Tire suas principais dúvidas sobre limpeza de caminhão

6 minutos para ler

Realizar a limpeza de caminhão periodicamente é muito importante, pois, além de aumentar a vida útil dos componentes, contribui para manter o espaço da cabine mais agradável.

Nesse sentido, devido ao fato de esse tipo de veículo ter dimensões maiores que as de um carro e normalmente ser usado para trabalhos pesados, como é o caso do transporte de cargas, com longas rotas traçadas por percursos em asfalto ou estrada de chão, é comum o caminhão acumular sujeira durante seu uso.

Além disso, esses veículos costumam ter uma demanda de serviço bastante cheia, o que contribui para que os proprietários adiem os períodos de limpeza. No entanto, essa prática deve ser evitada, porque a falta de cuidado pode acarretar a danificação de peças, como ressecamento e oxidação de componentes. Por isso, é válido sempre fazer essas manutenções.

Para ajudar você a entender melhor como realizar esse processo, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre limpeza de caminhão. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância da limpeza de caminhão?

Para muitos motoristas, o caminhão é como se fosse sua segunda casa, uma vez que é o local em que passam boa parte do tempo. Dessa forma, é imprescindível manter esse ambiente em boas condições de uso.

Quando ele se encontra em estado precário, com peças e componentes sujos, toda as atividades relacionadas ao caminhão ficam comprometidas. Além disso, tendo em vista o esforço físico exigido em algumas funções ligadas ao veículo, como transporte em longas distâncias, manter a limpeza e o asseio é uma boa forma de diminuir o cansaço do trabalho.

Com que frequência a limpeza deve ser feita?

A utilidade desse meio de transporte é extensa. Há motoristas que usam seu caminhão para realizar fretes em longas distâncias, outros para realizar serviços particulares de deslocamento de produtos específicos. Sendo assim, para saber com qual frequência a limpeza deve ser feita, é preciso analisar primeiramente qual a demanda de utilização do veículo e a situação de trabalho (se é usado em asfalto ou estrada de chão e qual é o tipo de carga transportada).

Veículos que se deslocam em rodovias com percurso de estrada de terra, por exemplo, terão que fazer manutenção de limpeza em um tempo menor que aqueles que rodam em vias asfaltadas pelo fato de sujarem mais rapidamente. O recomendado é nunca deixar acumular impurezas com tempo de utilização para garantir um bom estado de uso do veículo.

Quais produtos podem ser usados?

Fazer uma boa escolha dos produtos de limpeza é fundamental para alcançar bons resultados no processo e otimizar a atividade. Nesse sentido, faça uso de sabões e detergentes neutros, pois esses itens não mancham ou ressecam painéis e revestimentos. Outra dica é não utilizar desodorantes e itens com cheiros muito fortes.

Isso porque, depois de um tempo, eles podem se tornar desagradáveis e apresentar dificuldades para serem eliminados. Caso os produtos de limpeza sejam concentrados, nunca faça a aplicação direta nos componentes do caminhão, pois isso pode danificar as peças. Leia as recomendações de fábrica e faça a diluição necessária para a utilização correta.

Como limpar a cabine?

A cabine costuma acumular muita sujeira e lixo ao longo do tempo, pois é um ambiente que está exposto a diversas impurezas, como poeira do meio externo, restos de alimentos e objetos descartados. Para resolver esse problema, faça manutenções periódicas de limpeza a fim de ajudar a conservar o estado do veículo.

No momento de efetuar a manutenção dos componentes internos da cabine, faça uso de aspirador portátil ou, até mesmo, de uma escova macia. Quando desejar lavar a cabine, utilize o mínimo de água possível e sempre se certifique acerca das condições ideais de secagem dos itens para não haver o surgimento de odores desagradáveis ocasionados pela secagem incompleta.

Como limpar o painel?

O painel do veículo empoeira facilmente. Para limpá-lo, o recomendado é utilizar um pano úmido para retirar a sujeira sem comprometer o estado de conservação da peça. Nunca use água diretamente, uma vez que isso pode danificar os instrumentos ali presentes. Também não é aconselhável aplicar produtos à base de silicone, visto que essa substância pode manchar as superfícies. Trabalhe sempre com o pano limpo para evitar riscos no local de limpeza.

Quais os principais cuidados com o estofamento?

No caso do estofamento, é importante evitar o contado com excesso de água. Pelo fato de ele ser feito de espuma, absorve o líquido rapidamente. Além disso, essa manutenção deve ser feita em um momento propício, com boa insolação, para a secagem dos componentes.

Caso os bancos sejam utilizados ainda úmidos, por exemplo, isso pode ocasionar odores indesejáveis também devido à secagem incompleta. Se houver a necessidade de uma limpeza mais profunda, faça uso de um pano úmido e de um detergente para retirar as impurezas.

Como manter a organização da cabine após a limpeza?

Por fim, depois de ter feito a limpeza completa em seu caminhão, é importante manter o ambiente organizado. Para facilitar esse trabalho, faça uso de objetos que auxiliam esse processo dentro do seu veículo.

Nos novos modelos de cabines, há acessórios diversos que facilitam esse trabalho. Dessa forma, utilize porta-objetos e compartimentos disponíveis no interior para otimizar sua organização, de modo a armazenar componentes que normalmente ficam livres dentro da cabine.

Embora em algumas situações possa ser complicado, também evite fazer refeições dentro dela, pois sempre há sobra de migalhas e restos alimentares que vão parar no piso do veículo ou em cantos do banco. Isso pode acarretar a presença de insetos e gerar odores desagradáveis. Sempre quando for se alimentar, dê preferência para fazer a refeição em um local fora da cabine, pois assim é possível manter o asseio interno.

Então, essas foram as principais informações sobre limpeza de caminhão. Embora pareça difícil de fazer, ao manter a manutenção de limpeza em dia, o trabalho torna-se mais fácil. Vale ressaltar que, ao deixar o ambiente limpo e organizado, você contribuirá para melhorar sua autoestima no trabalho e seu bem-estar na estrada.

Gostou do artigo? Aproveite que está por aqui e confira também este outro post sobre as tecnologias que dão mais controle dentro da cabine do caminhão!

Você também pode gostar

Deixe um comentário