristas os acompanhem a fim de evitar exposições a perigos. Assim, é importante estar atento e permanecer até o limite de velocidade marcado no painel, para proporcionar a segurança de todos os envolvidos durante o trajeto.

12. Observe as condições de uso do veículo

Geralmente, é comum que os motoristas realizem uma checagem básica das condições de uso do veículo antes de pegar a estrada, como o nível da água, sistema de iluminação e pneus.

No entanto, é essencial dar mais atenção para esse hábito, indo além da troca simples de óleo e acrescentar a prática de realizar uma rotina de manutenção. Isso porque, uma observação mais detalhada de todos dos sistemas pode não só ser uma maneira de economizar, mas também garantir mais segurança no decorrer das viagens.

Por isso, antes de botar o pé na estrada, observe as condições do caminhão, considerando avarias, peças gastas e outros componentes que possam comprometer o veiculo e colocar a sua vida em risco.

O que é preciso fazer para garantir estar bem-disposto e atento para dirigir o caminhão?

Garantir disposição e atenção nas estradas não é nenhuma missão impossível. Pois, adotando alguns hábitos simples é possível minimizar os riscos, evitar acidentes e ter mais segurança. Desse modo, mesmo que haja diversas variáveis que possam interferir no dia a dia, seguindo essas dicas o profissional só tem ganhar e melhorar o cenário das estradas brasileiras.

O principal é estar bem descansado para guiar em qualquer horário, não restringindo o sono a apenas um cochilo, pois o ideal é dormir pelo menos 8 horas para permanecer disposto e atento na direção, a fim de garantir uma boa viagem.

Vale destacar que não somos robôs, e respeitar os sinais de cansaço do organismo é fundamental. Assim, mesmo que os prazos de entregas estejam apertados, retarde a viagem para não correr o risco de dirigir exausto e sofrer acidentes.

Além disso, tenha momentos relaxantes e alongamentos durante o dia, e evite o consumo de estimulantes que, a longo prazo, podem danificar o sistema nervoso, Dessa forma, é possível aumentar a segurança na estrada e garantir que você volte são e salvo para os familiares que o esperam em casa.

Gostou do nosso artigo? Então, confira também este outro post sobre guia do alinhamento e balanceamento de caminhão e fique por dentro de mais informações relevantes para garantir a sua segurança!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.