Segurança veicular: confira 7 inovações para caminhões
A segurança veicular é algo que está sempre na mente de motoristas e donos de frotas. Afinal, há muitas variáveis envolvidas, desde a maneira como a condução ocorre até os riscos de trânsito ou relacionados ao transporte de cargas.
Por um lado, imperícia, distração e demora na reação são causas de diversos acidentes. Por outro, roubos, más condições das vias e vários outros fatores externos tendem a aumentar as chances de problemas pela estrada. Diante desse cenário, confira as principais inovações que ajudam a garantir a segurança veicular de caminhões.
Panorama da segurança veicular
Segurança veicular requer tanto qualidade quanto atenção à condução, boas condições das estradas, bem como ações para proteger motoristas, passageiros ou pedestres de incidentes, roubos e demais riscos ligados à locomoção. Ela também pode se referir a um conjunto de inovações tecnológicas a serviço do setor de transporte e logística com essa finalidade.
Trata-se de um assunto de grande importância para empresas que atuam nesse ramo, uma vez que a atividade enfrenta muitos desafios. Os caminhões, que movem boa parte das cargas do Brasil, por exemplo, têm dados que justificam essa preocupação.
Entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023, mais de 108 mil veículos de carga se envolveram em acidentes no país. Só em 2022, esse tipo de ocorrência deixou mais de 6 mil ocupantes de caminhões feridos e 776 vítimas fatais.
7 inovações em segurança veicular para caminhões
Diante desse panorama, as inovações voltadas à segurança veicular têm buscado prevenir acidentes. Mas para usufruir dessas tecnologias, é preciso estar a par do que cada uma delas oferece, não é mesmo? Veja 7 que merecem sua atenção!
1. Sistemas de assistência ao motorista
Com a inclusão de um computador de bordo em caminhões, os condutores passam a contar com softwares projetados para facilitar tudo o que envolve o manuseio do veículo, incluindo sua segurança. Um bom exemplo são os sistemas de assistência, que monitoram em tempo real tanto o ambiente quanto o comportamento dos motoristas.
Ao verificarem algo fora do padrão, essas tecnologias avisam quem está dirigindo e até mesmo a transportadora, ou intervêm na situação por meio de alertas, frenagem ou redução da velocidade. Desse modo, funcionam como barreiras anticolisões, detectores de erros humanos ou de problemas externos e aceleradores de reação para evitar acidentes.
2. Controle de estabilidade
Os caminhões também têm ganhos de segurança quando contam com controladores eletrônicos de estabilidade. Isto é, tecnologias que permitem:
- detectar instabilidades na condução;
- manter o equilíbrio em superfícies com menos fricção;
- melhorar a tração durante manobras;
- reduzir o risco de tombamento;
- apoiar a frenagem repentina.
3. Câmeras e sensores
Câmeras e sensores são fundamentais para boa parte das soluções de segurança veicular funcionarem, pois servem para:
- rastrear a posição do caminhão e dos demais automóveis, obstáculos ou pessoas a sua volta;
- coletar informações sobre o condutor e os sistemas do veículo para realizar diagnósticos;
- garantir a visibilidade de pontos cegos durante manobras.
Dessa maneira, eles fazem a conexão entre o ambiente real em que a carga está sendo conduzida e as ferramentas digitais de análise que atuam para identificar riscos.
4. Limitadores de velocidade
Excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes de trânsito. Não à toa, a segurança veicular já conta com uma solução que impede que motoristas passem dos limites estabelecidos.
Enquanto algumas dessas ferramentas fazem isso por meio de sinais sonoros que indicam ao condutor que ele passou do limite e seguem sendo emitidos até que ocorra a redução, as mais modernas contam com um travamento. Nesse caso, a aceleração é pausada automaticamente após determinado nível.
5. Controle de tração
Complementares às propostas voltadas à estabilidade, os controles de tração atuam na potência do motor, além dos freios, para garantir que o veículo não derrape em pistas de terra, úmidas etc.
Na prática, monitoram a rotação das rodas e a força transmitida para elas pelos sistemas responsáveis, evitando giros que possam reduzir a aderência. São acionados principalmente na fase de aceleração.
6. Monitoramento de sinais de fadiga
Assim como distrações, o sono ao volante é outro potencializador de acidentes. Uma solução de segurança veicular para esse problema é o monitoramento de fadiga, que combina câmeras, sensores, algoritmos, visão computacional, softwares e Inteligência Artificial.
Todos esses componentes atuam para identificar sinais que, comparados a padrões, são avaliados como indícios de cansaço — desde a frequência do piscar de olhos, as expressões e os comportamentos até a lentidão em agir diante de mudanças.
Essas ferramentas evoluíram e já têm funcionalidades que detectam também o uso de celular, a ausência de cinto e o desvio do traçado, por exemplo. Hoje, elas funcionam para chamar a atenção dos condutores ou avisar aos gestores de frota sobre ações que comprometem a segurança na estrada.
7. Assistência de partida
Pense um pouco: iniciar a aceleração em uma rampa ou ficar com a bateria descarregada longe de tudo são situações perigosas, certo? Portanto, os assistentes de partida também são elementos de segurança veicular.
No primeiro caso, a ideia é evitar que o caminhão desça um declive de forma descontrolada, por isso um sistema funciona automaticamente quando o veículo está inclinado. Já o segundo busca possibilitar a chegada a um espaço de manutenção para acionar o motor por meio do fornecimento de energia.
Compromisso da Scania com a segurança veicular
Parceira de motoristas e donos de frotas de caminhões, a Scania se empenha em garantir o melhor em segurança veicular. Desde a estrutura das cabines e os airbags laterais até o material dos freios e o projeto do veículo são pensados com esse propósito.
Do ponto de vista tecnológico, a empresa disponibiliza soluções como detectores de pontos cegos, câmeras, sistemas de monitoramento em tempo real, controles de estabilidade eletrônico e de distância.
A segurança veicular é uma preocupação de todos que atuam no setor de transportes, principalmente diante do risco de trafegar com cargas pesadas em estradas que nem sempre estão nas melhores condições. Sem mencionar os outros fatores que aumentam as chances de acidente. Sendo assim, as inovações citadas aqui fazem grande diferença.
Aproveite que a Scania está comprometida com essa questão e siga o Instagram das concessionárias cativas da marca no Brasil: Codema, Cavese e Suvesa.