Segurança na estrada: confira 5 dicas especiais para caminhoneiros

6 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

A profissão de caminhoneiro é a forma de trabalho de muitos brasileiros no país. Isso se deve à grande utilidade da malha rodoviária para atender à demanda de transporte de cargas e de pessoas por todas as divisões regionais do Brasil.

Esse ramo é desempenhado pelos verdadeiros “heróis das estradas”, que passam boa parte do seu tempo percorrendo longas distâncias e enfrentando diversos desafios para cumprirem a sua missão.

A esse respeito, devido às diversas situações negativas que esses profissionais estão sujeitos a enfrentar no cumprimento de suas funções, é muito importante que o caminhoneiro busque executar ações e procedimentos que minimizem sua exposição a riscos e que aumentem a sua segurança na estrada, pois, por mais desafiadora que seja a rotina desses trabalhadores, é possível desempenhar as tarefas de maneira prudente e segura.

Visando a tratar dessa questão, preparamos este artigo contendo as 5 principais dicas especiais para caminhoneiros. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Faça a manutenção preventiva no caminhão

Mesmo que o hábito de checar o caminhão antes de pegar a estrada seja comum entre muitos caminhoneiros, é necessário ter ainda mais atenção e cuidados relacionados às condições de conservação do veículo. Normalmente, os condutores se preocupam apenas com os pontos mais comuns de checagem em uma pré-viagem, como o nível do líquido de arrefecimento, a pressão de calibragem dos pneus e o estado da banda de rodagem.

No entanto, além de conferir esses pontos, é preciso estabelecer uma rotina de manutenção preventiva. Isso porque, em cada reparação programada, são verificadas as condições de trabalho de uma maior quantidade de peças e sistemas no veículo, o que permite identificar possíveis avarias no caminhão ou, até mesmo, antecipar a troca de componentes que estão em seu último estágio de vida útil.

Com isso, o caminhoneiro consegue obter vários benefícios, visto que, com a garantia de ter o caminhão funcionando em perfeitas condições, é possível minimizar as chances de problemas na estrada e de acidentes. Além disso, há uma maior economia com a redução de defeitos inesperados durante as viagens, que podem custar caro para o condutor e comprometer o seu trabalho.

2. Não dirija com sono ou cansado

Outra dica essencial para aumentar a segurança na estrada é não negligenciar a limitação física do seu corpo. A esse respeito, na profissão de caminhoneiro, é muito comum haver viagens que exigem um tempo maior de locomoção devido aos longos trajetos até o ponto de destino. Essas tarefas podem demandar dias e até meses para serem concluídas.

Por conta disso, para conseguirem agilizar esse processo, muitos profissionais acabam diminuindo os momentos de parada para descanso a fim de terminar o serviço mais depressa. Esse fato, entretanto, pode comprometer a integridade física e psicológica do condutor, além de aumentar os riscos de acidentes na estrada por conta do desgaste e do cansaço do motorista.

A legislação determina que o caminhoneiro não deve dirigir mais do que 5 horas e 30 minutos sem intervalo. Dessa forma, é fundamental realizar um intervalo de 30 minutos a cada período igual ou inferior ao recomendado pela legislação. Obedecer a esses limites favorece as condições de trabalho e a saúde, bem como evita que você chegue ao estresse físico e mental ao percorrer longas distâncias sem paradas, comprometendo a sua vida e a de terceiros.

3. Sempre planeje a sua viagem

É possível dizer que planejar a viagem é uma das tarefas mais importantes para promover uma maior segurança no serviço. Realizando esse procedimento, é possível programar as suas paradas, estimar a rota e definir melhor qual trajeto seguir e os locais em que você pode parar com segurança para se alimentar e abastecer o veículo.

Um profissional competente e responsável é aquele que se prepara antecipadamente para realizar o seu trabalho e, dessa forma, evita eventuais impasses provocados por uma má programação de percurso.

4. Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Outra dica fundamental para aumentar a segurança nas estradas é buscar sempre manter certa distância entre o seu e o veículo à frente. Essa conduta é importante, visto que, em casos de imprevistos que exigem a redução brusca da velocidade do caminhão, se os dois veículos estiverem em uma distância relativamente curta, pode haver uma colisão entre eles.

Isso ocorre porque o cérebro humano demora um tempo específico para processar uma informação e comandar uma reação (que é a de frenagem). Durante esse intervalo, dependendo da velocidade, o caminhão pode andar um percurso considerável (chamado de distância de reação).

Além disso, deve ser levada em conta também a distância necessária para que os freios parem o veículo (chamada de distância de frenagem). Dessa forma, para evitar acidentes, o condutor deve manter um distanciamento que garanta a segurança na estrada.

Há várias formas de encontrar essa distância. Uma delas é observando a regra dos dois segundos, a qual consiste em identificar um referencial (placa, árvore, poste etc.) e, quando o automóvel da frente passar por essa marcação, contar os segundos que levam para o seu veículo passar pelo mesmo referencial. Caso a contagem seja de exatamente 2 segundos, a distância estará correta.

5. Atente aos sinais de comunicação

Muito além de evitar multas, a postura de obedecer às sinalizações e à legislação de trânsito é o fundamento para realizar uma condução mais segura e eficiente. Isso evita que você se envolva em acidentes e coloque a sua vida e a de outras pessoas em risco.

Por isso, prestar atenção às leis de trânsito, bem como utilizar o bom senso nas vias quando não houver sinalização, é a melhor maneira de realizar uma direção defensiva.

Além do mais, vale ressaltar a importância de utilizar os instrumentos de sinalização do veículo para evidenciar as suas intenções. As setas, o farol alto e o pisca alerta são alguns dos instrumentos que podem ajudar a evitar acidentes na estrada.

Portanto, essas foram as principais dicas essenciais para caminhoneiros sobre como aumentar a segurança na estrada. Vale reforçar a importância da preparação do caminhoneiro antes de pegar a estrada. Ações como a verificação de calibragem dos pneus, nível dos fluidos, lanternas e sinalizações do veículo são fundamentais para garantir uma ótima viagem.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre a lei de descanso do caminhoneiro e fique por dentro de mais informações relevantes para a sua segurança!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.