Série de caminhões Scania: o que saber sobre cada uma delas

6 minutos para ler

Conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade. Da forma como percebemos, essa é a melhor forma de definir a nova série de caminhões Scania. Por isso, elaboramos este artigo exclusivo sobre o tema, elencando os principais destaques e curiosidades sobre os novos modelos dessa geração. 

Nesta leitura, você ficará por dentro de tudo que precisa saber sobre os nossos caminhões, entendendo a relevância da Scania no mercado, e conhecendo mais sobre as nossas diferentes linhas — L, P, G, R e S, cada uma desenvolvida com uma finalidade específica em mente. Então, não perca tempo e acompanhe!

A relevância da Scania no mercado de caminhões

A Scania é uma empresa centenária, fundada em 1891. Desde sua criação, em Malmö, na Suécia, a marca se posiciona como um pilar referencial de tecnologia e segurança embarcada — que são características tradicionais de todos os modelos Scania já lançados no mercado.

Nos dias atuais, a marca tem uma presença ainda mais relevante e transformadora. Afinal de contas, vivemos na era ESG — Environmental, Social and Governance, uma diretriz que orienta as empresas a alcançarem responsabilidade e sustentabilidade ambiental, social e corporativa. 

Mais do que nunca, a eficiência energética está em alta, sendo uma pauta cada vez mais urgente, tanto para a manutenção do clima, quanto para a lucratividade das atividades logísticas, que encontram no consumo de combustível o maior de todos os drenos. 

É nesse cenário que os caminhões Scania se destacam da concorrência. Não apenas são modelos líderes em tecnologia, conforto, segurança e conveniência, mas também são veículos referenciais em eficiência energética e sustentabilidade, com baixa redução de gases nocivos e atmosfera, e baixo consumo de combustível. 

A cada nova geração, a Scania surpreende o mercado, com conjuntos mecânicos ainda mais robustos, eficientes, performáticos e econômicos. Desde sua fundação, a marca é um símbolo de excelência e durabilidade, sendo ideal para a renovação de frotas que precisam produzir muito e com alta confiabilidade.

As séries de caminhões Scania

Agora que você entende o lugar de destaque ocupado pela Scania, é momento de entender o que justifica essa boa reputação, que são os veículos fabricados pela marca. Atualmente, o lineup de caminhões da montadora é segmentado em cinco linhas, também chamadas de séries: L, P, G, R e S. Abaixo, explicamos em detalhes! 

Série L

Compactos, ágeis e eficientes. A Série L é a escolha perfeita para o transporte urbano. Além de um design moderno, a altura reduzida facilita o acesso à cabine. No interior, o motorista é agraciado com tecnologia e espaço interno. Atualmente, os modelos da Linha L podem ser configurados em três variações de cabine:

  • Cabine Diurna Rebaixada — 2,70 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 360 cv;
  • Cabine Diurna Normal — 3,04 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 360 cv;
  • Cabine Diurna Alta — 3,30 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 360 cv.

Série P

Confortáveis, espaçosos e versáteis. A Série P representa uma atualização à linha L, conferindo ainda mais espaço e conforto para o motorista. Além de todas as comodidades, o design das portas laterais inclui uma janela de segurança, aumentando a manobrabilidade e o campo de visão do motorista. Confira as versões:

  • Cabine Curta — 2,92 m de altura baixa, sem cama, e motores entre 220 e 500 cv;
  • Cabine com Leito — 2,92 m de altura baixa e 3,26 m de altura normal, com cama de 540 mm, e motores entre 220 e 500 cv; 
  • Cabine sem Leito — 2,92 m de altura baixa, 3,26 m de altura normal e 3,52 m de altura realçada, e motores entre 220 e 500 cv. 

Série G

Confortáveis, elegantes e adaptáveis. A Linha G é uma das séries mais balanceadas de todo o lineup, pois equilibra conveniência com funcionalidade. Os modelos dessa linha são criados para permitir que você trabalhe, more e descanse, sendo verdadeiras powerhouses de produtividade. As versões:

  • Cabine Curta — 3,01 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 500 cv;
  • Cabine Baixa sem Leito — 3,01 m de altura baixa e 3,35 m de altura normal, e motores entre 280 e 500 cv; 
  • Leito Normal — 3,01 m de altura baixa, 3,35 m de altura normal e 3,61 m de altura realçada, leito inferior de 80 a 100 cm, superior de 60 a 70 cm, e motores entre 280 e 500 cv. 

Série R

Fortes, atléticos e dinâmicos. A Série R é composta por modelos que são titãs de trabalho. Embora conserve os luxos das versões anteriores, os modelos da linha R são focados em resistência, desempenho e durabilidade. São focados em oferecer força, conforto e operacionalidade. Existem em cinco versões:

  • Cabine Baixa sem Leito — 3,19 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 770 cv;
  • Cabine sem Leito — 3,53 m de altura, sem cama, e motores entre 280 e 770 cv;
  • Cabine Baixa com Leito — 3,19 m de altura, leito inferior de 80 a 100 cm, e motores entre 280 e 770 cv;
  • R Leito Normal — 3,53 m de altura, leito inferior de 80 a 100 cm, superior de 60 cm, e motores entre 280 e 770 cv;
  • Leito Highline — 3,79 m de altura, leito inferior de 80 a 100 cm, superior de 70 a 80 cm, e motores entre 280 e 770 cv.

Série S

Nada mais, nada menos do que o que há de melhor produzido pela marca. A linha S é composta por modelos supremos, superlativos e superiores. São caminhões que oferecem o que há de melhor e mais avançado em tecnologia, conforto, segurança, desempenho e sustentabilidade. Literalmente, topos de linha. As versões:

  • S-Sleeper Normal — 3,69 , de altura, leito inferior de 80 a 100 cm, superior de 60 cm, e motores entre 370 e 770 cv;
  • S-Sleeper Perfil Alto — 3,95 m de altura, leito inferior de 80 a 100 cm, superior de 70 a 80 cm, e motores entre 370 e 770 cv.

Agora que você conhece toda a série de caminhões Scania, aproveite para conhecer ainda mais sobre cada um dos modelos, seus preços, diferenciais e especificações. Para isso, basta acessar as páginas das nossas filiais na sua região: Codema, Cavese e Suvesa.

Você também pode gostar

Um comentário em “Série de caminhões Scania: o que saber sobre cada uma delas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.