10 principais tipos de faróis Scania e suas diferenças

6 minutos para ler

A iluminação é um item fundamental em todos os veículos. Isso porque permite a visualização deles nas vias e transitar em situações em que não há nenhuma luz natural, trazendo uma maior segurança para o trânsito, para os passageiros e para os pedestres.

No entanto, os modelos de faróis vêm evoluindo desde suas origens, de querosene a parafina, laser e Led, além dos mais modernos tipos de faróis Scania. Dada essa diversidade, é necessário conhecer as diferenças entre as opções disponíveis no mercado.

Pensando nisso, reunimos neste post os 10 principais tipos de faróis Scania e suas particularidades, para que você conheça melhor cada um dos modelos e saiba utilizá-los corretamente. Continue com a gente e confira!

Quais são os principais tipos de faróis Scania?

Tanto a intensidade quanto a posição das lâmpadas pode mudar, sendo importante entender o uso e suas funções específicas. Lembrando que a instalação indevida pode gerar multas e prejudicar o trânsito. Para saber mais sobre a utilização, as regras e os pontos positivos de cada farol, acompanhe os tópicos abaixo.

1. Faróis de longo alcance para para-choque Scania

Também conhecidos como faróis auxiliares, os de longo alcance da Scania são projetados para uma maior visibilidade em associação com o farol padrão principal. Eles são posicionados no para-choque do veículo, permitindo trazer uma maior economia, pois são feitos de LED e iluminam o ambiente em longo alcance sem gastar tanta bateria do veículo. Uma grande vantagem para quem percorre longas distâncias nas estradas.

2. Faróis de longo alcance com barras de luzes LED Vision X

Já para quem gosta de inovar, vale apostar nas barras de luzes de LED Vision X. Um modelo de farol de longo alcance adequado para os veículos mais pesados, disponíveis nas versões 24 V, com fileira dupla XIL e simples XPR, certificados pela Comissão Econômica para a Europa (ECE).

3. Faróis de neblina do para-choque Scania

Separados das outras luzes, os faróis de neblina são posicionados no para-choque, ficando ligeiramente aprontados para baixo, a fim de iluminar a estrada. Assim, são comumente usados para maior visibilidade do motorista quando há condições meteorológicas ruins, como presença de neblina.

4. Farol de longo alcance de xênon para quebra-sol

Outra instalação desejada pelos condutores é o farol xênon para quebra-sol. Esse modelo auxiliar de longo alcance deve ser aprovado pela E E9, pelo art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução nº 384/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além disso, ele é autorizado apenas para os veículos que já vêm com esse dispositivo de fábrica. Isso porque esse tipo de lâmpada tem uma maior capacidade de iluminação, podendo ofuscar os demais motoristas e causar acidentes nas estradas.

5. Faróis de longo alcance Scania para quebra-sol

Caso você ainda deseje ter um farol de longo alcance para quebra-sol, pode contar com os tipos de faróis Scania cujas lâmpadas H3 proporcionam um maior campo de visualização. Consequentemente, possibilita mais conforto e segurança para uma condução noturna, em que a visibilidade pode ser prejudicada.

6. Scania Rallye

Seja para refletores halogênio, seja para lâmpadas LED, os faróis Scania Rallye são um modelo clássico de longo alcance. As lentes são de vidro, azul ou transparente, com a carcaça projetada em aço zincado. E para dar um estilo mais tradicional, conta com um acabamento preto fosco. Ideal para o motorista que deseja inovar no design, mas sem abrir mão do clássico.

7. Faróis principais

Os faróis principais são um modelo convencional de todos os veículos. A fonte de luz oferece vários níveis de intensidade luminosa, como farol baixo, lanterna, luz diurna, farol alto e pisca-alerta.

Dessa forma, o farol alto deve ser acionado quando não há veículos próximos à frente, trafegando em sentido oposto ou em vias com baixa iluminação. Já o farol baixo deve ser utilizado quando há veículo vindo no fluxo contrário ou em ruas que tenham iluminação pública.

8. Hella Jumbo 220

Esse é um dos tipos de faróis Scania auxiliares, para uso em neblina ou para longo alcance com iluminação halogênio Hella. Você pode encontrar diferentes versões no mercado, mas a mais comum é a carcaça preta de plástico com acabamento cromado ou preto.

9. Faróis de milha

Posicionados entre os faróis principais, os de milha são um farol adicional que permite um alcance de iluminação e intensidade maiores que os dos modelos originais. Diante disso, a função dos faróis de milha é auxiliar aumentando o campo de visão com a iluminação a longa distância. Devido à intensidade e ao alto alcance, é preciso que esse modelo esteja de acordo com o Contran.

10. Hella Rallye 3000

Se o desejo é ter um farol de longo alcance e com amplo feixe de luz com posição, o tipo Hella Rallye 3000 é uma ótima pedida. Com carcaça preta e acabamento prata, esse é o modelo tradicional, mas é possível encontrar diferentes versões no mercado.

Por que é importante colocar sempre faróis originais?

Para diferenciarem seus veículos, alguns motoristas investem em itens de personalização e acessórios, como alterar o sistema original de iluminação para renovar o design e melhorar a visibilidade.

No entanto, é essencial prestar atenção para não se expor à insegurança e cometer ilegalidade. Isso porque a incorporação dos faróis auxiliares (como os de longo alcance e neblina) ou modificações no sistema de iluminação precisam seguir as diretrizes da legislação brasileira, para que o resultado se torne seguro e legalizado.

Além disso, é importante optar pela instalação de faróis originais. Embora sejam mais caros, eles se sobressaem em termos de procedência, qualidade e durabilidade. Os modelos originais seguem o padrão do veículo, o que garante o encaixe perfeito no momento da instalação.

Contudo, para firmar a garantia, essas peças devem ser adquiridas de uma empresa de qualidade e com boa reputação no mercado, como as concessionárias Cavese, Codema e Suvesa. Buscamos sempre oferecer as melhores soluções em peças, caminhões e serviços para nossos clientes. Dessa forma, é possível conduzir com os diversos tipos de faróis Scania tendo a certeza de estar em conformidade com a legislação e com muito mais segurança nas estradas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, visite as nossas páginas — Codema, Cavese e Suvesa — para saber mais sobre a nossa atuação e os nossos produtos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.