Descubra a importância do treinamento de motoristas e como fazer

7 minutos para ler
spotify scaniaPowered by Rock Convert

O treinamento de motoristas se tornou um fator ainda mais importante para as empresas que buscam contribuir para o setor de transporte do Brasil. Isso porque, além de proporcionar mais segurança para o condutor, incentiva a prática de hábitos mais seguros com o intuito de garantir um trânsito mais estável e com menos ocorrência de acidentes.

Nesses treinamentos, o profissional, além de compreender questões importantes que aumentam a produtividade da empresa, também aprende como garantir a sua segurança na estrada por meio da prevenção de acidentes, da direção defensiva e dos cuidados necessários com o caminhão.

Em razão da importância desse assunto, preparamos este artigo para mostrar para você a relevância de oferecer treinamento aos motoristas de caminhão e como isso pode ser feito. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O treinamento de motoristas de caminhão e a sua importância para a empresa

Devido à alta competitividade presente no mercado atual, os empreendedores precisam inovar em diversos fatores dentro da empresa com o objetivo de oferecer sempre algo a mais para o cliente e manter-se à frente da concorrência. Nos casos de empreendimentos que trabalham com frotas de caminhões, o diferencial está em dispor de uma equipe qualificada.

Ou seja, saber conduzir um veículo já não é mais o suficiente para garantir o seu lugar no mercado. Isso porque os clientes atuais estão cada vez mais exigentes, buscando sempre um serviço que ofereça qualidade e segurança durante a entrega. Daí vem a importância de investir em treinamentos para os motoristas da sua frota, a fim de assegurar a lucratividade do seu negócio.

Com o treinamento certo, o motorista aprende mais sobre as inovações tecnológicas dos veículos e ganha mais habilidade de segurança e prevenção. O resultado disso é um profissional experiente e capacitado, que passa a ter um olhar mais crítico sobre a sua condição de trabalho e alcança uma maior tranquilidade para lidar com diferentes situações.

Além disso, os treinamentos proporcionam outras vantagens tanto para a empresa quanto para os motoristas. Veja, a seguir, quais são!

Garantia da segurança

Já não é mais nenhuma novidade que as estradas e rodovias brasileiras podem ser perigosas e apresentar certos riscos para os motoristas. Prova disso é que 20% dos acidentes envolvem caminhões e, devido ao porte do veículo, proporcionam ainda mais ameaças à vida do próprio condutor e à vida dos demais usuários da pista.

No entanto, quando o motorista recebe um treinamento adequado, essa realidade pode ser outra. Isso porque o profissional aprende a lidar com diferentes situações que podem ocorrer durante o trabalho e, por isso, mantém-se preparado para aplicar a direção defensiva quando necessário, além de adotar, no seu dia a dia, os cuidados essenciais para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas.

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens de investir em treinamentos dos motoristas. Isso porque, além de diminuir a rotatividade na empresa, a medida contribui para a redução dos gastos com o veículo por meio da manutenção preventiva. Ou seja, com um caminhão em bom funcionamento, você não precisará se preocupar em perder dias de trabalho porque o veículo está na oficina.

Incentivar o motorista a manter a manutenção do seu caminhão em dia é essencial para garantir um dia de trabalho tranquilo e sem imprevistos, já que pequenos defeitos podem causar grandes prejuízos no futuro.

Os freios desregulados representam um exemplo disso, já que podem parecer algo insignificante, mas geram despesas altas com manutenção, além de serem a causa principal de muitos acidentes graves. Sendo assim, nos treinamentos, o motorista deve aprender sobre a importância de manter a manutenção do veículo em dia e, sobretudo, a identificar a presença de algum problema.

Aumento da produtividade

Outra vantagem que faz toda a diferença para o desenvolvimento da empresa é a possibilidade de aumentar a sua produtividade.

Por meio do treinamento, o motorista aprende uma série de itens que vai ajudá-lo a trabalhar com mais segurança e qualidade e a evitar atrasos e acidentes, entre outros tipos de ocorrência. Tudo isso contribui para o aumento da sua rentabilidade, além de melhorar a imagem da sua marca.

As dicas de treinamentos para motoristas de caminhão

O objetivo dos treinamentos é transformar o motorista em um profissional responsável e que esteja capacitado para lidar com diferentes situações, a fim de garantir a sua segurança e a dos demais. Para isso, ele deve aprender técnicas que vão ajudá-lo a identificar possíveis problemas e entender como evitar determinadas ocorrências.

Sendo assim, confira, a seguir, alguns dos principais assuntos que um treinamento deve abordar!

Ética profissional

A ética é uma característica essencial em qualquer profissional. Isso porque, além de proporcionar um melhor convívio entre os colegas de profissão, contribui para a construção de uma imagem positiva da marca, pois, na maioria das vezes, o motorista também atua como representante da empresa, precisando lidar diretamente com o cliente. 

Por isso, é muito importante orientá-lo sobre a maneira correta de proceder em determinadas situações. Isso porque agir com ética e responsabilidade proporciona benefícios para todas as partes envolvidas. Afinal, a imagem da empresa é favorecida, o profissional se torna ainda mais qualificado, e o cliente fica satisfeito com a qualidade das entregas.

Direção defensiva

Por mais experiente que o motorista seja, é muito importante que ele busque aprender novas técnicas, a fim de manter a sua segurança no trânsito e trabalhar com qualidade. Nesse caso, a direção defensiva é a maneira mais indicada para alcançar esse objetivo, pois visa a ensiná-lo procedimentos que vão desde a prevenção de acidentes e a manutenção do veículo até as boas práticas no trânsito.

Comportamento na estrada

Um bom motorista não é aquele que sabe conduzir um veículo, mas, sim, o que conhece as leis de trânsito e pratica-as no seu dia a dia. Por isso, manter o bom comportamento na estrada é essencial em qualquer circunstância.

Gerenciamento de riscos

Quem trabalha com o transporte de carga sabe dos riscos aos quais é submetido diariamente. Isso faz com que a responsabilidade do motorista se torne ainda maior. Por esse motivo, é ideal que, durante o treinamento, sejam apresentadas aos profissionais as situações de perigo mais comuns e a forma de lidar com elas. O objetivo é capacitar o motorista de maneira que ele se sinta preparado para lidar com situações de imprevistos e para controlar as possíveis ameaças. 

As consequências para quem não disponibiliza o treinamento

Quando o gestor opta por não oferecer um treinamento de qualidade para os motoristas da sua frota estará prejudicando não só o desenvolvimento da empresa como colocando em risco a vida dos seus funcionários, já que eles não saberão como agirem em determinadas situações.

Além disso, as consequências para a empresa podem ser as mais diversas, entre eles podemos citar:

  • gastos excessivos;
  • manutenções frequentes;
  • rotatividade de funcionários;
  • ausência de mão de obra qualificada.

Com base nessas informações, fica clara a importância de investir no treinamento de motoristas. Vale lembrar, porém, que, quando esse fator é negligenciado ou feito de maneira inadequada, as consequências podem ser, muitas vezes, graves — tanto para o profissional quanto para o desenvolvimento da empresa.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Como complemento deste conteúdo, sugerimos a leitura de nosso outro material, que trata da importância do treinamento para os motoristas da sua frota.

Você também pode gostar

Deixe um comentário