Linha Super da Scania: economia de combustível e rentabilidade comprovada
Chegou ao Brasil o lançamento Super da Scania, que oferece um novo motor e câmbio que atendem às normas de emissões que estão regulamentadas para 2023.
Os motores Scania Super apresentam quatro potências: 420, 460, 500 e 560 cavalos, que entregam, respectivamente, torques de 2.300, 2.500, 2.650 e 2.800 Nm.
Para mais detalhes sobre a Linha Super da Scania, continue a leitura. Aqui, nós demos somente uma pequena amostra do que a nova linha oferece. Leia o artigo completo para saber de tudo!
Mais eficiência energética com a Linha Super da Scania
Desde janeiro de 2023, os fabricantes de caminhões devem cumprir as normas do Programa de Controle da Poluição de Ar por Veículos Automotores (Proconve 8), que correspondem à lei europeia Euro 6.
Durante a Fenatran 2023 (realizada em novembro de 2022), os fabricantes tiveram oportunidade de mostrar suas inovações. A Scania, por exemplo, já lançou a linha Euro 6 no Brasil, Linha Super da Scania, que conta com 8% de eficiência energética quando comparado à linha anterior.
O motor da Linha Super da Scania tem um sistema de tratamento de gases que não emite ruídos: é o Euro 6 SCR (Redução Catalítica Seletiva). Embora o sistema de tratamento de gases já fosse usado na outra versão, na nova linha, ele utiliza uma dosagem dupla do ARLA 32 (um deles está no coletor de escape; o outro está no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF).
Economia de combustível
Devido à eficiência energética, o Super da Scania é 8% mais econômico. Em relação à linha que foi lançada em 2019, a economia de combustível alcança até 28%.
O sistema de sucção do combustível é um importante diferencial da nova linha. Os tanques apresentam, em geral, têm até 15% de “volume morto”, pois o sistema do motor (FOU, Fuel Optimization Unit), altera essa lógica, removendo parte dos componentes internos do tanque.
Dessa forma, o “volume morto” passa a apenas 5%. Assim, é possível melhorar a autonomia do veículo ou reduzir as dimensões do tanque.
Também vale ressaltar que o FOU atua como um tanque de captura que permite o uso máximo do combustível. O diesel útil nos novos tanques passa de 87% para 97% — e isso representa ganhos de carga útil transportada ou de alcance estendido, dependendo do que for prioridade na aplicação do tanque.
Outra forma que contribui para reduzir o consumo de combustível é a caixa automatizada Scania Opticruise. Essa configuração confere um escalonamento otimizado de marcha de menor potência, sustentando as rotações do motor. O sistema utiliza IA para mapeamento da topografia dos terrenos. Assim, a caixa decide, antecipadamente, as trocas adequadas de marcha.
Características do motor
A Scania investiu, durante dois anos, R$2 bilhões para projetar e fabricar o motor 13 litros da nova linha. O ganho dos modelos de 420, 460 e 500 cavalos foi de 150 Nm em comparação à linha anterior e de 100 Nm no modelo de 560 cavalos. Além disso, o modelo R 560 Super (2.800 Nm) é o mais pesado, com motor 13 litros de maior torque do grupo. O motor Super da Scania passou por muitas inovações, como:
- comando duplo de válvulas no cabeçote;
- aumento de pressão de pico no cilindro para 250 bar (unidade que mede pressão);
- menos fricção dos elementos internos;
- melhorias da lubrificação, da refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
O melhor desempenho do motor se dá principalmente por causa do duplo comando no cabeçote e por causa do Scania Twin SCR, sistema de injeção dupla que torna o processo de pós-tratamento mais eficiente.
Redução de paradas para manutenção
Os motores foram desenvolvidos para melhorar a lubrificação do conjunto. Dessa maneira, é possível diminuir a necessidade de paradas para manutenção em até 50% quando comparamos à linha anterior.
A Scania reduz o total de paradas, que podem ser programadas, gerando menores impactos na rotina operacional. Redução de paradas contribui para aumentar a disponibilidade e, como resultado, aumentar os ganhos.
Além disso, menos necessidade de manutenção ajuda a reduzir gastos, e a empresa pode aproveitar para aplicar o dinheiro em outros investimentos.
Outras características do Super da Scania
Também devemos falar do chassi flexível, que otimiza a adaptação do implemento ou ajuda na redução do eixo. Há expectativas de que o modelo 560 seja o mais vendido da categoria, e um dos motivos para isso é que eleva a potência do motor, favorecendo ultrapassagens mais seguras.
As transmissões automatizadas oferecem 14 marchas e são revestidas de alumínio; não têm anéis sincronizadores, fato que contribuiu para reduzir o peso da G25 em 70 quilos e da G33 em 60 quilos.
As caixas trabalham agora com jatos de pulverização para o óleo de transmissão, o que promove redução de perdas devido ao bombeamento dos fluidos. O líquido de lubrificação passa por bombeamento de baixo para cima, o que permite a pulverização dele. Existem assim dois reservatórios:
- um na parte inferior da transmissão;
- o outro na parte superior da transmissão.
Cases de sucesso
Para confirmar essas vantagens, vale a pena conhecer alguns cases de sucesso, ou seja, transportadoras que obtiveram economia e rentabilidade com a Linha Super da Scania:
- Transportes Gavazzoni: empresa cuja frota é 100% Scania e obteve 10% de economia de combustível com o Super R 460; faz uso do Master Driver Scania, que conecta os motoristas e realiza treinamentos;
- Baggeto Transportes: transportadora que tem 70% de sua frota composta por caminhões Scania e obteve economia de 9% com o Super da Scania; além disso, o gestor de frota destaca o conforto dos veículos da linha; a Baggeto trabalha com manutenção e tecnologia da Scania;
- Tesba Transportes: empresa com frota 87% Scania e vem usufruindo economia de aproximadamente 70 mil litros de combustível (10%); também usa tecnologia da marca e investe em bons planos de manutenção;
- P&M Transportes: empresa com frota 52% Scania que conseguiu 10% de economia com a nova linha (em 60 dias, já era possível perceber o retorno do investimento).
Enfim, com a Linha Super da Scania, sua frota vai ter mais economia de combustível, fará menos manutenções e oferecerá mais conforto aos motoristas. Para mais informações, entre em contato conosco: Cavese, Suvesa e Codema.
A Scania vem se mantendo bastante competitiva no mercado de veículos pesados. Em agosto de 2023, ela foi agraciada com um importante prêmio do setor. Saiba mais sobre o evento em que nossa empresa recebeu o XXI Prêmio NTC Fornecedores do Transporte!